A concentração de um determinado composto é de 0,3% em uma célula e de 0,1% no fluido circulante. Para que a célula aumente a concentração deste composto ela deve realizar
Catecolaminas podem causar excitação ou inibição da contração do músculo liso, dependendo do local, da dose e do tipo de catecolamina liberada. Acerca dos tipos de receptores, julgue os itens que se seguem.
Receptores do tipo alfa-2 ativam a adenilciclase aumentando a conversão de ATP em AMPc no interior da célula.
Complete a sentença abaixo.
O transporte __________ através da membrana é aquele no qual acontece gasto ________, pois ocorre __________ seus próprios gradientes de concentração.
Assinale a alternativa correta.
Considerando o transporte celular marque a resposta correta:
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Segundo o Primeiro Relatório Nacional para a Convenção sobre a Diversidade Biológica do Brasil (MMA, 1998) o avanço da legislação _____________________é um instrumento básico contra a biopirataria, a normatização das ações relativas ao intercâmbio de material biológico, especialmente, controle de saída de material genético, seu produtos derivados e o conhecimento a eles associados. Qual das alternativas completa corretamente a lacuna?

Considerando a figura acima e as características dos principais ecossistemas brasileiros, julgue os seguintes itens.
A caatinga apresenta irregularidade na distribuição das chuvas no tempo e no espaço. Observa-se, nessa formação vegetal, a presença de vegetação xerofítica, caducifoliar e bem adaptada para suportar a falta de água.

Considerando a figura acima e as características dos principais ecossistemas brasileiros, julgue os seguintes itens.
O pantanal caracteriza-se por abrigar uma fauna endêmica muito rica, assim como a da Amazônia.

Considerando a figura acima e as características dos principais ecossistemas brasileiros, julgue os seguintes itens.
Existem três tipos de florestas amazônicas: as florestas montanhosas andinas, as florestas de terra firme e as florestas fluviais alagadas, as duas últimas encontradas na Amazônia brasileira.
Considerando aspectos da conservação da biodiversidade brasileira, julgue os itens subseqüentes.
O bioma cerrado é considerado um dos 34 hotspots mundiais de biodiversidade por abrigar inúmeras plantas endêmicas e por já ter perdido mais de 70% de sua cobertura vegetal natural.
Muitas atividades industriais resultam em poluição que, por sua vez, resulta em modificações em diversos aspectos da Biosfera. Relacionado a este fato, é correto afirmar que