10691 Q333082
Economia
Ano: 2006
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

No que se refere à oferta e demanda em uma economia, julgue os próximos itens.

À medida que aumenta o consumo de um determinado bem, obtém-se diferentes utilidades marginais para o consumo desse bem.

10692 Q333044
Economia
Ano: 2006
Banca: Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP)

Indique a afirmativa INCORRETA.

10693 Q333005
Economia
Ano: 2006
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

A análise microeconômica é o estudo do comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui fundamento sólido para a análise dos grandes agregados econômicos. A esse respeito, julgue os seguintes itens.

A desregulamentação da indústria de linhas aéreas, que levou à redução do preço das passagens, contribui para explicar o aumento significativo do número de passageiros que utilizam transporte aéreo.

10694 Q332999
Economia
Ano: 2006
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Instruções: Para responder às questões de números 58 e 59 considere as informações a seguir, relativas à Cia. Industrial Estrela do Norte.

O nível de vendas que representa o ponto de equilíbrio (break-even point) da companhia (em R$) é

10695 Q332997
Economia
Ano: 2006
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Considerando apenas dois bens de consumo e curvas de indiferença bem comportadas, no equilíbrio do consumidor,

10696 Q332974
Economia
Ano: 2006
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Dois amigos J e M moram em casas idênticas, no mesmo bairro, mas em localidades diferentes. A casa de J está a 100 metros de um aeroporto e a casa de M está a 400 metros do mesmo aeroporto. As duas casas tem 100 metros quadrados e um quarto. O ruído gerado pelos aviões faz com que as pessoas prefiram casas mais afastadas do aeroporto. Um economista do governo descobriu que a preferência dos residentes pelo silêncio é incorporada no preço dos imóveis. Segundo o estudo deste economista o preço dos imóveis no bairro é dado por

Recentemente, J e M decidiram trocar de casas. Supondo que o economista esteja correto, J tem que pagar a M, se eles quiserem realizar...

10697 Q332973
Economia
Ano: 2006
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Considerando a teoria do equilíbrio geral competitivo em uma economia hipotética com trocas puras, é correto afirmar:

10698 Q332971
Economia
Ano: 2006
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Considerando o problema de rotação de florestas de Faustmann, tudo o mais constante, é correto afirmar que um aumento
10699 Q332902
Economia
Ano: 2006
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Tendo como referência os conceitos essenciais da ciência econômica, julgue os itens a seguir.

Na telefonia, os custos irrecuperáveis (sunk costs) devem ser ignorados, quando da tomada de decisões econômicas, em razão de representarem custos marginais e, portanto, não serem afetados pelas variações nos custos fixos.

10700 Q332783
Economia
Ano: 2006
Banca: Instituto Nacional de Educação (CETRO)

Sobre os custos de produção de uma firma em concorrência perfeita no curto prazo, é possível afirmar que