181
Q174647
A radiografia utilizada na inspeção de peças apresenta absorção diferenciada de radiação penetrante pela peça que está sendo inspecionada. Assim, verifica-se que o filme radiográfico mostra:
182
Q174096
É um método diagnóstico por imagem indolor, rápido e de baixo custo, que utiliza radiações ionizantes de uma forma controlada, sendo, portanto um modo seguro para a investigação clínica. Referimo-nos a(o):
183
Q174093
É o local onde é processado o filme, em suas diferentes fases de processamento. Para alcançar a qualidade necessária aos serviços desenvolvidos deve ser estabelecido procedimentos de controle de qualidade que permitam alcançar os requisitos exigidos na legislação. Isto ocorre na(o):
184
Q174092
Quando se realiza uma mamografia CC é necessário que todo o parênquima seja visualizado. Quando isso não ocorre, ou quando houver alterações na imagem em região lateral da mama, deve realizar uma nova incidência denominada de:
185
Q174090
Na mamografia, tanto a espessura da mama comprimida quanto a densidade do tecido contribuem para a seleção técnica. É fácil determinar o tamanho ou espessura da mama, mas a densidade dela é menos evidente e requer informações adicionais. A densidade relativa da mama é afetada basicamente pelas características mamárias inerentes do paciente, estado hormonal, idade e gestações. A mama jovem geralmente é muito densa, pois contém quantidade relativamente pequena de tecido adiposo. A faixa etária comum para a mama fibroglandular varia da pós- puberdade até cerca de trinta anos, mas, as mulheres com mais de 30 anos que nunca amamentaram provavelmente também pertencerão a este grupo. Mulheres grávidas ou lactentes de qualquer idade também sã incluídas neste porque um tipo de mama m...
186
Q174089
Em radiologia, a identificação deverá estar impressa e legível na radiografia, sem superpor estruturas importantes do exame radiográfico. Pode ser feita usando um numerador alfa numérico, ou câmaras identificadoras. Deve ser evitada a identificação escrita (com caneta) ou com etiqueta colada diretamente na radiografia. A identificação deve conter no mínimo os seguintes dados: I. Nome da instituição onde foi realizado o exame. II. Data da realização do exame. III. Incidência do raio utilizado no exame. IV. Número de registro do exame no serviço de radiologia. V. Iniciais do paciente. É correto afirmar que:
187
Q174087
Os fatores de exposição radiográfica são um grupo de fatores que determinam as características do feixe de raios X. São eles: I. Miliampere. II. Tempo de exposição. III. Quilovolt. IV. Distância foco-filme. Podemos afirmar que:
188
Q174085
São incidências complementares que resultam em radiografias de parte de uma região anatômica do corpo que, pela grande colimação, produzem uma imagem com mais detalhe. Tratamos da incidência:
189
Q174083
É representado pela sigla “s”. Em radiologia diagnóstica é medido em segundos, referimo-nos a(o):
190
Q174081
Sobre os termos de radiologia relacionados a movimento, quando temos um movimento de afastamento do braço ou da perna em relação ao corpo, ou seja, é um posicionamento em direção oposta ao plano sagital mediano, temos um(a):