8521 Q640495
Economia
Ano: 2017
Banca: Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES)
O Comunicado 25.164/2014 enumera os sistemas de compensação e de liquidação, depósito centralizado e registro de ativos financeiros e de valores mobiliários que atualmente integram o Sistema de Pagamentos Brasileiro. Temos no primeiro grupo os sistemas de transferência de fundos e num segundo grupo os sistemas de liquidação de operações com títulos, valores mobiliários, derivativos e câmbio. Assinale a alternativa que NÃO pertence ao segundo grupo:
8522 Q640494
Economia
Ano: 2017
Banca: Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES)
É um instrumento da contabilidade nacional referente à descrição das relações comerciais de um país com o resto do mundo. Registra o total de dinheiro que entra e sai de um país, na forma de importações e exportações de produtos, serviços, capital financeiro, bem como transferências comerciais.
8523 Q640473
Economia
Ano: 2017
Banca: Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)
Assinale a alternativa que corresponde ao desemprego friccional.
8524 Q640455
Economia
Ano: 2017
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Conforme o Modelo Fleuriet, as principais fontes de distúrbios na situação financeira da empresa e que podem ocasionar o desenvolvimento do efeito tesoura podem ser decorrentes dos seguintes fatores:

I. Alterações nos prazos operacionais de estoques, clientes e fornecedores.

II. Distribuição de resultados elevada resultando em baixa retenção de lucros em níveis insuficientes para fazer frente ao aumento da NCG.

III. Redução das vendas – a diminuição das vendas pode provocar o aumento da NCG devido ao acúmulo de estoques.

IV. Investimentos elevados com retorno a longo prazo não financiados por Exigível a Longo Prazo e/ou Aumento de Capital.

V. Inflação baixa que causa a redução da NCG.

Quais estão corretos?

8525 Q640454
Economia
Ano: 2017
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)
A determinação do valor de uma empresa no mercado não é uma tarefa simples. As premissas envolvidas no cálculo desse valor são as mais diversas e envolvem, além dos elementos patrimoniais, outros dados mais subjetivos e de difícil aferição, como as tendências de mercado, as estratégias adotadas, ou mesmo o capital humano envolvido na gestão do negócio. Deve-se estimar o valor de uma empresa por meio da aplicação de um fator de referência, o qual tem como base outras empresas já avaliadas que atuam no mesmo segmento, sendo tal fator multiplicado pelo número de lucros, receitas ou EBITDAs (lucro líquido ajustado das despesas financeiras, dos impostos e da depreciação e amortização). Nesse método, considera-se, por exemplo, que a empresa vale “N vezes” seu EBITDA atual. Esse método de avaliaç...
8526 Q640433
Economia
Ano: 2017
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Em relação aos principais agregados macroeconômicos e suas identidades macroeconômicas básicas, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

I. O PIB a preços de mercado pode ser definido como o PIB a custo de fatores adicionado dos impostos indiretos e subtraído os subsídios.

II. O PIB a preços de mercado é igual ao PNB a preços de mercado deduzida a renda líquida enviada ao exterior.

III. A oferta agregada global é definida como a oferta interna somada as importações e deduzidas as exportações.

As afirmações são, respectivamente,

8527 Q640432
Economia
Ano: 2017
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Um aumento dos gastos dos turistas estrangeiros no Brasil e uma redução dos gastos de turistas brasileiros no exterior levam a
8528 Q640431
Economia
Ano: 2017
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Segundo a curva de Laffer, assinale a afirmativa incorreta.
8529 Q640427
Economia
Ano: 2017
Banca: Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)
Sobre a teoria dos custos, é INCORRETO afirmar que,
8530 Q640421
Economia
Ano: 2017
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Em relação à teoria de custos, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

I. A curva de custo total médio é decrescente enquanto estiver acima da curva de custo marginal.

II. O custo fixo médio é fixo para qualquer nível de quantidade.

III. A integral da curva de custo marginal resulta no custo total na ausência de custo fixo.

As afirmativas são, respectivamente,