O sistema financeiro nacional é dividido em dois subsistemas: Normativo e Intermediação Financeira. Assinale a alternativa que apresente os componentes do Sistema Normativo.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Tendo como referência inicial esse fragmento de texto, julgue (C ou E) os itens a seguir, pertinentes às funções e competências de um banco central.
Em sua função de banco dos bancos, cabe ao Banco Central do Brasil (BCB) formar um colchão de liquidez para o sistema financeiro, de modo que, em momentos de incerteza e de liquidez restrita, ele possa reduzir o montante dos recolhimentos compulsórios e liberar recursos para as instituições financeiras, a exemplo do que fez para mitigar os efeitos da crise de 2008 sobre a economia brasileira.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Tendo como referência inicial esse fragmento de texto, julgue (C ou E) os itens a seguir, pertinentes às funções e competências de um banco central.
As funções do Federal Reserve System (FED) dos Estados Unidos da América incluem a de emprestador de última instância, utilizada para enfrentar danos causados por crises financeiras severas. Exercida pelo FED no enfrentamento da crise de 1929, essa função não foi adotada no trato da crise financeira de 2008, que, por isso, teve sua dimensão sistêmica ampliada.
Uma empresa, atuando em um mercado em concorrência perfeita, tem seu custo total, em reais, dado pela expressão
CT = 10 + 4q + q2,
onde q é a produção e os coeficientes da expressão de CT têm as unidades adequadas. Se os preços de equilíbrio do mercado forem, respectivamente, 10 e 20 reais, as quantidades ofertadas pela empresa serão, correspondentemente,
O gráfico abaixo reproduz uma curva de custo médio de longo prazo (CMeLP) de uma firma do setor industrial, cuja função de produção opera com diversos fatores de produção.
Com base nos dados contidos no gráfico, conclui-se que
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens a seguir, relativos às funções econômicas do Estado e aos instrumentos para a concretização dessas funções. A obrigatoriedade de divulgação, pelas instituições financeiras, do custo efetivo total dos empréstimos e financiamentos a pretendente de crédito, estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional, constitui forma de intervenção do Estado na economia no âmbito de sua função alocativa.