10441 Q338589
Economia
Ano: 2006
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

A teoria microeconômica trata do processo de decisão dos agentes econômicos, incluindo-se aí, consumidores e produtores. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

A expansão da produção de biodísel, fabricado a partir de oleaginosas, desloca a curva de oferta de combustível, no Brasil, para baixo e para a direita.

10442 Q338521
Economia
Ano: 2006
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

A análise microeconômica é o estudo do comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui fundamento sólido para a análise dos grandes agregados econômicos. A esse respeito, julgue os seguintes itens.

De acordo com a lei dos rendimentos decrescentes, aumentando-se o número de trabalhadores em determinada indústria e mantendo-se os demais insumos constantes, aumentará a produtividade marginal do trabalho.

10443 Q338515
Economia
Ano: 2006
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Considere os dados abaixo.

D = proporção depósitos à vista/total dos meios de pagamento = 80%

R = proporção encaixes bancários totais/depósitos à vista = 40%

C = proporção papel-moeda em poder do público/depósitos à vista = 25%

O valor do multiplicador dos meios de pagamento nessa economia, desprezando-se os algarismos a partir da segunda casa decimal, é

10444 Q338499
Economia
Ano: 2006
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Com relação ainda aos aspectos microeconômicos do setor público, assinale a opção correta.

10445 Q338497
Economia
Ano: 2006
Banca: Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

Se o preço de um bem inferior subir significativamente e se observar que sua quantidade demandada aumenta, então podemos afirmar que neste cenário:

10446 Q338491
Economia
Ano: 2006
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

De acordo com a teoria microeconômica tradicional, é correto afirmar que:

10447 Q338477
Economia
Ano: 2006
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Dentre as funções do Orçamento Público, encontra-se a de oferecer bens e serviços públicos que seriam providos de forma ineficiente pelo mercado, assim como corrigir distorções que impedem o pleno funcionamento do sistema econômico, como monopólios e externalidades. Esta descrição corresponde à função

10448 Q338475
Economia
Ano: 2006
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Sobre a teoria dos bens públicos, considere as afirmativas abaixo.

I. O provimento privado de bens públicos resulta em um equilíbrio ineficiente, devido ao problema do carona, isto é, à tentação das pessoas em deixar de contribuir para o provimento do bem público, esperando que os demais o façam.

II. A principal distinção entre bens privados e bens públicos é que os agentes sempre derivam o mesmo grau de utilidade com relação a este último.

III. Bens públicos são considerados não rivais pois o consumo por um agente não esgota o bem, mantendo- o disponível para que outro consumidor o consuma.

IV. Por definição, bens públicos só podem ser ofertados pelo governo, já que mecanismos priv...

10449 Q338224
Economia
Ano: 2006
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

O modelo da oferta e da demanda agregada é um instrumental útil para analisar as flutuações que caracterizam a atividade econômica. A esse respeito, assinale a opção correta.

10450 Q338222
Economia
Ano: 2006
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Muitas questões macroeconômicas relevantes devem ser tratadas no âmbito de uma economia que interage com o resto do mundo. Com base nos conceitos básicos da macroeconomia aberta, assinale a opção correta.