241 Q84682
Biologia
Ano: 2016
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Considerando a importância da distribuição das águas para as regiões mais secas do Estado de Pernambuco, assinale a opção que indica a principal consequência do enriquecimento da vegetação das matas ciliares na bacia do São Francisco.

242 Q84681
Biologia
Ano: 2016
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

A Biologia da Conservação tem como objetivo principal o estudo das causas da perda da biodiversidade em todos os níveis (individual, ecossistema, genética) e de que maneira é possível minimizar esta perda. Sobre os agentes que provocam a extinção de uma espécie, segundo a Biologia da Conservação, analise as afirmativas a seguir.

I. A exploração que gera a redução da população efetiva.

II. As interações sinérgicas por meio das quais a extinção de uma espécie gera a extinção de outras, graças a um efeito em cadeia.

III. A introdução de espécies invasoras que competem com habitats nativos ou modificados.

Está correto o que se afirma em

243 Q84660
Biologia
Ano: 2016
Banca: Banca não informada
Assinale a alternativa correta:
244 Q83862
Biologia
Ano: 2016
Banca: Banca não informada
Os animais que se alimentam de vegetais, são chamados de:
245 Q83861
Biologia
Ano: 2016
Banca: Banca não informada

Relacione as colunas de acordo com o surgimento da vida e suas hipóteses:

A resposta correta é:

246 Q83860
Biologia
Ano: 2016
Banca: Banca não informada
Sabendo que os seres vivos são classificados em reinos. Qual o reino pertence às bactérias?
247 Q83859
Biologia
Ano: 2016
Banca: Banca não informada
Bactérias, são micro-organismos unicelulares, encontradas em todos ecossistemas da terra e são de grande importância para a saúde, para o ambiente e para a economia. Apesar disso, são também responsáveis por desenvolverem varias doenças ao ser humano, tais como
248 Q83858
Biologia
Ano: 2016
Banca: Banca não informada

As plantas podem ser classificadas em grupos, como critérios importantes os cientistas consideram, se a planta é vascular ou avascular e ter ou não estruturas reprodutoras ou ausências delas. Baseado nisso, coloque verdadeiro (V) ou falso(F) nas alternativas abaixo:

( ) Gimnospermas, é o grupo das plantas com semente “nua” ou seja descoberta.

( ) Criptógama, é o grupo das plantas que tem estruturas reprodutivas escondidas, ou seja sem sementes.

( ) Fanerógamas, é o grupo das plantas que tem a estrutura reprodutiva visível.

( ) Angiosperma, é o grupo das plantas com sementes guardada no interior do fruto.

Marque a alternativa correta:

249 Q83857
Biologia
Ano: 2016
Banca: Banca não informada

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê no Brasil e outros países das Américas Central e do Sul, chuvas e enchentes que serão provocadas pelo El Niño até maio deste ano. Isso, vai favorecer um aumento no número de casos de doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, sendo um dos fatores vinculados ao surto atual do vírus zika, bem como da chikungunya e dengue.

A população deve estar alerta para suas causas e soluções. Baseado nisso, marque a alternativa abaixo que corresponda aos sintomas dessas doenças:

250 Q83856
Biologia
Ano: 2016
Banca: Banca não informada
São características do Reino Plantae ou Metaphyta: