Em relação aos componentes básicos do Sistema de Informação Gerencial (SIG), NÃO podemos afirmar que:
O SQL difere significativamente das linguagens de progra-mação porque uma instrução no SQL não é realmente um comando ao computador, mas sim uma descrição de algum dado contido no banco de dados. A linguagem SQL possui diversas partes, dentre elas:
Um algoritmo é uma descrição das etapas de resolução de um problema ou a indicação ordenada de uma seqüência de ações bem definidas. O algoritmo é a maneira mais elementar de se descrever uma lógica. Existem vários tipos de lógica usadas em processamento de dados:
Considere o diagrama de classes abaixo.
A associação entre as duas classes apresentadas no diagrama, que indica que uma das classes do relacionamento faz parte da outra, constitui uma:
Considere a tabela abaixo e responda às questões 30 a 32.
Observe o desmembramento da tabela acima apresentado nas tabelas abaixo.

As tabelas apresentadas acima, de onde são retiradas as dependências transitivas, estão na forma normal:
Acerca dos controles de seqüência e de integridade, assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso) nas afirmativas abaixo:
( ) A segurança do banco de dados usualmente se refere à segurança contra acessos maliciosos, e a integridade se refere ao fato de evitar a perda acidental de consistência.
( ) Os sistemas de banco de dados relacionais tipicamente fornecem segurança nos níveis de relação e visão.
( ) Um usuário com a habilidade para criar uma nova visão, recebe todos os privilégios sobre aquela visão, independentemente da autorização que já possui.
( ) Um usuário com habilidade para criar novas relações tem todos os privilégios sobre esta relação automaticamente, devido ao fato de possuir...
Sobre as limitações da tecnologia imperfeita na Análise Essencial, relacione as colunas:

A ordem correta de numeração, de cima para baixo, corresponde à opção:
Observe o MER (Modelo Entidade e Relacionamento) abaixo:
Está correta, quanto à melhor descrição para o relacionamento apresentado, a opção:
Observe a seguinte representação gráfica:
Está INCORRETA, quanto à definição dos atributos da entidade Funcionários, a opção:
Observe o código abaixo:
SELECT NOME, DESCONTO
FROM CLIENTES
WHERE DESCONTO BETWEEN .10 AND .20
A opção que descreve corretamente a seleção obtida na query é:
Sobre os elementos que compõem um DFD (Diagrama de Fluxo de Dados), numere a segunda coluna pela primeira:
I - Processo III - Depósito -
II - Fluxo IV - Entidade Externa ou Terminador
( ) São os dados em repouso, podem ser vistos como um banco de dados;
( ) Representa o elemento que está fora do controle do sistema, podendo ser parte de outr...
Sobre os modos de transmissão, assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso) nas afirmações abaixo:
( ) A transmissão síncrona tem a desvantagem de utilizar dois canais: um para os dados e outro para a freqüência do relógio, o que aumenta o custo da transmissão.
( ) A sinalização digital, em que o sinal é colocado na rede sem modulação, possibilita a transmissão em altas velocidades e não é adequada a circuitos sujeitos a ruídos e interferências.
( ) A sinalização analógica é ideal para a rede em anel, visto que, nesta topologia, pelo menos um dos canais é compartilhado por todas as estações.
( ) Para codificar a informação de voz em um sinal digital, devem ser usados dispositivos denominado...
Considerando que as camadas do modelo OSI contribuem para a segurança de redes de computadores, leia as informações abaixo quanto às ações a serem executadas em cada uma das camadas:
I - Física: os grampos podem ser anulados, mantendo-se as linhas em tubos lacrados. Será disparado um alarme, no caso de um dos tubos ser perfurado.
II - Enlace: os pacotes de uma linha ponto-a-ponto podem ser codificados à medida que saem da origem e decodificados quando entram em outro sistema.
III - Rede: utiliza-se a criptografia de conexões fim-afim, o que ameniza os problemas da autenticação e da não-repudiação.
IV- Transporte: os firewalls são instalados para manter ou descartar pacotes e são cla...
Leia com atenção as afirmativas sobre segurança de redes de computadores abaixo:
I - O Cavalo de Tróia é um programa que simula ser uma ferramenta de software útil, mas que, quando instalada, causa danos ao sistema operacional. Como exemplo deste programa temos o ROOTKITS.
II - A utilização do antivírus atualizado, a instalação dos programas de correção (patches) do sistema operacional e a correta configuração do correio eletrônico são medidas de segurança que previnem a organização contra a engenharia social.
III - O consumo da largura de banda e as falhas na programação são exemplos de ataques de recusa de serviço (DoS - Deny of Service).
IV - Os protocolos de roteamento RIP e BGP...
Sobre segurança de redes de computadores, marque V (Verdadeira) ou F (Falsa) nas afirmativas abaixo:
( ) Antes de realizar um ataque bem sucedido a uma rede de computadores, o invasor precisa executar três passos fundamentais: footprinting, que é a coleta de informações sobre a segurança da rede; a varredura, que determina quais são os sistemas que poderão ser atingidos; e a enumeração, que é a extração de contas válidas ou recursos compartilhados mal protegidos.
( ) A varredura de portas é usada para enviar pacotes para um sistema alvo, de forma a obter uma resposta e identificar se o sistema está ativo ou não. A varredura ping é o processo que determina quais serviços estão em execução ou no estado de escuta, permitindo que o...
Instruções: As questões de números 16 e 17 referem-se à opção de "Relatório de tabela e gráfico dinâmicos" do Microsoft Excel 2000.
A elaboração de relatórios de tabelas dinâmicas é orientada por um assistente próprio para ajudar nessa tarefa. Caso na primeira etapa do "Assistente da tabela dinâmica e gráfico dinâmico" seja escolhida, como origem dos dados, "Fonte de dados externos" e acionado o botão "Avançar", a janela seguinte apresentará, em primeira instância, uma pergunta que diz respeito
Instruções: As questões de números 16 e 17 referem-se à opção de "Relatório de tabela e gráfico dinâmicos" do Microsoft Excel 2000.
A elaboração de relatórios de tabelas dinâmicas é orientada por um assistente próprio para ajudar nessa tarefa. Caso na primeira etapa do "Assistente da tabela dinâmica e gráfico dinâmico" seja escolhido como origem dos dados "Banco de dados ou lista do Microsoft Excel" e acionado o botão "Avançar", a etapa seguinte apresentará uma janela