Questões sobre Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: Raça, classe e gênero

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: Raça, classe e gênero

Dados estatísticos mostram uma maior letalidade de jovens negros no Brasil.
“Dados apresentados desde o primeiro Mapa da Violência no Brasil, de 1998, mostram a mesma realidade dos dias de hoje: o massacre dos jovens negros da periferia... Para o país como um todo, enquanto o número de homicídios de jovens brancos ‘cai 33%, o de jovens negros cresce 23,4%, ampliando ainda mais a brecha histórica pré-existente.’” (WAISELFISZ, 2012 apud GUERRA).

Dentre as premissas para explicar o fenômeno da letalidade juvenil, na perspectiva de análise de sua dimensão subjetiva, apontadas por Guerra (2015), é incorreto afirmar:

Em janeiro de 2003, foi promulgada a Lei Federal Nº 10.639/03. Em janeiro de 2021, a legislação completou 18 anos. Sobre este tema, assinale a alternativa correta: 

Na obra “Iberoamerica: un area cultural heterogénea”, o pesquisador Francisco L. Fernandez, apresenta a participação indígena na formação das populações atuais em vários países americanos. Atente aos seguintes dados extraídos dessa obra:
México – 29% de população indígena, 15,5% branca e 0,5% negra.
Bolívia – 65% de população indígena, 10% branca e 25% mestiça.
Peru – 46% de população indígena, 15% branca e 38% mestiça.
Argentina – 2% de população indígena, 86% branca e 12% mestiça.
Estados Unidos – 0,7% de população indígena, 79% branca e 12% negra.
(FERNANDEZ, Francisco Lizcano. Iberoamerica: un area cultural heterogénea. Toluca: Universidad Autónoma del Estado de México, 2007. p. 77-95.)
A partir dos dados expostos, é CORRETO dizer que:

O mais importante documento de denúncia sobre crimes de violações de direitos dos indígenas — o Relatório Figueiredo — foi produzido pelo próprio Estado em 1967, e ficou desaparecido durante 44 anos, sob a alegação oficial de que havia sido destruído num incêndio. O relatório foi encontrado quase intacto em 2013, com 5 mil páginas e 29 tomos — das 7 mil páginas e trinta tomos da versão original. (...) O resultado é estarrecedor: incluiu relatos de dezenas de testemunhas, apresentou centenas de documentos e identificou cada uma das violações que encontrou: assassinatos, prostituição de índias, sevícias, trabalho escravo, apropriação e desvios de recursos do patrimônio indígena.
Lilia Moritz Schwarcz; Heloísa M. Starling. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 463 (com adaptações).
O Relatório Figueiredo foi produzido pelo procurador Jader de Figueiredo Correia, a pedido do então Ministro do Interior brasileiro, o engenheiro militar Afonso Augusto de Albuquerque Lima, e continha relatos do período compreendido entre as décadas de 40, 50 e 60 do século passado. Acerca da política indigenista estabelecida durante o regime militar no Brasil, assinale a opção correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis