Questões sobre MICROECONOMIA da UFPR

A concentração da oferta em um mercado pode ser medida de formas diferentes. A respeito de tais medidas, é correto afirmar:

  • A.

    O índice de Hirschman-Herfindahl tem como característica ser bastante sensível a concentrações maiores ao elevar a participação das empresas no mercado ao quadrado em seu cálculo.

  • B.

    Um mercado em que dez empresas participam com o mesmo market share tem um coeficiente de Gini 10 vezes maior que o de um mercado dividido em fatias iguais por 20 empresas.

  • C.

    Uma fusão de empresas eleva a razão de concentração do respectivo mercado na potência do número de empresas envolvidas na fusão.

  • D.

    Mercados igualmente concentrados podem permitir poderes de mercado diferentes, o que pode ser captado pela diferença entre as elasticidades-renda da demanda expressas no Índice de Lerner.

  • E.

    O índice de entropia de Theil tem a vantagem de não ser afetado pela definição do mercado relevante para a mensuração dos market shares que entram em seu cálculo.

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A partir do modelo CAPM (Capital Asset Pricing Model) é possível obter uma medida de risco não diversificável de um ativo específico. Essa medida é denominada coeficiente beta. O ativo em questão é considerado agressivo caso o valor de seu coeficiente beta seja:
  • A. igual a zero.
  • B. inferior a zero.
  • C. entre zero e um.
  • D. igual a um.
  • E. maior que um.
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Há quatro conjuntos de características que definem os processos, as práticas e as estruturas de poder a delinear a governança de corporações. São eles:
  • A. Liquidez dos ativos, criação de valor, regulação e definição jurídica da firma.
  • B. Propriedade, controle, administração, e auditoria e fiscalização.
  • C. Estratégia competitiva, vantagens comparativas, estrutura de custos e condições de mercado.
  • D. Recursos humanos, sistemas tecnológicos adotados, intensidade e natureza da competição, e composição da estrutura hierárquica superior da empresa.
  • E. Burocracia interna, cultura organizacional, incentivos e monitoramento, e controles externos.
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A literatura sobre os conflitos de agência na corporação assenta suas raízes nos axiomas de Klein e de Jensen- Meckling. Tais axiomas estabelecem que:

1. não há contrato completo.

2. a regulação está sempre defasada em relação às ações corporativas.

3. inexiste um agente perfeito.

4. os principais tendem a concentrar seu portfólio e assim a cobrar sempre mecanismos mais rigorosos de monitoramento sobre os agentes.

Assinale a alternativa correta.
  • A. Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • B. Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
  • E. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
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Há proposições normativas fortes para a atuação da governança corporativa na direção de maximizar propositada e exclusivamente o interesse dos proprietários. São fundamentos microeconômicos de tais proposições, EXCETO:
  • A. a lógica financeira, para que se proporcione o retorno ao capital integralizado pelos acionistas.
  • B. a lógica da gestão, de modo a evitar a pulverização das ações dos administradores em prol de stakeholders que não são os proprietários, tornando mais simples e centrada a atuação dos gestores.
  • C. a lógica da propriedade preferencial, posto que a propriedade das ações representa direitos sobre todos os ativos da empresa e, portanto, prioridade sobre todas as demais remunerações.
  • D. a lógica dos conflitos de agência, de forma que diferentes stakeholders tenham interesses contemplados e, assim, os danos potenciais aos bons resultados da empresa sejam evitados, permitindo que o valor da empresa seja maximizado.
  • E. a lógica dos riscos assumidos, que considera o proprietário como detentor de direitos residuais sobre os resultados da empresa, sendo aquele que mais corre riscos no negócio e que precisa ter interesses priorizados.
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O current ratio é um indicador adequado para:
  • A. comparar empresas de setores diferentes para fins de aquisição numa estratégia de diversificação de operações.
  • B. entender a capacidade de investimento da empresa no longo prazo.
  • C. avaliar a necessidade de mudança na política de estoques.
  • D. sinalizar a solvência da empresa num determinado momento.
  • E. reavaliar o balanço entre vendas para o mercado externo e exportações.
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É tido como um ponto fraco da abordagem shareholders oriented:
  • A. A singularização da cultura organizacional da empresa.
  • B. A desatenção para com fatores não econômico-financeiros que afetam a reputação da empresa.
  • C. A atratividade para o financiamento via equity em detrimento do débito.
  • D. A gestão voltada primordialmente para a geração de valor com impacto sobre as expectativas de dividendos.
  • E. Sobredimensionar conflitos e custos de agência.
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São processos relacionados ao gerenciamento de riscos, EXCETO:
  • A. controle de custos.
  • B. planejamento de respostas.
  • C. análise quantitativa.
  • D. análise qualitativa.
  • E. controle e monitoramento.
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Ao fazer previsões de vendas a partir de metas de lucros num mercado de preços fixos, a variável de ajuste do esforço da empresa passa a ser:
  • A. o mark-up de cada unidade vendida.
  • B. a taxa de lucro do capital investido.
  • C. a quantidade vendida.
  • D. a margem de lucro de cada unidade vendida.
  • E. o custo fixo.
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