Em relação ao modelo clássico de salário-eficiência, julgue os itens a seguir.
Em equilíbrio, a elasticidade do esforço com relação ao salário relativo será igual a um.
Com relação aos mecanismos públicos de atuação econômica, julgue os itens que se seguem.
A elasticidade-renda da demanda por bens públicos constitui uma das razões para o crescimento constante dos gastos governamentais.
As quantidades totais de alimento e vestuário, dois bens normais, são fixas e positivas, e pertencem às famílias A e B, com curvas de indiferença bem comportadas. Partindo de uma dotação inicial não eficiente de Pareto, as duas famílias realizam todas as possíveis trocas mutuamente vantajosas, a fim de maximizar a utilidade das famílias.
Com base nessa situação, julgue os itens a seguir.
A elasticidade da demanda por alimento diminui quando a renda aumenta.
As chuvas na região serrana do Rio de Janeiro, no verão de 2011, além dos graves transtornos sociais que causaram, destruíram muitos hectares de plantio de hortifrutigranjeiros. Esses produtos possuem demanda negativamente inclinada e inelástica (os produtores operam no trecho inelástico da curva de demanda). Os agricultores cujas plantações foram destruídas pela chuva sofreram perdas consideráveis, mas os que não foram atingidos obtiveram ganhos significativos. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I – Em um contexto de demanda inelástica, a redução da oferta devido às chuvas e o consequente aumento dos preços elevam a receita do setor como um todo.
II – Apesar de a demanda ser inelástica, o setor irá perder receit...
A hipótese utilizada pelo economista alemão Adolf Wagner para explicar o aumento progressivo da participação do Governo na economia é que
Quanto à elasticidade-preço da função demanda, é correto afirmar:
Em relação a elasticidade/preço da demanda de um bem, qual a alternativa correta?
Há, na região Norte, feiras tradicionais e mercados populares como o Ver-o-Peso, em Belém, e o Municipal, em Manaus. Com relação a esses tipos de mercado, julgue os próximos itens.
Vendedores de bens com demanda inelástica tendem a ter baixo poder de monopólio.