Questões sobre Relações Públicas

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Relações Públicas

    Há alguns anos, circularam nos principais veículos de imprensa notícias sobre mortes de pessoas após o consumo de cápsulas de determinado analgésico, no subúrbio de Chicago, nos Estados Unidos da América. A causa das mortes foi envenenamento por cianeto, injetado criminosamente em lotes do medicamento. Pela repercussão, o nome do analgésico ficou em evidência de maneira negativa e, por conseguinte, sua fabricante também foi negativamente exposta. Em dois dias, a empresa mobilizou a retirada de 32 mil embalagens do produto em farmácias e os lotes foram analisados por laboratórios oficiais. Além de interromper a propaganda sobre o analgésico, a fabricante recebeu a imprensa e se propôs a responder todos os questionamentos.
Tendo como referência o caso comentado anteriormente, julgue o item seguinte, a respeito de imagem reputacional e estratégias para o gerenciamento de crise de imagem.

A imagem difere da reputação porque representa um julgamento de valor com dimensão histórica, isto é, construído ao longo de anos.

#Questão 1101183 - Comunicação Social, Relações Públicas, FUNDA, 2025, BANPARÁ, Técnico Bancário (Todos os Polos)

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

Povos da floresta.

Além de acordos que priorizem a adoção de fontes de financiamento, o Instituto Socioambiental (ISA) também apresenta um posicionamento voltado ao fortalecimento da visão que povos indígenas, quilombolas e povos е comunidades tradicionais levam para a Conferência do Clima, como destaca o analista de políticas climáticas do ISA, Ciro Brito.

"Uma das principais mensagens é de que os povos da floresta são agentes fundamentais para o combate à crise climática, pelos seus modos de criar, fazer e viver, que apoiam a conservação e o manejo sustentável da floresta. Outra mensagem é que o foco das negociações deve ser buscar garantir a justiça climática, em que os grupos mais vulneráveis às mudanças climáticas, apesar de não contribuírem para o agravamento da crise, estão sofrendo mais com seus efeitos. Por isso, mecanismos de adaptação e fontes de financiamento devem ser fortemente incentivados e pressionados para se chegar a bons acordos.".

No que se refere ao financiamento em si, Ciro considera que a COP29 tem a missão de garantir financiamentos para uma "correção de rumo" na ação climática global. "Os planos climáticos revistos (NDCs) dos países deverão ser apresentados até fevereiro de 2025, mas para que os países em desenvolvimento apresentem novas NDCs mais audaciosas, a COР 29 deve estabelecer que o financiamento estará disponível para os ajudar a cumprir suas metas climáticas. Então a nossa expectativa é que o Novo Objetivo Coletivo Quantificado (NCQG), a ser acordado na COP 29 reflita as necessidades e prioridades dos países em desenvolvimento, incluindo as necessidades em relação à adaptação climática "pontua". "Além de financiamento, esperamos que se chegue a um acordo sobre o Artigo 6, sobre a forma como os critérios de carbono são definidos, como os projetos podem ser aprovados e revistos, que informações sobre os contratos podem ser mantidas confidenciais e o que precisa ser transparente".

No contexto em que a COP29 antecede a realização da COP que será sediada pelo Brasil, o analista de políticas climáticas do ISA também destaca as expectativas em relação ao posicionamento do país na conferência deste ano. "Espera-se um posicionamento agregador, tendo em vista que o Brasil terá a presidência da próxima COP, em Belém, e precisa avançar na sua capacidade de liderar um grupo de países tão diverso", considera.

"Essa conferência (COP29) tende a ter uma participação menor da sociedade civil, em termos quantitativos, em relação às duas últimas COPs, por conta dos altos valores e do grande foco que a sociedade civil brasileira deu à COP da biodiversidade esse ano, na Colômbia. Além disso, muitas organizações já estão se preparando para COP30. A grande expectativa é sobre Belém".

De qualquer modo, Ciro pontua que o que se espera da participação da sociedade civil organizada na COP29 é uma "participação ativa, principalmente dos movimentos indígena, quilombola e de periferias, pressionando por mais ambição nos temas que estão na mesa para serem discutidos em Baku e já rufando os tambores para a COP de Belém".

Diário na COP29, Meio Ambiente, Cíntia Magno, 8/11/2024. Disponível em: https://diariodopara.com.br/cop/o-papel-fundamental-da-sociedade-civil -organizada-na-cop/
Não exemplifica comunicação assertiva. 

#Questão 1119976 - Comunicação Social, Relações Públicas, CEPS-, 2025, UFOPA, Produtor Cultural/Área: Comunicação Social

Sobre os documentos que um produtor precisa enviar com antecedência para que a equipe de produção do contratante tome as devidas providências em tempo hábil, analise os itens a seguir.

I. Mapa de palco.
II. Input list.
III. Rider de luz.
IV. Room list.
V. Organograma.

Estão corretos

#Questão 903310 - Comunicação Social, Relações Públicas, FUNDATEC, 2023, PROCERGS, ANT - Analista Técnico / Jornalista

“Pessoas precisam de histórias mais do que de pão propriamente dito. Histórias dizem-nos como viver e por quê”. O trecho de “As Mil e Uma Noites” está se referindo ao:

#Questão 903899 - Comunicação Social, Relações Públicas, COSEAC, 2023, UFF, Tecnólogo/Formação: Comunicação Social

“As comunicações são básicas para a existência diária de todo o indivíduo moderno e de toda organização, de qualquer tamanho”  LESLY, Philip. Os fundamentos de Relações Públicas e da Comunicação. São Paulo : Pioneira, 1995., p.46
Tendo em vista o que afirma Philip Lesly, autor referencial das relações públicas ao lado de Doug Newsom, Alan Scott, M. Cutlip, Allen H. Center e Dennis L. Wilcox, é procedimento essencial para que o relacionamento comunicacional das organizações realmente gere vantagens institucionais e mercadológicas: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis