Questões sobre Código de Ética do Psicólogo da IOBV

O Código de Ética do profissional psicólogo responde ao contexto organizativo dos psicólogos, ao momento do país e ao estágio de desenvolvimento da Psicologia enquanto campo científico e profissional. Ele foi construído a partir de múltiplos espaços de discussão sobre a ética da profissão, suas responsabilidades e compromissos com a promoção da cidadania. Portanto é incorreto afirmar:
  • A. Ele contempla a diversidade que configura o exercício da profissão e a crescente inserção do psicólogo em contextos institucionais e em equipes multiprofissionais.
  • B. Abre espaço para a discussão, pelo psicólogo, dos limites e interseções relativos aos direitos individuais e coletivos, questão crucial para as relações que estabelece com a sociedade, os colegas de profissão e os usuários ou beneficiários dos seus serviços.
  • C. Valoriza os princípios fundamentais como grandes eixos que devem orientar a relação do psicólogo com a sociedade, a profissão, as entidades profissionais e a ciência, pois esses eixos atravessam todas as práticas e estas demandam uma contínua reflexão sobre o contexto social e institucional.
  • D. Estimula reflexões que considerem a profissão em suas práticas particulares, uma vez que os principais dilemas éticos se restringem a práticas específicas e surgem em alguns contextos de atuação.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
De acordo com o Código de Ética do Psicólogo há práticas que são vedadas aos profissionais. Quais dos itens abaixo se apresentam de forma incorreta?
  • A. Praticar ou ser conivente com quaisquer atos que caracterizem negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão.
  • B. Estabelecer com a pessoa atendida, familiar ou terceiro, que tenha vínculo com o atendido, relação que possa interferir negativamente nos objetivos do serviço prestado.
  • C. Pode ser perito, avaliador ou parecerista em situações em que há vínculos pessoais ou profissionais, atuais ou anteriores, não afetando a qualidade do trabalho a ser realizado ou a fidelidade aos resultados da avaliação.
  • D. Utilizar ou favorecer o uso de conhecimento e a utilização de práticas psicológicas como instrumentos de castigo, tortura ou qualquer forma de violência.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: