Dentro do Modelo de Entidade-Relacionamento, é recomendável aplicar-se a técnica de especialização em uma entidade quando:
Assinale a ÚNICA afirmativa que apresenta uma característica de relacionamento recursivo, ou auto-relacionamento, presente no Modelo de Entidade-Relacionamento.
Em relação ao modelo de Entidade-Relacionamento (ER), analise as afirmativas a-baixo e escolha a opção CORRETA:
I - O modelo Entidade-Relacionamento (ER) é um modelo utilizado para descrever como os dados são fisicamente armazenados num Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD);
II - Entidades são objetos do mundo real e possuem atributos que a descrevem;
III - Cardinalidade e participação são consideradas restrições estruturais sobre tipos de relacionamento.
Analise as seguintes afirmativas sobre o Diagrama Entidade-Relacionamento:
I. Através do DER podemos expressar todas as restrições de integridade
necessárias de um domínio de aplicação.
II. A cardinalidade mínima indica se a participação das ocorrências de entidades
no relacionamento é obrigatória ou opcional.
III. O DER é um modelo conceitual que independe de detalhes de
implementação, é simples, portanto melhor compreendido por usuários leigos,
e pode ser mapeado para qualquer modelo lógico de banco de dados
relacional.
São VERDADEIRAS as afirmativas:
Sabe-se que um Departamento pode possuir (ter vínculo com) no mínimo um e no máximo "n" Funcionários. Sabe-se ainda, que um funcionário está vinculado a somente um Departamento. No Modelo de Entidade e Relacionamento, esse fato indica quantas ocorrências de uma Entidade participam no mínimo e no máximo do relacionamento e é denominado:
Em um banco de dados, há um procedimento para mostrar como as colunas em uma tabela estão vinculadas a colunas em outra tabela. Este procedimento, que permite impedir dados redundantes, é
Em uma transação, em um banco de dados relacional, quando todas as atualizações feitas são canceladas na finalização da transação, a operação realizada foi
Acerca dos modelos com entidades e relacionamentos (MER), julgue os seguintes itens.
Uma entidade pode participar de mais de um relacionamento desde que os relacionamentos sejam todos do mesmo grau. O grau de um relacionamento é o número de entidades associadas por meio do relacionamento. Em um relacionamento binário, tem-se grau dois. Em um relacionamento ternário, tem-se grau três. Os relacionamentos ternários não podem ter atributos.
Acerca dos modelos com entidades e relacionamentos (MER), julgue os seguintes itens.
Alguns relacionamentos podem ter atributos. Um relacionamento muitos-para-muitos tipicamente não tem atributos, pois, em pelo menos uma das extremidades do relacionamento, tem-se uma entidade que pode conter o atributo sem acarretar ambigüidades. Os atributos são mais comuns nos relacionamentos um-para-um ou um-paramuitos.
Acerca da adequação entre orientação a objetos e modelo relacional, julgue os itens subseqüentes.
As classes mapeadas para tabelas em um banco de dados relacional são aquelas que têm instâncias persistentes. Quando uma classe é mapeada para um banco de dados relacional, cada atributo de uma classe é mapeado para uma coluna em uma tabela. Os atributos de uma classe não podem ser armazenados em diferentes tabelas pois as instâncias de uma classe têm que ser linhas em uma única tabela.
Acerca dos modelos de bancos de dados, julgue os seguintes itens.
Segundo o modelo de rede, um banco de dados é composto por registros conectados por links. Um registro é uma coleção de campos, cada campo com um valor. Um link é uma associação entre registros. O projeto de um banco de dados pode ser documentado com diagramas de estruturas de dados compostos por caixas que representam registros e linhas que representam links.
Acerca dos bancos de dados relacionais, julgue os seguintes itens.
As formas normais são recomendações para o projeto de bancos de dados relacionais que visam aumentar a consistência dos dados. As tabelas que satisfazem formas normais mais elevadas têm maior probabilidade de armazenar dados redundantes. Uma tabela está na primeira forma normal (1NF) se cada interseção entre linha e coluna armazena uma coleção de elementos.
Acerca dos bancos de dados relacionais, julgue os seguintes itens.
Uma visão (view) é uma tabela que não existe fisicamente no banco de dados; uma visão é definida por uma expressão que define quais informações extrair e organizar a partir de outra tabela. Quando se faz uma consulta a uma visão, é como se a expressão que define a visão fosse executada no momento e a consulta aplicada sobre o resultado da expressão.
Acerca dos bancos de dados relacionais, julgue os seguintes itens.
No modelo relacional, os dados são representados em relações, que são tabelas com duas dimensões. Associado a cada atributo de uma relação, tem-se um domínio; as linhas em uma relação são as tuplas. Uma tupla tem um elemento para cada atributo da relação e cada elemento não precisa ser atômico, por exemplo, pode ser uma lista de elementos.
Após o mapeamento para uma representação tabular de um modelo conceitual (MER com extensões) representando uma generalização conforme a figura a seguir, pode-se concluir que no modelo físico quantas tabelas são resultantes? Considere que as regras ditadas sobre a generalização, tais como, se são mutuamente exclusivas ou sobrepostas, se é total ou parcial, não estão definidas:

Um gerenciador de banco de dados relacional
Dadas as entidades Pedido e Item do Pedido, em um modelo de dados, essa última representa
O modelo relacional, formulado originalmente, utiliza os termos tupla, relação e atributo que correspondem, respectivamente, às noções de
O modelo de Banco de Dados em que a informação é dividida em tabelas, cada tabela representa uma entidade possuindo atributos na qual o relacionamento permite combinar informações de diversas tabelas é denominado de modelo
Considere o diagrama de entidade-relacionamento e as afirmativas abaixo.
1. O DER é um diagrama utilizado para representar o modelo lógico de dados.
2. A entidade A é dependente da entidade B.
3. A entidade B é identificada unicamente pelo atributo g.
4. A entidade C não possui atributo identificador.
5. Os atributos da entidade C são: e, f, i.
Assinale a alternativa correta
Um atributo multivalorado num diagrama E-R será mapeado em um modelo relacional
A figura a seguir ilustra um diagrama entidade-relacionamento (DER), que é o resultado de um modelo entidade-relacionamento (MER).

Ainda considerando o modelo de dados conceitual mencionado no texto, assinale a opção correta.
A figura a seguir ilustra um diagrama entidade-relacionamento (DER), que é o resultado de um modelo entidade-relacionamento (MER).

Considerando o modelo de dados conceitual mencionado no texto, assinale a opção correta.
Nos bancos de dados relacionais, um procedimento que é executado automaticamente na ocorrência de algum evento especificado ou de uma condição, é conhecido por
O relacionamento em um banco de dados relacional, onde os campos que se relacionam são ambos do tipo chave primária, em suas respectivas tabelas, e cada um deles não apresenta valores repetidos, é conhecido como do tipo
Quando o atributo chave primária de uma entidade é exportado para outra entidade geram-se
Considere o diagrama ER abaixo, construído no ER-Win sob a opção Methodology IE. O script que melhor traduz esse diagrama num esquema relacional é:
Assinale a alternativa correta:
Os médicos conveniados atendem diversos funcionários do Tribunal em consultas que podem ser emergenciais. De qualquer forma, toda consulta deve ser registrada para identificar o médico que atendeu determinado funcionário. Assim, é possível definir um modelo entidade-relacionamento representado pelo diagrama abaixo, dispensandose, para esta finalidade, a representação dos atributos de cada entidade.

O departamento de atendimento social do Tribunal deseja registrar os medicamentos existentes, de acordo com a tabela do Ministério da Saúde, a fim de obter informações a respeito dos medicamentos receitados pelos médicos em cada consulta efetuada. Obviamente, po...
A área de desenvolvimento de sistemas é bastante profícua no que se refere a metodologias, técnicas e ferramentas de apoio que objetivam responder à necessidade de atender a requisitos técnicos e obter um nível de qualidade determinado, sob determinadas restrições de esforço e custo. A respeito do desenvolvimento de aplicações e de bancos de dados, julgue os itens a seguir.
Em um modelo entidade-relacionamento, a modalidade de um relacionamento é zero se não houver nenhuma necessidade explícita de ocorrência do relacionamento ou se o relacionamento for opcional.
A engenharia de software provê várias metodologias, técnicas e ferramentas de apoio para garantir que os recursos alocados ao desenvolvimento de software leve a resultados que tenham um nível de qualidade controlado e atendam a especificações de requisitos técnicos. Acerca do emprego da engenharia de software e suas metodologias e ferramentas no desenvolvimento de aplicações e bancos de dados, julgue os itens a seguir.
No modelo ER, vários atributos que tomados individualmente não constituem chaves, ao serem tomados conjuntamente, podem ser combinados em um atributo composto que constitui um atributo chave do tipo de entidade.
A engenharia de software provê várias metodologias, técnicas e ferramentas de apoio para garantir que os recursos alocados ao desenvolvimento de software leve a resultados que tenham um nível de qualidade controlado e atendam a especificações de requisitos técnicos. Acerca do emprego da engenharia de software e suas metodologias e ferramentas no desenvolvimento de aplicações e bancos de dados, julgue os itens a seguir.
Um atributo cujos valores são distintos para cada entidade individual de determinado tipo de entidade é um atributo chave dessa entidade no modelo entidade-relacionamento (ER).
Analise as seguintes afirmações relacionadas a modelagem de dados e a projeto de banco de dados para ambiente relacional:
I. Normalização é o processo formal passo a passo, que examina os atributos de uma entidade com o objetivo de evitar anomalias observadas na inclusão, exclusão e alteração de tuplas exclusivas.
II. Uma das condições para uma relação R estar na 3FN (terceira forma normal) é que todos os seus atributos "não chave" devem ser dependentes não transitivos da chave primária, isto é, cada atributo deve ser funcionalmente dependente apenas dos atributos componentes da chave primária e todos os seus atributos "não-chave" devem ser independentes entre si.
III. Uma relação R está na 2FN (segunda f...
A engenharia de software objetiva responder à necessidade de produção sistemática de software que atenda a requisitos técnicos, garantindo determinado nível de qualidade, a determinado custo. Acerca do emprego da engenharia de software no desenvolvimento de aplicações e bancos de dados, julgue os itens que se seguem.
Em um diagrama entidade-relacionamento, a modalidade indica se um relacionamento entre duas entidades é opcional ou obrigatório.
No modelo ER, o conceito de entidade fraca aplica-se a entidades que:
Um diagrama Entidade-Relacionamento tem por objetivo modelar
Com relação aos conceitos do modelo entidade-relacionamento, assinale a opção correta, considerando a representação gráfica mostrada acima.
Considerando os conceitos do modelo relacional, assinale a opção incorreta.
Os dois principais tipos de integridade a serem mantidos num banco de dados relacional adequadamente projetado são
Em Modelagem de Dados,

Sobre a figura acima, que apresenta elementos utilizados
em um típico DER na qual cada tipo de elemento está identificado
por um número, são feitas as afirmativas a seguir.
I – Os elementos identificados por 1 e 3 no diagrama, respectivamente,
são: Entidade e Atributo.
II – O elemento identificado no diagrama pelo número 2 é
um relacionamento do tipo muitos-para-muitos.
III – Um conjunto de entidades que tem uma chave primária
é chamado de um conjunto de entidades fortes.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa...
conta(num-conta, descr-conta, lançamento(num-lanc, tipolanc, data-lanc, valor-lanc)).
Sabendo que
− conta e lançamento são grupos de ocorrência dos atributos entre parênteses e a eles justapostos;
− os atributos sublinhados são identificadores da relação à qual pertencem;
− num-lanc é dependente de num-conta, isto é, além de num-lanc, é necessário num-conta para identificar um lançamento específico;
− não é necessário guardar histórico, isto é, o surgimento de um par num-conta e num-lanc iguais a um já registrado, substitui o registro.
...Para analisar as contas estaduais, o Tribunal deseja lançar os eventos (entidade "Evento") nas contas públicas (entidade "Conta") associadas a eles. Cada evento e cada conta pública possuem identificação única. Obviamente, um evento pode estar relacionado a diversas contas e uma determinada conta pode estar relacionada a mais de um evento. É necessário que se saiba qual é a data do evento, bem como qual é o gasto que um determinado evento representa em relação a uma determinada conta (gasto esse que pode ser diferente, de conta para conta como, por exemplo: o evento x na conta y representa um gasto de R$ 40,00 e na conta w, representa um gasto de R$ 78,00). Dessa forma, sem entrar no mérito dos demais atributos de dados das entidades e do relacionamento, a mo...
Os detalhes de um modelo, como é o caso da definição, característica e significado dos atributos (metadados) de um modelo entidade-relacionamento, por exemplo, é típico conteúdo registrado em um
Foi solicitado a um analista que elaborasse um modelo de dados na forma de um diagrama do tipo entidade-relacionamento (DER, conforme notação proposta originalmente por Peter Chen), para representar a situação dada pelos seguintes requisitos:
I. Cada Zona Eleitoral é identificada por um número seqüencial de 1 até "n";
II. Uma Seção Eleitoral é identificada por um número seqüencial de 1 até "n" dentro de cada Zona Eleitoral (portanto dependente de Zona Eleitoral).
O analista elaborou o seguinte diagrama :

O diagrama
Nas questões 41 até 49 considere um banco de dados simplificado referente ao controle de concursos, constituído pelas tabelas Concurso, Cargo, Candidato e Inscrição, criadas pelo script SQL mostrado abaixo.
Dos diagramas ER, constru...
Com relação à álgebra relacional é correto afirmar que:
Analise a veracidade das seguintes afirmativas com relação ao modelo Entidade-Relacionamento:
I. Um losango em um diagrama entidade-relacionamento representa uma instância de um relacionamento entre uma ou mais entidades;
II. Um retângulo em um diagrama entidade-relacionamento representa um conjunto de "coisas" (ou entidades) no mundo real;
III. Um conjunto de entidades que não possui atributos suficientes para definir um identificador para o conjunto é dito conjunto de entidades fracas;
Assinale a alternativa correta:
Com base na especificação de diagrama entidade relacionamento (DER), julgue os itens subseqüentes.
As especializações e generalizações são categorias de entidades em que as entidades especialistas são resultados de generalizações contendo variações. Os relacionamentos de generalização especificam que vários tipos de entidades com alguns atributos comuns podem ser generalizados em entidades de classes de mais alto nível.

Com relação aos conceitos de entidades e relacionamentos e com base na figura acima, julgue os itens subseqüentes.
Uma entidade associativa pode ser tratada como uma entidade fraca, simplificando o modelo e facilitando sua transição para o modelo relacional. Assim, a figura a seguir representa corretamente essa simplificação a partir da figura acima.

Nos itens a seguir, estão apresentados alguns procedimentos para obter êxito no mapeamento do modelo entidade relacionamento (ER) no modelo relacional. Quanto à correta definição desses procedimentos, julgue os itens seguintes.
Para cada tipo de entidade E regular não-fraca no esquema ER, cria-se uma relação R que inclui todos os atributos simples de E. Para os atributos compostos, deve-se incluir somente os atributos simples componentes. Se existirem vários candidatos, deve-se selecionar um dos atributos de chave de E como chave primária de R.
Nos itens a seguir, estão apresentados alguns procedimentos para obter êxito no mapeamento do modelo entidade relacionamento (ER) no modelo relacional. Quanto à correta definição desses procedimentos, julgue os itens seguintes.
Para cada tipo de relacionamento R binário M:N, cria-se uma nova relação S para representar R. Incluem-se como atributos de chave estrangeira em S as chaves primárias das relações que representam os tipos de entidades participantes; tal combinação irá formar a chave estrangeira de S. Incluem-se quaisquer atributos simples de R como atributos de S.
Nos itens a seguir, estão apresentados alguns procedimentos para obter êxito no mapeamento do modelo entidade relacionamento (ER) no modelo relacional. Quanto à correta definição desses procedimentos, julgue os itens seguintes.
Para cada tipo de relacionamento R, envolvendo n tipos de entidade, sendo n > 2, cria-se uma nova relação S para representar R. Incluem-se como atributos de chave primária em S as chaves secundárias das relações que representam os tipos de entidades participantes.

Com o auxílio da figura acima, e considerando que o atributo TipoPes refere-se ao tipo de pessoa física — “PES_FIS” — ou jurídica — “PES_JUR” —, julgue os itens que se seguem, relativos aos conceitos de generalização/especialização.

Considere um objeto (instância) de uma classe A com um método que possui um parâmetro, cujo tipo é uma classe B. Assumindo que esta é a única forma de relacionamento entre A e B, pode-se afirmar que este relacionamento é uma:
Uma aplicação de folha de pagamento inclui somente funcionários horistas e mensalistas. Ambos possuem o mesmo conjunto de atributos e métodos, diferindo apenas no método que efetua o cálculo do pagamento. Neste cenário, as boas práticas de modelagem recomendam que:
Para que uma parte de uma aplicação seja devidamente modelada como um subsistema, é essencial que:
Considere o relacionamento entre uma classe Funcionario e uma outra Dependente. Sabe-se, ainda, que objetos que representam os dependentes de um funcionário são criados apenas quando o funcionário é incluído no sistema, e que a remoção do funcionário implica a remoção de todos os seus dependentes. Este relacionamento pode ser precisamente capturado por:
Julgue os itens a seguir, que versam sobre modelagem e normalização de dados para bancos de dados relacionais.
Quando duas entidades participam de um relacionamento de muitos para muitos (M-N), para representar essa relação em um banco de dados relacional, é necessário criar uma relação consistindo de chaves estrangeiras para as duas relações que representam as entidades participantes.
Julgue os itens a seguir, que versam sobre modelagem e normalização de dados para bancos de dados relacionais.
A unicidade é uma restrição aplicada às entidades de um determinado tipo. Para tanto, é necessário haver um ou mais atributos-chave que permitam distinguir cada uma das entidades das demais.
Julgue os itens a seguir, que versam sobre modelagem e normalização de dados para bancos de dados relacionais.
Na modelagem por entidades e relacionamentos, um tipo de entidade define um conjunto de atributos que devem ser utilizados para organizar a informação.
Com base na especificação de diagrama entidade relacionamento (DER), julgue os itens subseqüentes.
Os relacionamentos recursivos somente podem ter participações parciais nos relacionamentos, mas a cardinalidade pode ser 1:1, 1:M ou M:N. A participação completa nos relacionamentos recursivos significa que cada instância de uma entidade participa em um relacionamento com ela mesma, o que não tem sentido.
Com base na especificação de diagrama entidade relacionamento (DER), julgue os itens subseqüentes.
O relacionamento Automóvel:Estudante::M:N significa que os automóveis são conduzidos por um ou mais estudantes. Já o relacionamento Automóvel:Estudante::M(parcial):1 significa que cada automóvel é dirigido por apenas um único estudante e que as entidades Automóvel e Estudante podem existir sem o relacionamento com outra entidade.
Com base na especificação de diagrama entidade relacionamento (DER), julgue os itens subseqüentes.
As entidades fracas dependem de outras entidades para sua existência. São facilmente reconhecidas porque não possuem chaves candidatas, como possuem as entidades fortes.
A regra de integridade referencial, em que uma linha, ao ser excluída, provoca a exclusão também de todas as linhas dependentes, é:
O diagrama entidade-relacionamento (DER) constitui uma forma de representação gráfica para os conceitos atribuídos ao modelo entidade-relacionamento. A respeito de notações adotadas no DER, julgue os itens que seguem.


No desenvolvimento de banco de dados (BD) relacionais, a engenharia reversa de arquivo consiste na obtenção de um modelo entidade-relacionamento (ER) a partir de listas, relatórios ou BD antigos. Considerando que, no caso do controle de vendas para um supermercado, uma possível tabela de mercadorias é apresentada acima, julgue os itens subseqüentes, com relação a banco de dados relacionais.
O diagrama ER a seguir ilustra um modelo ER, conforme concebido por Chen. Nesse diagrama, os retângulos representam entidades, o triângulo representa o conceito de generalização/especialização e o losango r...

Com base nas propriedades das entidades, relacionamentos, atributos e restrições do modelo apresentado na figura I acima, julgue os itens a seguir.
É possível fazer o mapeamento do modelo ER apresentado para um esquema relacional na 2.a forma normal formado por 6 tabelas.

Com base nas propriedades das entidades, relacionamentos, atributos e restrições do modelo apresentado na figura I acima, julgue os itens a seguir.
Cada empregado (EMPLOYEE) que trabalha (WORKS_ON) em um projeto (PROJECT) deve trabalhar (WORKS_FOR) para um departamento (DEPARTMENT) que controla (CONTROLS) o projeto (PROJECT).

Com base nas propriedades das entidades, relacionamentos, atributos e restrições do modelo apresentado na figura I acima, julgue os itens a seguir.
Cada empregado (EMPLOYEE) que trabalha (WORKS_ON) em um projeto (PROJECT) deve trabalhar (WORKS_FOR) para um departamento (DEPARTMENT) que controla (CONTROLS) o projeto (PROJECT).

Com base nas propriedades das entidades, relacionamentos, atributos e restrições do modelo apresentado na figura I acima, julgue os itens a seguir.
É possível fazer o mapeamento do modelo ER apresentado para um esquema relacional na 2.a forma normal formado por 6 tabelas.
O diagrama entidade-relacionamento (DER) constitui uma forma de representação gráfica para os conceitos atribuídos ao modelo entidade-relacionamento. A respeito de notações adotadas no DER, julgue os itens que seguem.

Nos itens a seguir, estão apresentados alguns procedimentos para obter êxito no mapeamento do modelo entidade relacionamento (ER) no modelo relacional. Quanto à correta definição desses procedimentos, julgue os itens seguintes.
Para cada tipo de relacionamento R binário 1:N, identifica-se a relação S que representa o tipo de entidade que participa do lado N do tipo de relacionamento. Inclui-se como chave estrangeira em S a chave primária da relação que representa o outro tipo de entidade participante em R. Adicionalmente, incluem-se quaisquer atributos simples do tipo de relacionamento R como atributo de S.

No desenvolvimento de banco de dados (BD) relacionais, a engenharia reversa de arquivo consiste na obtenção de um modelo entidade-relacionamento (ER) a partir de listas, relatórios ou BD antigos. Considerando que, no caso do controle de vendas para um supermercado, uma possível tabela de mercadorias é apresentada acima, julgue os itens subseqüentes, com relação a banco de dados relacionais.
O modelo ER é um modelo informal que estabelece associações entre entidades do problema que se deseja tratar.
Julgue os itens a seguir.
De acordo com o fragmento de modelo Entidade-Relacionamento apresentado abaixo, um “cliente” faz de zero a vários pedidos; um “pedido” pertence a um e somente um “cliente”; um “pedido” possui de um a vários “pedido_item”; um “pedido_item” pertence a vários “pedido”; um “pedido_item” contém um e somente um “produto”; um “produto” poderá estar contido em zero ou em vários “pedido_item”.

Considerando o modelo de dados referente a uma empresa de locação de fitas de vídeo mostrado ao lado, julgue os itens de 65 a 69.


A figura ao lado apresenta um modelo de dados referente a uma empresa de locação de fitas de vídeo. Considerando o modelo mostrado, julgue os seguintes itens.

Uma entidade associativa é intermediária entre duas entidades multirrelacionadas, ou seja, que apresentam cardinalidades do tipo (1:M) - (N:1) entre si. No modelo proposto, ao se inserir uma entidade associativa entre FITA e LOCACAO, o relacionamento do tipo (N:M) - (N:M) será transformado em dois relacionamentos do tipo (1:1) - (0:M) ou (1:1) - (1:N).

A figura acima apresenta um conjunto de restrições de integridade referenciais aplicadas ao modelo ER, introduzido na figura I. Considerando os conceitos do modelo relacional, aplicados no diagrama acima, julgue os itens subseqüentes.
Mantidas as restrições de integridade de entidade e referencial, as tuplas pertencentes à tabela WORKS_ON (trabalha em) não podem conter valores nulos para o campo “PNO”.

A figura acima apresenta um conjunto de restrições de integridade referenciais aplicadas ao modelo ER, introduzido na figura I. Considerando os conceitos do modelo relacional, aplicados no diagrama acima, julgue os itens subseqüentes.
Fazem parte das chaves estrangeiras das tabelas PROJECT (projeto) e DEPT_LOCATIONS (localização de departamento) os campos “DNUM” e “DNUMBER”, respectivamente.

A figura acima apresenta um conjunto de restrições de integridade referenciais aplicadas ao modelo ER, introduzido na figura I. Considerando os conceitos do modelo relacional, aplicados no diagrama acima, julgue os itens subseqüentes.
O campo número do SSN (seguro social) faz parte das chaves primárias das tabelas DEPENDENT (dependente) e DEPARTMENT (departamento).

Com base nas propriedades das entidades, relacionamentos, atributos e restrições do modelo apresentado na figura I acima, julgue os itens a seguir.
É possível fazer o mapeamento do modelo ER apresentado para um esquema relacional na 2.a forma normal formado por 6 tabelas.

Com base nas propriedades das entidades, relacionamentos, atributos e restrições do modelo apresentado na figura I acima, julgue os itens a seguir.
Não é possível fazer o mapeamento do modelo ER apresentado para um esquema relacional na 1.a forma normal formado por menos de 7 tabelas.

Com base nas propriedades das entidades, relacionamentos, atributos e restrições do modelo apresentado na figura I acima, julgue os itens a seguir.
O relacionamento controla (CONTROLS) indica que cada projeto (PROJECT) desenvolvido na organização é controlado por 0 ou mais departamentos (DEPARTMENT).

Com base nas propriedades das entidades, relacionamentos, atributos e restrições do modelo apresentado na figura I acima, julgue os itens a seguir.
O relacionamento dependentes (DEPENDENTS_OF) indica que um empregado (EMPLOYEE) pode possuir um conjunto de 0 ou mais dependentes (DEPENDENT), em que cada um é identificado individualmente por data de nascimento (BirthDate).

Considerando os conceitos do modelo relacional, aplicados no diagrama da figura II acima, julgue os itens subseqüentes.
Mantidas as restrições de integridade de entidade e referencial, as tuplas pertencentes à tabela WORKS_ON (trabalha em) não podem conter valores nulos para o campo “PNO”.

Considerando os conceitos do modelo relacional, aplicados no diagrama da figura II acima, julgue os itens subseqüentes.
Fazem parte das chaves estrangeiras das tabelas PROJECT (projeto) e DEPT_LOCATIONS (localização de departamento) os campos “DNUM” e “DNUMBER”, respectivamente.

Considerando os conceitos do modelo relacional, aplicados no diagrama da figura II acima, julgue os itens subseqüentes.
O campo número do SSN (seguro social) faz parte das chaves primárias das tabelas DEPENDENT (dependente) e DEPARTMENT (departamento).

Com base nas propriedades das entidades, relacionamentos, atributos e restrições do modelo apresentado na figura I acima, julgue os itens a seguir.
Não é possível fazer o mapeamento do modelo ER apresentado para um esquema relacional na 1.a forma normal formado por menos de 7 tabelas.

Com base nas propriedades das entidades, relacionamentos, atributos e restrições do modelo apresentado na figura I acima, julgue os itens a seguir.
Cada empregado (EMPLOYEE) que trabalha (WORKS_ON) em um projeto (PROJECT) deve trabalhar (WORKS_FOR) para um departamento (DEPARTMENT) que controla (CONTROLS) o projeto (PROJECT).

Com base nas propriedades das entidades, relacionamentos, atributos e restrições do modelo apresentado na figura I acima, julgue os itens a seguir.
O relacionamento controla (CONTROLS) indica que cada projeto (PROJECT) desenvolvido na organização é controlado por 0 ou mais departamentos (DEPARTMENT).

Com base nas propriedades das entidades, relacionamentos, atributos e restrições do modelo apresentado na figura I acima, julgue os itens a seguir.
O relacionamento dependentes (DEPENDENTS_OF) indica que um empregado (EMPLOYEE) pode possuir um conjunto de 0 ou mais dependentes (DEPENDENT), em que cada um é identificado individualmente por data de nascimento (BirthDate).

A figura acima apresenta um conjunto de restrições de integridade referenciais aplicadas ao modelo ER, introduzido na figura I. Considerando os conceitos do modelo relacional, aplicados no diagrama acima, julgue os itens subseqüentes.
O campo número do SSN (seguro social) faz parte das chaves primárias das tabelas DEPENDENT (dependente) e DEPARTMENT (departamento).

Com base nas propriedades das entidades, relacionamentos, atributos e restrições do modelo apresentado na figura I acima, julgue os itens a seguir.
Não é possível fazer o mapeamento do modelo ER apresentado para um esquema relacional na 1.a forma normal formado por menos de 7 tabelas.

Com base nas propriedades das entidades, relacionamentos, atributos e restrições do modelo apresentado na figura I acima, julgue os itens a seguir.
O relacionamento controla (CONTROLS) indica que cada projeto (PROJECT) desenvolvido na organização é controlado por 0 ou mais departamentos (DEPARTMENT).

Com base nas propriedades das entidades, relacionamentos, atributos e restrições do modelo apresentado na figura I acima, julgue os itens a seguir.
O relacionamento dependentes (DEPENDENTS_OF) indica que um empregado (EMPLOYEE) pode possuir um conjunto de 0 ou mais dependentes (DEPENDENT), em que cada um é identificado individualmente por data de nascimento (BirthDate).

O diagrama da figura I acima apresenta um modelo ER de um esquema de dados que gerencia empregados, departamentos e projetos de uma empresa, com nomes de papéis e restrições estruturais em relacionamentos, especificadas com uso de notação (min, max). Com base nas propriedades das entidades, relacionamentos, atributos e restrições do modelo apresentado, julgue os itens a seguir.
O relacionamento controla (CONTROLS) indica que cada projeto (PROJECT) desenvolvido na organização é controlado por 0 ou mais departamentos (DEPARTMENT).

O diagrama da figura I acima apresenta um modelo ER de um esquema de dados que gerencia empregados, departamentos e projetos de uma empresa, com nomes de papéis e restrições estruturais em relacionamentos, especificadas com uso de notação (min, max). Com base nas propriedades das entidades, relacionamentos, atributos e restrições do modelo apresentado, julgue os itens a seguir.
O relacionamento dependentes (DEPENDENTS_OF) indica que um empregado (EMPLOYEE) pode possuir um conjunto de 0 ou mais dependentes (DEPENDENT), em que cada um é identificado individualmente por data de nascimento (BirthDate).
A análise estruturada foi, durante um longo período, o principal arcabouço metodológico para o desenvolvimento de software. Acerca das atividades, dos processos de trabalho e das representações gráficas e textuais dessa metodologia de desenvolvimento de sistemas de informação, julgue os itens a seguir.
Em um modelo entidade-relacionamento, um relacionamento entre duas entidades é sempre bidirecional.
Os bancos de dados têm um papel central no armazenamento, na organização e na exploração da informação, permitindo a integração dessas funções nos sistemas de tratamento da informação. Acerca dos bancos de dados relacionais e objetorelacionais, suas características técnicas, sistemas gerenciadores (SGBDs), funcionalidades de operação, de administração e de construção de aplicações, julgue os itens seguintes.
Embora existam heurísticas para derivar um esquema de banco de dados relacional a partir de um modelo entidade relacionamento, verifica-se que essa conversão dificilmente pode ser automatizada em função das diferenças entre as duas visões dos dados de cada domínio.
Os relacionamentos no MER são as conexões entre duas ou mais entidades ou uma entidade com ela própria. Esta última relação é chamada de relação recursiva.
O procedimento COMMIT TRANSACTION termina explicitamente uma transação aberta por meio do OPEN, ou implicitamente por meio do INSERT, do UPDATE ou do DELETE.
Os relacionamentos no MER são as conexões entre duas ou mais entidades ou uma entidade com ela própria. Esta última relação é chamada de relação recursiva.
O procedimento ALTER TABLE permite a alteração de uma tabela existente sem a necessidade de mudança de permissões da tabela. Um dos parâmetros permitidos nesse procedimento é o DROP CASCADE que solicita ao sistema gerenciador de banco de dados abortar qualquer comando que encontre um objeto que dependa da restrição da coluna ou da tabela.
O modelo entidade-relacionamento (MER) é uma ferramenta que facilita a modelagem de dados. Conforme conceitos do MER, julgue os itens que se seguem.
Os relacionamentos no MER são as conexões entre duas ou mais entidades ou uma entidade com ela própria. Esta última relação é chamada de relação recursiva.O modelo entidade-relacionamento (MER) é uma ferramenta que facilita a modelagem de dados. Conforme conceitos do MER, julgue os itens que se seguem.
Os atributos multivalorados são atributos formados pela combinação ou agregação de atributos relacionados. Um exemplo de atributo multivalorado seria o atributo nome composto pelos atributos primeiro nome e último nome.
Os bancos de dados são elementos centrais para o armazenamento, a organização e a exploração da informação. Em relação ao modelo entidade-relacionamento, ao modelo e à álgebra relacional, bem como às arquiteturas de sistemas para acesso a bancos de dados, julgue os itens seguintes.
Em um diagrama de entidade-relacionamentos, os relacionamentos são expressos graficamente de forma unidirecional.
Um conjunto de informações estruturadas forma um banco de dados. Assim, os bancos de dados são geralmente caracterizados e classificados de acordo com a estrutura das informações que eles agrupam e não pela natureza das informações em si. Acerca dos diversos tipos de bancos de dados, julgue os itens a seguir.
Existem diversas técnicas padronizadas para projeto, administração de dados e utilização de bancos de dados relacionais. Como exemplo, podem-se citar os diagramas de entidade-relacionamento e a linguagem de consulta SQL.
Os bancos de dados relacionais são um dos principais elementos de armazenamento e processamento da informação da atualidade. Acerca dos métodos e técnicas de análise para a estruturação de bancos de dados relacionais, bem como dos fundamentos lógicos e matemáticos, linguagens de programação e tecnologias que embasam o modelo relacional, julgue os itens que se seguem.
Uma relação do tipo M:N do modelo entidaderelacionamento corresponde a uma relação similar do modelo relacional associada a duas chaves estrangeiras.
Quanto aos mecanismos da análise estruturada, julgue os itens seguintes.
O diagrama entidade/relacionamento permite especificar os objetos de dados que são entradas e saídas de um sistema, os atributos que definem as propriedades desses objetos e suas relações.
Julgue os itens a seguir, que se referem às técnicas de análise essencial e de análise estruturada, bem como aos elementos lógicos e físicos que as fundamentam.
Uma das heurísticas para a produção de diagramas entidaderelacionamento (ERD) consiste em desenvolver o ERD de um determinado sistema de uma só vez, para evitar que ocorra o tratamento de informações que estejam fora do escopo do sistema.
A respeito de conceitos da análise estruturada, julgue os itens que se seguem.
O diagrama entidade/relacionamento permite ao engenheiro de software especificar completamente os objetos de entrada e saída de um sistema, e também os atributos que definem as propriedades desses objetos e as suas relações.
Baseado no Diagrama de Entidade Relacionamento acima, julgue as afirmativas abaixo:
I- Obrigatoriamente uma área de lotação tem, pelo menos, um empregado.
II- Um empregado está vinculado, obrigatoriamente, a uma área de lotação.
III- Um dependente (se existir) será obrigatoriamente vinculado a um empregado.
IV- Um empregado pode ter vários ou nenhum dependente.
V- Um empregado tem, obrigatoriamente, um nível salarial.
VI- Um mesmo nível salarial pode ter vários ou nenhum empregado.
O diagrama entidade-relacionamento (DER) constitui uma forma de representação gráfica para os conceitos atribuídos ao modelo entidade-relacionamento. A respeito de notações adotadas no DER, julgue os itens que seguem.

Sobre mapeamento do modelo conceitual para o modelo relacional podemos afirmar que:
A modelagem de dados é uma atividade de definição de um esquema de dados em um certo nível de abstração. Estes níveis podem ser:
Sobre o diagrama a seguir é correto afirmar que:
O modelo baseado na percepção do mundo real, que consiste em um conjunto de objetos básicos e nas relações entre esses objetos, denominase:
Com base na especificação de diagrama entidade relacionamento (DER), julgue os itens subseqüentes.
Um atributo multivalorado pode ter um ou mais valores de uma dada ocorrência de uma entidade. Os atributos derivados também podem ter um ou mais valores, mas são atributos normalmente calculados a partir de atributos simples.
Julgue os itens a seguir, que versam sobre modelagem e normalização de dados para bancos de dados relacionais.
Vários tipos diferentes de atributos ocorrem no modelo entidade-relacionamento, incluindo atributos simples e compostos, atributos com valor único ou múltiplo e atributos armazenados e derivados.
Com relação ao mapeamento de um modelo de objetos para o relacional, é recomendável que o mapeamento de herança obedeça à seguinte estratégia:
Os bancos de dados relacionais são um dos principais elementos de armazenamento e processamento da informação da atualidade. Acerca dos métodos e técnicas de análise para a estruturação de bancos de dados relacionais, bem como dos fundamentos lógicos e matemáticos, linguagens de programação e tecnologias que embasam o modelo relacional, julgue os itens que se seguem.
Uma relação do tipo M:N do modelo entidaderelacionamento corresponde a uma relação similar do modelo relacional associada a duas chaves estrangeiras.
O desenvolvimento de aplicações e bancos de dados vem pouco a pouco se tornando uma atividade sistemática e com métodos próprios, constituindo a chamada engenharia de software, que promete ser uma disciplina fundamental para a produção de software de qualidade. Acerca dessa disciplina, seus métodos, linguagens e ferramentas para análise, construção, teste e validação de aplicações e de bancos de dados, julgue os itens a seguir.
Em um diagrama entidade-relacionamento (ERD), um objeto associativo representa a associação de vários objetos na estruturação de um determinado objeto.

Com relação aos conceitos de entidades e relacionamentos e com base na figura acima, julgue os itens subseqüentes.
AUTORIA é um tipo de relacionamento entre AUTOR e LIVRO. A associação entre BIBLIOGRAFIA e AUTORIA, por meio do tipo de relacionamento I, trata AUTORIA como um tipo de entidade.

Com o auxílio da figura acima, e considerando que o atributo TipoPes refere-se ao tipo de pessoa física — “PES_FIS” — ou jurídica — “PES_JUR” —, julgue os itens que se seguem, relativos aos conceitos de generalização/especialização.

Nos itens a seguir, estão apresentados alguns procedimentos para obter êxito no mapeamento do modelo entidade relacionamento (ER) no modelo relacional. Quanto à correta definição desses procedimentos, julgue os itens seguintes.
Para o tipo de relacionamento 1:1 binário R no esquema ER, identificam-se as relações S e T que correspondem aos tipos de entidade que participam de R. Escolhe-se uma das relações e inclui-se como chave estrangeira dessa relação a chave primária da outra relação. Nenhum dos atributos simples do tipo de relacionamento R deve ser incluído em S.
Nos itens a seguir, estão apresentados alguns procedimentos para obter êxito no mapeamento do modelo entidade relacionamento (ER) no modelo relacional. Quanto à correta definição desses procedimentos, julgue os itens seguintes.
Para cada tipo de entidade fraca W no esquema ER, com tipo de entidade E que a identifica, cria-se uma relação R e incluem-se todos os atributos simples de W como atributos de R. Adicionalmente, incluem-se como atributos de chave estrangeira em R os atributos de chave primária do tipo de entidade E. A chave primária de R é uma combinação da chave primária do tipo de entidade E com a chave parcial do tipo de entidade fraca W.
Um banco de dados relacional apresenta restrições de integridade que devem ser satisfeitas pelos conteúdos dos dados nele armazenados. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Uma chave de um relacionamento R é qualquer subconjunto K de R que satisfaça a propriedade de que, em todo relacionamento válido dentro de R, não é possível ter duas tuplas diferentes com o mesmo valor dentro de K.

Pede-se para contar a quantidade de tipos de produtos para cada gênero. Um exemplo de tipo é a Banana, que pertence ao gênero FRUTAS. Dessa forma caso exista mais de uma ocorrência de Banana, apenas uma deve ser conta-da. Marque a consulta que proporciona a consulta CORRETA.

Decidiu-se listar os lotes de produtos que vão expirar a data de validade nos próximos quatro dias, incluindo o dia 29 de junho de 2003. Esses lotes devem ser postos em liquidação imediatamente. Considere que o SQL utilizado usa "#" para delimitar datas e usa datas no formato mm/dd/aaaa. Marque a consul-ta que proporciona a consulta CORRETA.

Decidiu-se listar os produtos que estão estocados em grandes quantidades, mais de trezentas unidades de medida, com o propósito de auxiliar na decisão sobre a realização de liquidações. Marque a consulta que proporciona a con-sulta CORRETA.
Grandes volumes de informação são organizados para armazenamento em coleções de dados denominadas bancos de dados. Diversos tipos de bancos de dados podem ser encontrados, estando sua taxonomia relacionada com aspectos como a organização das informações, a existência de distribuição e o tipo de informações armazenadas. Com relação aos conceitos fundamentais de banco de dados, julgue os itens a seguir.
O modelo de dados de um banco de dados relacional é normalmente expresso na forma de um diagrama de entidade-relacionamento. Tal diagrama ilustra as associações entre as relações do banco de dados, com suas respectivas cardinalidades.
Com base no diagrama entidade-relacionamento mostrado acima, julgue os itens a seguir, que se referem a modelos relacionais.
A quantidade de itens certos é igual a

Pede-se para gerar uma listagem dos tipos de gênero de produtos oriundos de São Paulo (SP), sem repetir gêneros nessa listagem. Marque a consulta que proporciona a consulta CORRETA.
As estatísticas de uso do banco de dados em um SGBD relacional podem ser obtidas em um componente do sistema chamado
Um analista de sistemas, ao projetar um banco de dados, utiliza um diagrama E/R para
No modelo relacional de dados, quando um atributo qualquer de uma tabela é chave primária em outra tabela, dizemos que o mesmo é uma
Para saber a nota obtida por um aluno quando cursou uma dada disciplina, é preciso fazer uma alteração no esquema relacional acima. A alternativa que apresenta a alteração adequada é:
Nas questões 41 e 42 considere o modelo E-R abaixo:
De acordo com a modelagem acima pode-se afirmar que:
I. Um livro pode pertencer a duas bibliotecas.
II. Um usuário pode pegar emprestado 5 livros.
III. Uma pessoa pode pegar livros de mais de uma biblioteca.
IV. Um livro pode ser emprestado para mais de um usuário.
A alternativa que contém somente afirmativas verdadeiras é:
Num modelo entidade-relacionamento pode-se observar que em "ALUNO CURSA DISCIPLINA", CURSA é
O modelo de entidade e relacionamento, E-R, tem como finalidade principal:
A alternativa que apresenta uma consulta que NÃO pode ser resolvida apenas com este conjunto de relações é:
Considere o esquema relacional abaixo:

A alternativa que mostra um modelo E-R na notação Setzer a partir do qual este esquema foi gerado é
No modelo relacional de dados, o operador relacional que permite recuperar determinadas colunas de uma tabela, é denominado
Sejam dadas as afirmativas sobre Modelos de Bancos de Dados:
I. O modelo relacional representa dados de relacionamentos com cardinalidade um para muitos como tabelas;
II. O modelo hierárquico representa os dados por meio de registros;
III. O modelo hierárquico representa os dados como coleções de árvores;
IV. O modelo rede não apresenta o conceito de relacionamento, gerando por-tanto um duplicidade de dados;
V. O modelo rede representa os dados por meio de uma coleção de regis-tros;
Considere o seguinte diagrama de entidades e relacionamentos expresso na notação proposta por KORTH:
Assinale a alternativa INCORRETA:
Suponha que um banco de dados seja utilizado para armazenar informações de entrevistas de uma agência de emprego e que seja importante o armazenamento de informações do candidato que está sendo entrevistado, do funcionário que está fazendo a entrevista, do cargo pretendido pelo entrevistado, e do resultado da entrevista.
Com base nessa situação e considerando que cada funcionário pode realizar diversas entrevistas, julgue os itens a seguir.
Um MR de "Entrevista" poderia ser (data, hora, resultado, cpfCandidato, matrFuncionário), cpfCandidato referencia Candidato (cpfCandidato), matrFuncionário referencia Funcionário (matrFuncionário).
Suponha que um banco de dados seja utilizado para armazenar informações de entrevistas de uma agência de emprego e que seja importante o armazenamento de informações do candidato que está sendo entrevistado, do funcionário que está fazendo a entrevista, do cargo pretendido pelo entrevistado, e do resultado da entrevista.
Com base nessa situação e considerando que cada funcionário pode realizar diversas entrevistas, julgue os itens a seguir.
Um exemplo de modelo relacional (MR) de "Funcionário" seria: (matrFuncionário, CPF, Endereço, Nome, DataContrato).
Os padrões a partir dos quais os objetos são criados são denominados
Em um modelo entidade-relacionamento é correto afirmar que:
O DIAGRAMA DE ENTIDADES E RELACIONAMENTOS (DER) E AS RESPECTIVAS TABELAS DE DADOS A SEGUIR DIZEM RESPEITO ÀS QUESTÕES DE 46 A 50.

Marque a alternativa INCORRETA sobre o DER.
Quais das definições lógicas NÃO fazem parte da criação de colunas nas tabelas do modelo físico, via recurso "Database Design Wizard" do "Designer/2000"?
No 'Designer/2000', qual a fase de definição das 'sequences' para as colunas de unicidade principal nos modelos relacionais?
A respeito das fases do projeto de um esquema de banco de dados E-R, afirma-se:
I. A fase inicial do projeto é caracterizar todos os dados necessários na perspectiva do usuário, gerando a especificação das necessidades do usuário ou levantamento de requisitos.
II. Na especificação das necessidades funcionais, são descritos os tipos de operações ou transações que serão realizados nos dados.
III. O projeto físico depende dos recursos do SGBD usado, como as formas de organização dos arquivos e estruturas internas de armazenamento.
Estão corretas:
Analise o seguinte diagrama entidade-relacionamento de um banco de dados relacional.

O retângulo que abrange as entidades X e Y e o relacionamento R1 está indicando uma?
Com relação à Modelagem de Dados, é correto afirmar que
Considere o modelo de dados abaixo para responder às questões a seguir (22 e 23)

Qual o símbolo gráfico que representa os atributos em um modelo E-R?
Considerando a Técnica de Modelagem de Objetos, o modelo que representa os aspectos estáticos e estruturais "de dados" de um sistema é o modelo
São modelos lógicos baseados em objetos:
Em Modelagem de Dados, um objeto de dados encapsula
Considerando o modelo relacional, relacione as colunas:
(1) atributo
(2) tupla
(3) domínio
(4) junção
( ) corresponde a uma linha em uma tabela
( ) operação da álgebra relacional
( ) corresponde a uma coluna em uma tabela
( ) corresponde à noção de tipo de dados em programação
A seqüência correta é:
A respeito do diagrama Entidade-Relacionamento mostrado a seguir, é correto afirmar:
Dado o Modelo de Entidade e Relacionamento abaixo, escolha a alternativa correta
A procuradoria resolveu aumentar uma vaga em todos os seus concursos que ainda estão em andamento. Considere que o delimitador de datas é o símbolo de sustenido (#) e o SQL aceita datas no formato mm/dd/aaaa. Marque a alternativa CORRETA para realizar essa operação
Deseja-se listar o nome do candidato, nome do concurso e pontuação dos candidatos que passaram em primeiro lugar dentre todos os concursos. Não é necessário tratamento específico para situações de empate no primeiro lugar. Para tanto, marque a alternativa CORRETA.
Deseja-se gerar um relatório com a média de pontos por concurso e ordenado pela média de pontos. Marque a alternativa CORRETA que gera esse relatório
De acordo com a Álgebra relacional, o produto cartesiano entre as relações candidato e inscrição gera uma relação r = candidato x inscrição. Considere o esquema desse produto cartesiano como sendo igual a (candidato.ci, candidato.nome, inscrição.ci, inscrição.número). Marque a alternativa que mostra o número CORRETO de tuplas resultantes dessa relação r:
O DIAGRAMA DE ENTIDADES E RELACIONAMENTOS (DER) E AS RESPECTIVAS TABELAS DE DADOS A SEGUIR DIZEM RESPEITO ÀS QUESTÕES DE 46 A 50.
Marque a alternativa INCORRETA sobre o DER.
Os diagramas de Entidades e Relacionamentos do kit de desenvolvimento do "Designer/2000" necessitam das definições lógicas de:
Ao construir um diagrama Entidade-Relacionamento, as entidades são formadas por um deter-minado elemento. Esses elementos são as características inerentes de cada entidade. A essas características se dá o nome de
O nome atribuído à quantificação máxima e mínima de tuplas envolvidas em um relacionamento entre entidades é
Assinale a afirmativa INCORRETA a respeito do modelo entidade - relacionamento (ER).