Banca:
Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)
O jornalista Nilson Lage, no livro Controle da Opinião Pública: um ensaio sobre a verdade conveniente (1988), analisa os efeitos sociais dos meios de comunicação de massa sobre os indivíduos. Na obra, ele menciona o papel fundamental da Escola de Frankfurt e dos respectivos estudos acerca da indústria cultural para a compreensão dos paralelismos entre comunicação e sociedade, cultura e as respectivas representações sociais. Surgida nas duas primeiras décadas do século passado, na Alemanha, a Escola de Frankfurt notabilizou-se por analisar os efeitos que os meios de comunicação de massa tiveram sobre as sociedades europeias da época e mesmo o mundo na primeira metade do século 20, embora os ecos desses efeitos perdurem e sejam perpetuados ainda hoje.
Algumas das teorias mais recentes sobre o papel da Comunicação e da Cultura na contemporaneidade estão diretamente ligadas às ideias de pensadores latino-americanos como Néstor García-Canclini e Guillermo Orozco. Dentre as alternativas abaixo, escolha aquela cujo enunciado sintetiza o pensamento latino-americano sobre a Comunicação.
Em seu livro Jornalismo Econômico (1996), o jornalista e professor Bernardo Kucinski afirma que as agências de notícias sempre foram o veículo principal de disseminação da informação econômica em escala mundial e, mais adiante, que a história das grandes agências coincide com a própria história dos impérios econômicos. Tais passagens da obra de Kucinski nos levam a considerar que existe uma
Vários autores, como Antônio Fausto Neto e Eliseo Verón, apontam para a existência de um fenômeno recente na história da humanidade, chamado midiatização da sociedade. Tal fenômeno é caracterizado
Um debate que vem se acirrando nos últimos tempos, também no campo do Jornalismo, é o referente à noção de pós-verdade, ou seja, ao fato de que determinados acontecimentos deliberadamente falsos são disseminados como sendo verdadeiros, reforçando as opiniões daqueles que neles creem. Um exemplo disso encontramos no livro Adeus à Verdade (2009), no qual o filósofo italiano Gianni Vattimo lembra que a guerra ao Iraque (2002-2003) foi pautada em uma mentira divulgada por George Bush (então presidente dos Estados Unidos) e Tony Blair (então primeiro-ministro britânico): a de que Saddam Hussein (então presidente do Iraque) possuiria armas de destruição em massa em seu poder (o que não foi confirmado). A partir de tudo isso, é correto afirmar que
Uma tendência do jornalismo contemporâneo é a preparação de conteúdos buscando a feitura de publicações multiplataforma. Atente ao que se diz a esse respeito:
I. É importante que os conteúdos jornalísticos produzidos se adequem a vários suportes.
II. Essas possibilidades caracterizam a chamada terceira geração do jornalismo na Internet.
III. A multimidialidade, pensada como combinação de linguagens, surge com a Internet.
IV. É secundária uma maior preocupação com o projeto gráfico de um produto multimídia.
Um conceito clássico em Sociologia é o de profecia autorrealizável (self-fulfiling prophecy), proposto por Robert K. Merton em fins dos anos 1940. Segundo ele, uma profecia autorrealizável é uma definição falsa de uma situação que suscita um novo comportamento, o qual faz com que a concepção originariamente falsa se torne posteriormente verdadeira. Em suma: algo é falso ou improvável, mas determinadas ações humanas fazem com que isso se torne possível e, consequentemente, realizável, portanto, verdadeiro. Por vezes, na área do jornalismo econômico, pode ocorrer tal situação. É o que ocorre quando, na imprensa, saem os seguintes tipos de informação:
I. especulação sobre a falta de uma determinada commoditie no mercado;
II. anúncio de um novo pacote econômico do gove...
No livro Jornalismo de TV (2010), as autoras Luciana Bistane e Luciane Bacellar afirmam que, na TV, a reportagem não precisa ter início com o lide, pois ele está na cabeça. Dentro do jargão telejornalístico, dizer que o lide está na cabeça significa dizer que o lide está