Analise as afirmativas abaixo, dê valores, Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta de cima para baixo.
( ) Mensuração: a constatação de valor monetário para itens do ativo e do passivo decorrente da aplicação de procedimentos técnicos suportados em análises qualitativas e quantitativas.
( ) Reavaliação: a adoção do valor de mercado ou de consenso entre as partes para bens do ativo.
( ) As provisões são constituídas com base em estimativas pelos prováveis valores de realização para os ativos e de reconhecimento para os passivos.
Os custos de oportunidade representam os benefícios de que a empresa abre mão ao decidir por uma alternativa de negócio (investimento) em detrimento de outra.
Nesse enfoque, tais custos de oportunidade, por sua natureza, devem ser considerados custos
Uma companhia apresentou as seguintes informações referentes a um determinado equipamento, no encerramento do balanço, antes do cálculo da respectiva depreciação anual:

Considerando-se, exclusivamente, as informações recebidas e as normas contábeis vigentes relativas ao imobilizado, devidamente atendidas pela Companhia, o valor da depreciação anual desse equipamento, em reais, é de
A Contabilidade tem como objetivo fundamental fornecer informações estruturadas aos seus diversos usuários, quer sejam internos, quer sejam externos.
Nesse enfoque, os usuários da informação contábil, mais preocupados com o risco inerente e as taxas de retorno, integram o grupo do(s)
Um diretor recebeu três projetos, cada um com vida útil de três anos, cujos fluxos de caixa estão apresentados no Quadro a seguir:

O valor mais próximo, em reais, da soma do VPL dos dois projetos escolhidos pelo diretor é igual a
Dois projetos de investimentos diferentes implicam gastos iniciais iguais, seguidos de uma sequência de recebimentos em períodos posteriores. Ambos os projetos têm a mesma taxa interna de retorno de 10% por período.
Deduz-se que, necessariamente, os dois projetos têm o(a) mesmo(a)
A taxa de retorno esperada de um projeto de investimento a ser realizado por certa empresa é de 20% ao ano. Para financiar o gasto de investimento, a empresa decide fazer um empréstimo ao custo de 10% ao ano, aumentando a proporção de endividamento sobre o capital próprio no seu passivo.
Essa decisão da empresa acarreta várias consequências em relação ao que ocorreria caso financiasse o gasto com capital próprio. Entre essas consequências NÃO se encontra o(a)
Considere a moderna teoria da curva de Phillips, relacionando a taxa de inflação e o nível de atividade econômica.
Essa teoria prediz que se a inércia e a expectativa inflacionárias forem nulas e se houver capacidade ociosa na economia (ou seja, o hiato do produto for negativo), tenderá a ocorrer, a curto prazo, uma situação de
Em certo país, o governo adota um regime cambial de variação administrada da taxa de câmbio. Suponha que a economia esteja em pleno emprego e que haja uma desvalorização cambial da moeda doméstica em relação à estrangeira.
Nesse caso, a inflação interna tenderia a acelerar devido a vários possíveis canais de transmissão, entre os quais NÃO se inclui o(a)