A contabilidade comercial brasileira adota
o ativo e o passivo compensados, para registro de ativos e passivos potenciais.
A contabilidade comercial brasileira adota
o ativo e o passivo compensados, para registro de ativos e passivos potenciais.
Com relação à elaboração e à divulgação das demonstrações contábeis, julgue os itens seguintes.
O registro do imposto de renda retido na fonte (IRPF) faz parte da contabilização da folha de pagamento. O valor do imposto retido permanece no ativo circulante da empresa até o final do exercício social, momento em que a empresa entrega sua declaração e recolhe o valor do IRRF aos cofres públicos.
Com relação às demonstrações contábeis em geral, julgue os itens subseqüentes.
O conjunto de informações que deve ser divulgado por uma sociedade por ações representando sua prestação de contas abrange, além das demonstrações financeiras e respectivas notas explicativas, o relatório da administração, o parecer dos auditores independentes (se houver) e o parecer do conselho fiscal (se existir).

Os dados apresentados na tabela acima — valores em reais (R$) — foram extraídos do balanço patrimonial de uma empresa. Com base nesses dados, julgue os itens subseqüentes.
O índice de liquidez corrente, que mede a capacidade da empresa de pagar suas dívidas de curto prazo, é de 1,5.
Com referência às metodologias utilizadas para avaliação de alternativas de investimentos, julgue os itens seguintes.
Para a análise de dimensionamento de Massé a dimensão do investimento varia de maneira contínua e seus resultados sofrem influência da lei dos rendimentos decrescentes, bastante explorada por Stigler. Isso quer dizer que a escolha do investimento fundamentar-se-á entre uma infinidade de variantes, em que cada uma se distingue da precedente por um pequeno acréscimo do investimento inicial, dI, com uma correspondente variação df(I) para as entradas líquidas de caixa produzidas.
Acerca dos tributos recolhidos pelas pessoas jurídicas, julgue os itens a seguir.
A provisão para perdas permanentes em investimentos no exterior é considerada diferença permanente dedutível, para a apuração do valor da contribuição social.
Acerca da utilização da análise econômico-financeira no ambiente empresarial, julgue os itens seguintes.
O índice de solvência geral é capaz de apresentar a capacidade da empresa de quitar suas dívidas. Caso o índice seja inferior a 1, a empresa está com passivo a descoberto.
Acerca dos métodos adotados para a avaliação de alternativas de investimentos, julgue os itens seguintes.
No caso de alternativas mutuamente excludentes, o valor presente líquido não poderá se vincular de maneira direta à taxa de desconto.Acerca de encargos sociais, cálculos, interpretação e elaboração da folha de pagamento, julgue os itens seguintes.
Não incide FGTS nem INSS nas diárias que correspondam a até 80% do salário. Havendo prestação de contas, não haverá incidência de INSS, mesmo que os gastos excedam a 50% do salário.
Acerca de controle patrimonial e inventário rotativo, julgue os itens a seguir.
O controle patrimonial de uma organização é feito com relação a seus bens tangíveis, ou seja, aqueles que têm forma e que podem ser tocados, como também os intangíveis, como as marcas e patentes.