É de responsabilidade do empregador os encargos sobre a folha de pagamentos da empresa relativo ao seguinte imposto ou contribuição:
Com base nos saldos das rubricas apresentadas abaixo, responda as questões de 28 a 48.


Nota: Identifique dentre as fórmula abaixo, a que corresponde a cada uma das questões acima:

Com base no Balanço Patrimonial, assinale a alternativa que indica a participação porcentual das Obrigações Trabalhistas e Sociais, dentro do Passivo Circulante.


Com base no Balanço Patrimonial, assinale a participação porcentual das Obrigações Trabalhistas e Sociais, dentro do Passivo Circulante.
Acerca das operações contábeis típicas de uma empresa comercial julgue os itens a seguir.
A apropriação de despesas de salários, ao final do mês, proporciona um acréscimo ao saldo do passivo circulante e um decréscimo ao resultado do exercício. No momento do pagamento dos salários apropriados, deverá ocorrer um débito no passivo circulante e um crédito no disponível.
Para determinar a base de cálculo do recolhimento mensal do imposto de renda na fonte, podem-se deduzir do rendimento tributável
Considere uma entidade em que os encargos sociais são os seguintes: INSS (20%), FGTS (8%), 13.º salário, férias e auxílio-creche (R$ 50,00). Nessa situação, para os empregados que recebem salários-base de R$ 500,00, com filhos de até 7 anos de idade, a empresa terá de efetuar, mensalmente, os seguintes registros contábeis.

Acerca de encargos sociais, cálculos, interpretação e elaboração da folha de pagamento, julgue os itens seguintes.
O abono pecuniário de férias não sofre a incidência de FGTS, INSS nem imposto de renda.
Acerca de encargos sociais, cálculos, interpretação e elaboração da folha de pagamento, julgue os itens seguintes.
Sobre o valor pago a título de salário-família não incidirem FGTS, INSS nem imposto de renda.
Acerca de encargos sociais, cálculos, interpretação e elaboração da folha de pagamento, julgue os itens seguintes.
Sobre o valor pago a título de cesta básica do trabalhador não incidem INSS, FGTS nem imposto de renda.
Acerca de encargos sociais, cálculos, interpretação e elaboração da folha de pagamento, julgue os itens seguintes.
Há incidência de imposto de renda e FGTS sobre o auxíliodoença. Caso o auxílio-doença seja complementar, haverá incidência de imposto de renda e INSS, apenas.
Acerca de encargos sociais, cálculos, interpretação e elaboração da folha de pagamento, julgue os itens seguintes.
As empresas inscritas no Sistema Integrado de Pagamento de Imposto e Contribuições das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (SIMPLES), cujo faturamento anual ultrapasse o limite de R$ 1.200.000,00, estão isentas do recolhimento do acréscimo de 0,5%, a título de FGTS, sobre os depósitos fundiários.
Acerca de encargos sociais, cálculos, interpretação e elaboração da folha de pagamento, julgue os itens seguintes.
Tanto o FGTS como o INSS incidem sobre os adicionais por insalubridade, periculosidade e noturno.
No que diz respeito à contribuição para o INSS, julgue os itens subseqüentes.
As contribuições previdenciárias descontadas do salário dos empregados constituem encargos da empresa e são contabilizadas como despesa operacional.

Considere as informações a respeito de uma empresa hipotética apresentadas nos quadros acima — valores em reais (R$) — e julgue os próximos itens.
A empresa pagou R$ 30.000 de salários em janeiro de 2005.A folha de pagamento de abril era representada pelos seguintes itens: Salários e Ordenados R$ 32.000,00; Horas- Extras R$ 4.000,00; INSS patronal 20%; INSS de empregados 11%; FGTS 8%.
Ao contabilizar essa folha de pagamento o Setor de Contabilidade terá de registrar despesas no valor de
Na empresa Hermes Harmony os salários e ordenados do pessoal correspondem a 60 salários mínimos e provocam a incidência de INSS Patronal de 20%; de INSS Segurados 11%; e de FGTS de 8%. A folha de pagamento, embora contabilizada concomitantemente com os fatos geradores, é paga somente no dia 5 do mês seguinte.
Com base nas informações acima, pode-se dizer que a folha de pagamento do mês de maio de 2005 gerou acréscimo de passivo no valor de
Acerca de encargos sociais, cálculos, interpretação e elaboração da folha de pagamento, julgue os itens seguintes.
O fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS) incide sobre o 13.º salário. É necessário observar que o FGTS incidente sobre a segunda parcela do 13.º salário deverá ser calculado sobre a diferença entre o valor total e o adiantamento da primeira parcela.
Analise os dados, em reais, da folha de pagamento da Cia.
Ponte.
• Salário Mensal ............................................. 4.000,00
• Horas Extras ................................................ 200,00
• Apropriação de Férias e 13 salário ................ 800,00
• INSS Descontado dos Empregados ................ 300,00
• INSS sobre Folha de Pagamento .................... 1.000,00
• FGTS ............................................................ 425,00
• IR Retido dos Empregados............................ 120,00
Qual o valor total, em reais, dos registros nas contas de despesa da Cia. Ponte, referente à folha de pagamento?
No que diz respeito à contribuição para o INSS, julgue os itens subseqüentes.
A contribuição social previdenciária é devida pelo empregador ou contratante de serviços, incidindo tanto sobre a folha de salários quanto sobre as demais remunerações do trabalho, não importando a existência ou não de vínculo empregatício.
Com relação à contribuição para o PIS/PASEP, julgue os itens a seguir.
arrecadação da contribuição para o PIS/PASEP financia o pagamento de um salário mínimo anual para os trabalhadores que estiverem desempregados.
A propósito da contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL), julgue os itens que se seguem.
A CSLL é uma contribuição que constitui encargo da pessoa jurídica, incidente sobre o lucro, e destinada ao financiamento da seguridade social, que compreende a previdência social, a saúde e a assistência social.
Com relação à escrituração fiscal e contabilização dos tributos e contribuições, julgue os itens subseqüentes.
O FGTS, calculado sobre a remuneração dos empregados, é descontado mensalmente dos salários e recolhido juntamente com os encargos de responsabilidade do empregador.
Considerando as práticas contábeis aceitas, julgue os itens que se seguem.
Os empregados de uma sociedade anônima, como usuários da contabilidade, verificam a parcela distribuída, a título de participação dos empregados nos lucros da empresa, na demonstração do resultado do exercício.
O Programa de Alimentação ao Trabalhador (PAT) ajuda a alimentar melhor mais de 9 milhões de trabalhadores. Os trabalhadores alimentados pelo PAT produzem mais e melhor, e tanto as empresas quanto o país saem ganhando. Em relação ao PAT, julgue os itens seguintes.
As despesas de custeio admitidas no cálculo do incentivo fiscal de dedução do imposto de renda são aquelas que vierem a constituir o custo direto exclusivo do serviço de alimentação, inclusive os valores correspondentes à participação do trabalhador.
A folha de pagamento de uma entidade é composta pelo salário dos empregados mais os benefícios a eles ligados. Sabendo-se que o total de proventos percebidos pelos funcionários é de R$ 120.000,00 por mês e que a entidade fica obrigada a arcar com a cota patronal do INSS (20%) e do FGTS (8%), além das férias e do 13.º salário, o registro a ser efetuado da folha de pagamento é:

No final de cada mês, a empresa prestadora de serviços ALFAM realiza corretamente os lançamentos de ajuste contábil, tendo em vista o princípio da competência. No último mês, os lançamentos foram realizados por um novo contabilista. Considerando a situação descrita acima e a respeito das operações de débito e crédito realizadas pelo novo contabilista, julgue os itens seguintes.
O seguinte lançamento permite reconhecer a despesa de salário do mês.
débito — despesa de salário
crédito — banco
Considerando o cálculo do imposto de renda de pessoa jurídica (IRPJ) e da contribuição social sobre o lucro, julgue os itens seguintes.
Ao obter resultado positivo de equivalência patrimonial, a investidora realizará a exclusão desse valor no cálculo do IRPJ, para que não ocorra tributação duplicada.
Acerca das operações vinculadas à folha de pagamento, julgue os itens seguintes.
O INSS a recolher será classificado no passivo circulante e terá parcela do empregador e parcela do empregado.Considerando as operações típicas de uma empresa comercial, julgue os itens a seguir.
Ao se efetuar o registro da apropriação de salários, há decréscimo tanto no resultado como no ativo disponível.
Considerando as práticas contábeis aceitas, julgue os itens que se seguem.
A apropriação da folha de pagamento na competência mensal gera uma despesa operacional e um passivo circulante.
O Programa de Alimentação ao Trabalhador (PAT) ajuda a alimentar melhor mais de 9 milhões de trabalhadores. Os trabalhadores alimentados pelo PAT produzem mais e melhor, e tanto as empresas quanto o país saem ganhando. Em relação ao PAT, julgue os itens seguintes.
A dedução do PAT está limitada a 4% do imposto devido em cada período de apuração do lucro real ou do lucro presumido.
São Contribuições Patronais incidentes sobre a folha de pagamentos das empresas:
Na microempresa do meu Tio, no mês de outubro, os salários somados às horas-extras montaram a R$ 20.000,00. Os encargos de Previdência Social foram calculados em 11%, a parte do segurado, e em 22%, a parcela patronal.
Ao contabilizar a folha de pagamento, o Contador deverá fazer o seguinte registro:
Considere a tabela e os dados abaixo:

Um funcionário com vencimento bruto de R$ 3 000,00, 4 dependentes registrados, descontos de R$ 206,37 de previdência social e R$ 369,63 de pensão alimentícia deve ter desconto de Imposto de Renda na fonte, em R$, de
Quanto custa ser filiado à previdência social?
Para os empregados com carteira assinada, inclusive o doméstico e o trabalhador avulso, o desconto do salário é feito da seguinte forma:
Com base nas informações acima, julgue os itens subseqüentes.
Considerando a alíquota com CPMF, é mais vantajoso para um empregado ter um salário-de-contribuição de R$ 600,00 que de R$ 600,01.
A empresa Arbóresse Ltda. mandou elaborar a folha de pagamento do mês de outubro com os seguintes dados:
Salários e Ordenados R$ 21.000,00;
Horas Extras trabalhadas R$ 2.000,00;
Imposto de Renda Retido na Fonte R$ 2.500,00;
Contribuição para o INSS, parte dos empregados 11%;
Contribuição para o INSS, parte patronal 20%;
Depósito para o FGTS 8%.
Com base nos dados e informações acima fornecidos, pode-se dizer que a empresa, em decorrência dessa folha de pagamento, terá despesas totais no valor de
Julgue os itens seguintes.
Se, em um mesmo período de tempo, o salário de um funcionário público passou de R$ 2.500,00 para R$ 2.860,00 e a inflação foi de 10%, então a diferença entre as taxas aparente e real do reajuste do salário do funcionário foi superior à inflação.
A empresa Investmuito S/A é possuidora do seguinte investimento em ações:
• 1.000 ações emitidas pela empresa Alfa;
• 20.000 ações emitidas pela empresa Beta;
• 10.000 ações emitidas pela empresa Celta.
As ações foram adquiridas indistintamente a R$ 10,00 cada uma, sendo que as emitidas por Alfa são investimentos temporários para revender; as de Beta caracterizam coligação acionária avaliada por equivalência patrimonial; e as de Celta são investimentos permanentes, mas não são relevantes. No encerramento do exercício social as apurações dão conta de que as ações possuídas por Investmuito S/A mantêm, igualmente, o valor de cotação de R$ 8,00 por ação e o valor patrimonial unitário de R$ 12,00. Com base nas informações acima, podemos ...
Julgue os itens seguintes, com base na tabela de imposto de renda de pessoa física (IRPF) acima e considerando a renda líquida como sendo a base de cálculo para o imposto.
Julgue os itens seguintes, com base na tabela de imposto de renda de pessoa física (IRPF) acima e considerando a renda líquida como sendo a base de cálculo para o imposto.
Julgue os itens seguintes, com base na tabela de imposto de renda de pessoa física (IRPF) acima e considerando a renda líquida como sendo a base de cálculo para o imposto.
A empresa Saturno Ltda. preparou sua folha de pagamento de dezembro com os seguintes dados:
1- salários e ordenados dos empregados R$ 3.000,00;
2- horas extras trabalhadas no mês R$ 200,00;
3- previdência social dos empregados à alíquota de 11%;
4- Fundo de Garantia dos empregados à alíquota de 8%; e
5- previdência social patronal à alíquota de 21%.
A contabilização dessa folha de pagamento foi efetuada, de forma correta, em um único lançamento. Assinale a opção que o contém:
Em novembro passado a folha de pagamento da empresa Rubi Vermelho Ltda. discriminava:
Salários e Ordenados R$ 120.000,00INSS patronal a 22%
INSS do segurado a 11%
FGTS do segurado a 8%
No mês de dezembro não foi computado nenhum reajuste salarial e a jornada de trabalho foi absolutamente igual ao mês anterior. Esta folha está dividida de tal modo que não há imposto de renda recolhido na fonte.
Exclusivamente a partir desses dados, considerando que a empresa acima encerra o exercício em 31 de dezembro, podemos afirmar que esta folha de pagamento ocasionou para a empresa em questão uma despesa total de Horas extras trabalhadas R$ 8.000,00
...
A folha de pagamento referente ao mês de dezembro (mês de encerramento do exercício social), a ser paga no início de janeiro, apresentou os seguintes valores:
total da folha de pagamento R$ 100.000,00 previdência social patronal 32% previdência social do segurado 11%
FGTS 8%
Na hipótese, não há imposto de renda retido na fonte.
O lançamento contábil dessa folha, feito de conformidade com a Lei nº 6.404/76, reduz o lucro do exercício ou aumenta o prejuízo em:
José de Anchieta, nosso empregado matrícula número 1520, pediu para conferir os cálculos de seu contracheque, tendo encontrado os seguintes valores:
Salários e Ordenados R$ 550,00;
Insalubridade: 40% do salário-mínimo ;
18 horas extras com acréscimo de 50%;
INSS do segurado à alíquota de 11%;
INSS patronal à alíquota de 26%;
FGTS à alíquota de 8%.
Observações:
- o salário-mínimo vigente tem o valor de R$ 151,00;
- o mês comercial é composto por 220 horas.
Pelos cálculos de José de Anchieta, podemos concluir que sua remuneração mensal vai provocar para a empresa um débito em despesas no valor de