Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A respeito de notícia, valor-notícia e critérios de noticiabilidade, julgue os itens a seguir.
Proximidade, notoriedade e relevância são valores-notícia de seleção, enquanto personalização, dramatização e concorrência são valores-notícia de construção.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
As pesquisas de eyetrack (caminho do olho) e os estudos de usabilidade focalizam a visão e o comportamento dos usuários de Internet. Com base nesses fatores de leitura e usabilidade, julgue o item abaixo.
A leitura na tela segue o denominado padrão em F, que consiste no seguinte: movimento horizontal na parte superior, da esquerda para a direita; na volta, movimento vertical pela parte esquerda da tela, seguido de um segundo movimento horizontal, mais curto, e de um movimento vertical na parte esquerda da tela.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Considerando que fatos e acontecimentos se transformam em notícias mediante as interveniências de determinados atores e fatores, julgue os itens que se seguem.
Os profissionais que transformam ocorrências em acontecimentos de uma agenda pública, como, por exemplo, de um debate público, são caracterizados como consumidores de notícias (news consumers).
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
No que se refere às técnicas de produção, características e linguagens da notícia, julgue os itens a seguir.
Dentro do processo de produção da notícia, o gatekeeper consiste em selecionar os assuntos que serão ou não publicados por determinado veículo de comunicação.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens seguintes, relativos aos gêneros jornalísticos.
O release é redigido de forma jornalística para apresentar um assunto de interesse público, mas, como apresenta apenas o ponto de vista da organização ou da fonte, não é verídico.
Banca:
Diretoria de Concursos e Vestibulares (COVEST/ UNEMAT)
Os departamentos comerciais dos jornais muitas vezes usam anúncios do próprio jornal para cobrir espaço não utilizado numa página, substituindo anúncios que „caíram‟. Esses anúncios do próprio jornal são chamados de:
No dia 28 de março de 2011 o Diário de S. Paulo publicou matéria com o seguinte lead: Apesar dos recentes apagões, o Brasil terá energia suficiente para atender a um crescimento da economia de 7% a 8% ao ano até 2014, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética. Essa matéria teve o seguinte título: ‘Energia não será gargalo ao crescimento’. Em jornalismo, diz-se que esse título foi