Uma função custo de uma firma é composta por um custo fixo positivo e uma função custo variável estritamente crescente, estritamente convexa e nula quando a produção é nula. Existe um intervalo entre zero e um valor da produção (c), no qual o custo variável é inferior ao custo fixo.
Considerando tais curvas de custo, tem-se que o(a)
Há casos em que a produção conjunta de dois produtos pela mesma empresa apresenta custo de produção mais baixo do que se fosse produzida por duas empresas independentes, mesmo que o volume de alocação de recursos seja o mesmo nos dois casos. Essa ocorrência é denominada economias
O fluxo financeiro associado a um projeto de investimento tem uma Taxa Interna de Retorno (TIR) positiva e um Valor Presente Líquido (VPL), a uma determinada taxa de desconto d, também positivo. Se todos os recebimentos e os pagamentos do fluxo financeiro do projeto aumentarem exatamente 20%, a(o)
No modelo clássico de oligopólio de Cournot, com n empresas participantes, todas iguais e com custo marginal constante, se o número de participantes n aumentar infinitamente, o preço de equilíbrio tenderá ao custo
Uma empresa tem um custo total, expresso em unidades monetárias, dado por CT = 10 + q + 0.1q2, onde CT é o custo total e q é o volume de produção. Logo, conclui-se que
Considerando a teoria da produção e dos custos, que fornece importantes elementos para a análise da formação de preços em distintos ambientes de mercado, julgue C ou E.
A presença de substanciais economias externas de escala em determinada indústria é compatível com a existência de uma curva de oferta de longo prazo positivamente inclinada.