Questões de Economia do ano 2025

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Listagem de Questões de Economia do ano 2025

#Questão 1077885 - Economia, MICROECONOMIA, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Pesquisador – Área: Ciências Sociais Aplicadas – Subárea: Ciências Econômicas Aplicadas à Agropecuária

Quanto às redes alternativas de produção e comercialização de produtos agroalimentares e inovações sociais, julgue o item subsequente. 


Todos os mecanismos e as estruturas do mercado capitalista são reproduzidos nas feiras livres, por meio da procura e oferta de produtos. 

#Questão 1077900 - Economia, Econometria, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Pesquisador – Área: Ciências Sociais Aplicadas – Subárea: Ciências Econômicas Aplicadas à Agropecuária

        Um programa de capacitação foi criado com a finalidade de aumentar o rendimento dos trabalhadores. A tabela a seguir mostra os valores dos rendimentos médios dos grupos de controle e de tratamento ( Te T1 , respectivamente) para períodos antes e depois do tratamento (T0 e T1 , respectivamente). A notação representa a média amostral da variável de resultado (rendimento médio, em reais) por grupo e por período.


Considerando essas informações, julgue o item a seguir. 


O impacto do tratamento não pode ser calculado pela simples variação do rendimento antes e depois do programa para o grupo de tratados, mas sim pelo contraste dessa variação com a experimentada pelo grupo de controle no mesmo intervalo de tempo. 

#Questão 1077901 - Economia, Econometria, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Pesquisador – Área: Ciências Sociais Aplicadas – Subárea: Ciências Econômicas Aplicadas à Agropecuária

        Um programa de capacitação foi criado com a finalidade de aumentar o rendimento dos trabalhadores. A tabela a seguir mostra os valores dos rendimentos médios dos grupos de controle e de tratamento ( Te T1 , respectivamente) para períodos antes e depois do tratamento (T0 e T1 , respectivamente). A notação representa a média amostral da variável de resultado (rendimento médio, em reais) por grupo e por período.


Considerando essas informações, julgue o item a seguir. 


A forma mais simples de expressar o estimador do método de diferenças em diferenças é calculando uma dupla diferença de médias da variável de resultado; esse estimador pode ser dado como a seguir. 


Imagem associada para resolução da questão

#Questão 1077904 - Economia, Econometria, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Pesquisador – Área: Ciências Sociais Aplicadas – Subárea: Ciências Econômicas Aplicadas à Agropecuária

        Para determinado programa, Y é a variável de resultado e T, a variável binária de tratamento, sendo 1 para tratado e 0 para não tratado. As seguintes médias populacionais da variável de resultado foram obtidas para os grupos de tratados e não tratados.

Com base nessas informações, julgue o item seguinte. 


O efeito médio do programa sobre os tratados é igual a D11 - D00.

#Questão 1077905 - Economia, Econometria, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Pesquisador – Área: Ciências Sociais Aplicadas – Subárea: Ciências Econômicas Aplicadas à Agropecuária

        Um programa de assistência técnica e extensão rural, ofertado aos agricultores familiares de baixa renda, consistia de um curso de economia financeira com o objetivo de aumentar o rendimento médio anual do trabalho dos participantes. O total de inscritos foi igual ao número de vagas oferecidas e todos os inscritos finalizaram o curso. Antes do programa, os agricultores responderam a um questionário, levantando informações socioeconômicas, além da situação de emprego e rendimento laboral naquele momento. O rendimento médio anual do trabalho encontrado para todos os indivíduos que participaram do programa era de R$ 3.000. Após um ano da conclusão do curso, o mesmo questionário foi coletado e o rendimento médio anual encontrado foi de R$ 4.000. A figura a seguir ilustra essa situação.


A partir das informações precedentes, julgue o item que se segue. 


Considerando-se que os agricultores entrevistados antes e depois do treinamento são os mesmos, a simples comparação média entre os rendimentos pode expressar o efeito causal do curso. 

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