Questões de Comércio Internacional da FCC

A Associação das Operadoras de Celulares − ACEL e a Associação Brasileira de Concessionárias de Serviço Telefônico Fixo Comutado − ABRAFIX ingressaram no Supremo Tribunal Federal − STF com a Ação Direta de Inconstitucionalidade − ADI 5745, com pedido de liminar, contra norma do Estado do Rio de Janeiro que institui medidas aplicáveis às prestadoras de serviços de telefonia e internet. As entidades argumentam que a norma viola a competência privativa da União para legislar em matéria de telecomunicações.

O texto acima corresponde a um lead de matéria do gênero

  • A. interpretativo.
  • B. opinativo.
  • C. diversional.
  • D. comentário.
  • E. informativo.
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Para entender como os moradores de uma cidade iriam receber a implementação de um núcleo de defensores públicos, a Defensoria Pública contratou os serviços de um profissional de Relações Públicas que sugeriu a realização de uma pesquisa-ação. A pesquisa-ação
  • A. é um tipo de pesquisa meramente quantitativo.
  • B. caracteriza-se por buscar a opinião pública a partir a soma das opiniões dos respondentes.
  • C. procura determinar a opinião pública pela soma dos sistemas de personalidade dos participantes da ação.
  • D. é um tipo empírico de pesquisa social no qual pesquisadores e participantes se envolvem de modo cooperativo ou participativo.
  • E. parte de questionamentos básicos, apoiados por teorias e hipóteses que surgem na medida em que o pesquisador obtém a resposta do informante.
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O proprietário de um dos mais importantes jornais do Brasil, ao ser inquirido de como o seu veículo lidava com a responsabilidade social da imprensa, afirmou que a relação jornalismo/responsabilidade social é uma questão de mero cunho acadêmico. Ele entendia o jornal como um negócio, considerando que há um custo que precisa ser coberto. E enumerou as despesas com estrutura, folha de pagamento, compra de insumos, carreiras, cargos etc, atribuindo muita importância à área comercial para cobrir as despesas. Para esse proprietário, a atividade jornalística só pode ser entendida no contexto da Teoria
  • A. Libertária.
  • B. Instrumentalista.
  • C. Organizacional.
  • D. do Agendamento.
  • E. da Espiral do Silêncio.
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Afirma-se que o profissional de marketing, publicidade e comunicação deve demonstrar como cada objetivo de comunicação pode contribuir para os objetivos de negócio. NÃO faz parte do processo comunicacional de uma marca com seu consumidor
  • A. despertar consciência.
  • B. estabelecer um perfil sociodemográfico do consumidor.
  • C. chamar atenção.
  • D. suscitar interesse.
  • E. garantir identificação e empatia com o consumidor.
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Comércio Internacional - Geral - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006 - SEFAZ/PB - Auditor Fiscal da Receita Estadual AFRE (Prova 2

Nas operações de importação com regime de "drawback"

  • A. haverá isenção de ICMS desde que os estabelecimentos participantes da operação estejam localizados em unidades distintas da Federação.
  • B. terá regime simplificado de tributação o ICMS.
  • C. haverá isenção de ICMS sobre todas as mercadorias importadas nesta condição.
  • D. se aplica a isenção de ICMS às mercadorias beneficiadas com suspensão dos impostos de importação e sobre produtos industrializados.
  • E. se aplica a isenção de ICMS às mercadorias das quais resultarem, para exportação, produtos industrializados e operações realizadas com álcool.
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Comércio Internacional - Geral - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2004 - SAEB/BA - Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental

No que se refere à inserção do Estado da Bahia nos fluxos internacionais de comércio, é preciso estabelecer linhas de intervenção que, em paralelo ao processo de agregação local de valor e adensamento da matriz econômica, fortaleçam e ampliem a inserção do Estado nos fluxos internacionais de comércio. O fomento à internacionalização da Bahia é um requisito fundamental para o próprio processo de aumento da competitividade da economia

  • a.

    estadual, além de revelar um alinhamento com uma política já estabelecida no Governo Federal.

  • b.

    estadual, que se revela uma política exclusivamente no âmbito do Governo Federal.

  • c.

    estadual, se revelando uma política exclusivamente no âmbito do Governo Estadual.

  • d.

    nacional, além de revelar um alinhamento com uma política já estabelecida exclusivamente no âmbito dos Governos municipais.

  • e.

    que não deve ter alinhamento com política estabelecida no âmbito do Governo Federal, por não ser de interesse para o aumento da competitividade da economia estadual.

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