Questões sobre Demonstrações Contábeis

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Demonstrações Contábeis

Determinado ente público divulgou o anexo da Figura 1 a seguir:

Imagem associada para resolução da questão


Assinale a alternativa que indica a qual demonstração contábil o anexo pertence. 

As demonstrações contábeis devem ser apresentadas de forma a assegurar a comparabilidade tanto com as demonstrações contábeis de períodos anteriores da mesma entidade quanto com as de outras entidades. Para alcançar esse objetivo, há exigências gerais para a apresentação, bem como diretrizes quanto à sua estrutura e às exigências mínimas para o seu conteúdo. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

Para responder à questão, considere as previsões das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público – NBCASP. 


Sobre a apresentação de informação orçamentária nas Demonstrações Contábeis do Setor Público, analise as assertivas a seguir:
I. A entidade pode divulgar, caso seja relevante, nas notas explicativas às demonstrações contábeis, o regime orçamentário e o critério de classificação adotados no orçamento aprovado.
II. Todas as comparações dos montantes realizados e dos orçados devem ser apresentados em base comparável ao orçamento.
III. A entidade deve identificar nas notas explicativas às demonstrações contábeis as entidades abrangidas pelo orçamento aprovado.
IV. É defeso ao governo adotar o regime de competência para suas demonstrações contábeis e o regime de caixa para seu orçamento.
Quais estão corretas?

#Questão 903436 - Contabilidade Pública, Demonstrações Contábeis, CESPE / CEBRASPE, 2023, CGDF, Auditor De Controle Interno Do Distrito Federal – Especialidade Planejamento E Orçamento

Relativamente às demonstrações contábeis aplicadas ao setor público (DCASP), no balanço financeiro as receitas e despesas orçamentárias, quanto à destinação, deverão ser segregadas em 

Em relação ao balanço financeiro, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Os recebimentos extraorçamentários compreendem os ingressos não previstos no orçamento, como ingressos de recursos relativos a consignações em folha de pagamento, fianças, cauções, entre outros, e inscrição de restos a pagar.
II. Os ingressos (receitas orçamentárias e recebimentos extraorçamentários) e dispêndios (despesa orçamentária e pagamentos extraorçamentários) se equilibram por meio da inclusão do saldo em espécie do exercício anterior na coluna dos ingressos e do saldo em espécie para o exercício seguinte na coluna dos dispêndios.
III. O balanço financeiro evidencia as receitas e despesas orçamentárias, bem como os ingressos e dispêndios extraorçamentários, conjugados com os saldos de caixa do exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte.
IV. Um resultado financeiro positivo é um indicador de equilíbrio financeiro. Uma variação positiva na disponibilidade do período é sinônimo de bom desempenho da gestão financeira. Da mesma forma, a variação negativa significa um mau desempenho. Portanto, o resultado financeiro do exercício coincide com o superávit ou déficit financeiro do exercício apurado no balanço patrimonial.
V. As receitas e despesas orçamentárias vinculadas compreendem as receitas orçamentárias, líquidas das deduções, e despesas orçamentárias cuja aplicação dos recursos é definida em lei, de acordo com sua origem.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis