1151
Q172226
O documento de controle permanente da obra, utilizado diariamente para registrar o andamento dos serviços, o qual deve ser mantido no escritório do canteiro de obras, é denominado:
1152
Q172224
“Um orçamento realizado tempos atrás não é válido para hoje, bem como aquele orçamento elaborado hoje pode não corresponder aos custos que serão enfrentados pela construtora durante a execução da obra”.
A afirmação refere-se ao atributo de um orçamento de obras denominado:
1153
Q172223
Não representa um componente de custo direto da mão de obra:
1154
Q172221
Na composição da taxa de Benefícios e Despesas Indiretas – BDI, NÃO deve ser considerado:
1155
Q172220
A visita técnica constitui importante etapa de realização de uma obra pública. São vantagens de se realizar uma visita técnica ao local da obra, EXCETO:
1156
Q172219
Constitui um exemplo de custo indireto de uma obra:
1157
Q172218
As obras geralmente contêm uma série de plantas preparadas por diversos projetistas, constituindo os denominados Projetos, que podem ser arquitetônicos, estruturais, de instalações, de paisagismo, etc. NÃO é um componente de um projeto:
1158
Q172217
A depender do grau de detalhamento de um orçamento, ele pode ser classificado em:
1159
Q172216
Um dos itens componentes do orçamento de uma obra é o valor do Material. NÃO compõe o valor do material orçado para a obra:
1160
Q170929
No cultivo do sorgo o produtor deve ficar atento a ocorrência de pragas desde o plantio até a colheita. Várias espécies de insetos podem estar associadas à cultura. Apenas algumas espécies de insetos são fitófagas e somente poucas podem causar dano econômico. No grupo de pragas das folhas destacam-se duas espécies de pulgões e duas lepidópteros, cujas lagartas causam danos no limbo foliar. O pulgão-verde (Schizaphis graminum) infesta a folha: