Questões sobre Softwares da FGV

A respeito dos programas de editoração eletrônica, que hoje constituem valioso recurso de edição, é correto afirmar que:

  • A.

    facilitam sobremodo a execução, em tempo recorde, de tarefas burocráticas, tais como a redação de jornais, livros, boletins, catálogos, malas diretas, folhetos e fôlderes publicitários.

  • B.

    originam softwares de grande utilidade em toda composição gráfica moderna, por sua extraordinária informalidade e por interfaces agradáveis, em especial as de programas de ativação de um WordEditor.

  • C.

    permitem que um digitador, operando um micro com vídeo, una o escritório moderno às artes gráficas, criando documentos como páginas da web, folhetos, pôsteres, catálogos, boletins informativos e elementos gráficos.

  • D.

    constituem poderosos instrumentos de criação textual, tal como o layout (disposição de elementos verbais, não-verbais e imagens em uma peça infográfica), além da configuração rápida de desenhos tridimensionais.

  • E.

    exigem de todos os processadores, em condições de executar versões atuais dos softwares da área, que disponham no mínimo de 216MB de memória RAM para ilustração vetorial.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Dentre as ferramentas encontradas nas versões X3 (2006) e X4 (2008) do programa de editoração eletrônica e tratamento de imagens CorelDraw, podem ser mencionadas:

  • A.

    artistic media, texto espelhado, embedded ICC color profiles, ConceptShare, Smart Drawing e Publish to PDF features.

  • B.

    On-screen Color Palettes, distorção interativa, 3D, guias dinâmicas, First Drawing e ConceptShare.

  • C.

    Publish to PDF features, wooblers easy creation, suporte a arquivos de câmera, visual document closing, suporte a texto Unicode e preenchimento interativo.

  • D.

    preenchimento interativo, filete, chanfro, texto espelhado, ConceptShare e suporte a arquivos de câmera.

  • E.

    digger selection, visual document closing, ConceptShare, Smart Drawing, Artistic Media e embedded ICC colour profiles.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

O par de softwares abaixo que não é orientado para construção de imagens matriciais é:

  • A.

    Adobe Photoshop e Corel Draw.

  • B.

    Painter e InDesign.

  • C.

    Corel Draw e Painter.

  • D.

    InDesign e Corel Draw.

  • E.

    Adobe Photoshop e Painter.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Um dos primeiros softwares de criação de páginas ou editoração eletrônica foi o Aldus Pagemaker, lançado em meados dos anos 80. Também nessa mesma época, difundiu-se uma linguagem vetorial de descrição de páginas que permitia a sua impressão nas recém-lançadas (no mercado) impressoras a laser.

Essa linguagem é chamada:

  • A.

    Lingo.

  • B.

    C++.

  • C.

    Java.

  • D.

    TrueType.

  • E.

    PostScript.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

As três áreas de estudo da computação gráfica são: Síntese de Imagens, Processamento de Imagens e Reconhecimento de Padrões. Os softwares listados a seguir que se inserem, respectivamente, em cada uma dessas áreas, são:

  • A.

    Corel Draw, qualquer software de OCR, 3D Max.

  • B.

    3D Max, Corel Draw, Adobe In Design.

  • C.

    3D Max, Adobe Photoshop e qualquer software de OCR.

  • D.

    3D Max, Adobe Photoshop e Corel Draw.

  • E.

    Adobe Ilustrator, Corel Draw e Adobe Photoshop.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Softwares de 3D são vetoriais, ou seja, constroem formas a partir de vetores cujas coordenadas são dadas por pontos dispostos nos três eixos (x, y, z). Na construção desses “objetos tridimensionais virtuais”, são usadas formas básicas a partir das quais se pode modelar uma forma final mais complexa.

O nome dado a essas formas básicas e às três operações básicas realizadas na manipulação de softwares vetoriais são, respectivamente:

  • A.

    “Booleanas” do programa; escala, rotação e coloração.

  • B.

    “Primitivas” do programa; escala, rotação e coloração.

  • C.

    “Booleanas” do programa; escala, rotação e translação.

  • D.

    “Primitivas” do programa; escala, rotação e translação.

  • E.

    “Booleanas” do programa; escala, rotação e dimensão.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Scanners em geral são vendidos acompanhados, além do próprio software para captura de imagens (escaneamento), também de softwares de:

  • A.

    Modelagem Tridimensional.

  • B.

    Optical Character Recognition – OCRs.

  • C.

    Animação.

  • D.

    DeskTop Publishing – Editoração Eletrônica.

  • E.

    Autoria de Multimídia.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão: