3401 Q640454
Economia
Ano: 2017
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)
A determinação do valor de uma empresa no mercado não é uma tarefa simples. As premissas envolvidas no cálculo desse valor são as mais diversas e envolvem, além dos elementos patrimoniais, outros dados mais subjetivos e de difícil aferição, como as tendências de mercado, as estratégias adotadas, ou mesmo o capital humano envolvido na gestão do negócio. Deve-se estimar o valor de uma empresa por meio da aplicação de um fator de referência, o qual tem como base outras empresas já avaliadas que atuam no mesmo segmento, sendo tal fator multiplicado pelo número de lucros, receitas ou EBITDAs (lucro líquido ajustado das despesas financeiras, dos impostos e da depreciação e amortização). Nesse método, considera-se, por exemplo, que a empresa vale “N vezes” seu EBITDA atual. Esse método de avaliaç...
3402 Q640433
Economia
Ano: 2017
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Em relação aos principais agregados macroeconômicos e suas identidades macroeconômicas básicas, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

I. O PIB a preços de mercado pode ser definido como o PIB a custo de fatores adicionado dos impostos indiretos e subtraído os subsídios.

II. O PIB a preços de mercado é igual ao PNB a preços de mercado deduzida a renda líquida enviada ao exterior.

III. A oferta agregada global é definida como a oferta interna somada as importações e deduzidas as exportações.

As afirmações são, respectivamente,

3403 Q640432
Economia
Ano: 2017
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Um aumento dos gastos dos turistas estrangeiros no Brasil e uma redução dos gastos de turistas brasileiros no exterior levam a
3404 Q640431
Economia
Ano: 2017
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Segundo a curva de Laffer, assinale a afirmativa incorreta.
3405 Q640427
Economia
Ano: 2017
Banca: Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)
Sobre a teoria dos custos, é INCORRETO afirmar que,
3406 Q640421
Economia
Ano: 2017
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Em relação à teoria de custos, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

I. A curva de custo total médio é decrescente enquanto estiver acima da curva de custo marginal.

II. O custo fixo médio é fixo para qualquer nível de quantidade.

III. A integral da curva de custo marginal resulta no custo total na ausência de custo fixo.

As afirmativas são, respectivamente,

3407 Q640419
Economia
Ano: 2017
Banca: Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)
Muitas empresas de serviços de utilidade pública assemelham-se a um monopólio natural, haja vista que a oferta do bem homogêneo ocorre a um elevado custo fixo e reduzido custo marginal. Se não houver regulação, o monopolista determina preço pela(o)
3408 Q640418
Economia
Ano: 2017
Banca: Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)
Em relação ao conceito de bens públicos, é INCORRETO afirmar que
3409 Q640407
Economia
Ano: 2017
Banca: Banca não informada
A escolha do consumidor é influenciada por variáveis que em geral são as mesmas que influenciarão sua escolha em outras ocasiões. Em linguagem matemática é expressada da seguinte forma: 𝐷𝑥=f(𝑃𝑋,𝑃1,𝑃2… 𝑃𝑛−1,𝑅,𝐺). Aponte a alternativa a seguir que apresente os determinantes da procura individual:
3410 Q640406
Economia
Ano: 2017
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Tendo em vista os diversos conceitos de elasticidade da demanda e da oferta, julgue (C ou E) os itens a seguir. Um bem de Giffen é um bem com elasticidade-renda da demanda maior que 1.