411 Q72118
Biblioteconomia
Ano: 2015
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Entre as finalidades e usos dos resumos, destacam-se:

I. Transmitir ao leitor os assuntos discutidos em um documento e a forma como são tratados, visando à difusão da informação.

II. Fornecer conhecimento especializado de uma dada área do conhecimento.

III. Facilitar a indexação.

IV. Permitir ao usuário decidir sobre a importância ou não da leitura integral de determinado documento.

V. Contribuir para superar barreiras linguísticas.

Verifica-se que

412 Q72117
Biblioteconomia
Ano: 2015
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Sem tempo para ler um documento na íntegra, um magistrado solicitou a um bibliotecário a elaboração de um resumo que contivesse as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento. Então, o bibliotecário elaborou
413 Q72115
Biblioteconomia
Ano: 2015
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Analise as duas afirmações abaixo, relativas ao Serviço de Referência.

I. As tendências futuras realmente apontam para o serviço de referência e informação on-line sugerindo cada vez mais a utilização de recursos tecnológicos para a disseminação de informações a bases de dados computadorizadas, que já estão ocasionando o cancelamento de assinaturas de periódico, substituídas por base de dados on-line, pagas conforme a frequência e o uso, e a implementação de vídeo texto e tele texto, o oferecimento de disseminação seletiva da informação on-line.

II. A proporção crescente das fontes de informação tradicionais do bibliotecário de referência que se apresentam na forma de base de dados informatizadas, ao lado de inúmeras ferramentas novíssimas, disponíveis para buscas numa...

414 Q72114
Biblioteconomia
Ano: 2015
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Observe os dois agrupamentos abaixo, relacionados ao Código de Ética Profissional do Bibliotecário.

I. Dever em relação à classe.

II. Dever em relação aos colegas.

III. Dever em relação aos usuários e clientes.

a. Ser leal e solidário, sem conivência com erros que venham a infringir a ética e as disposições legais que regem o exercício da profissão.

b. Orientar a técnica da pesquisa e a normalização do trabalho intelectual de acordo com suas competências.

c. Acatar a legislação profissional vigente

A ordenação correta dos conceitos com os termos adequados é

415 Q72113
Biblioteconomia
Ano: 2015
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Analise as afirmações abaixo, relativas à preservação de materiais.

I. Dentre os aspectos que tornam a preservação um assunto administrativamente importante, encontramos a questão do custo × benefício. O investimento em laboratórios de restauro, ou terceirização dos serviços de restauro, são bem superiores ao investimento em condições ambientais favoráveis a manutenção dos materiais.

II. Mesmo os meios magnéticos necessitam de condições ambientais favoráveis e cuidados para sua preservação.

III. É composta por tratamentos curativos, mecânicos e/ou químicos, tais como: higienização ou desinfestação de insetos ou microorganismos, seguidos ou não de pequenos reparos.

IV. Necessita respeitar, ao máximo, a integridade e as características históricas, estét...

416 Q72111
Biblioteconomia
Ano: 2015
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Em uma biblioteca de Direito, o bibliotecário recebeu a sugestão de adquirir a mais recente obra do renomado jurista e professor Ives Gandra da Silva Martins. Embora sem conhecer o conteúdo da obra, mas sabendo que ela se enquadrava nos objetivos da coleção e tendo conhecimento da qualidade da produção anterior do professor, não hesitou em encaminhar um pedido de aquisição ao setor responsável. Neste caso, o critério de seleção utilizado pelo bibliotecário foi o de
417 Q72109
Biblioteconomia
Ano: 2015
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

No futuro, quem se ocupar da gestão de coleções deverá levar em conta ao menos duas questões, que desde algum tempo já se vislumbram e que, segundo as previsões, continuarão a fazer sentir o seu peso.

I. A rapidez da evolução das tecnologias − com referência à forma dos documentos e à essência dos suportes nos quais eles são gravados e as modalidades de comunicação e acesso; e

II. O progressivo aumento da distância entre as expectativas dos usuários e a capacidade das bibliotecas de satisfazê-las, não só por causa das dificuldades de caráter financeiro.

Em relação aos dois aspectos apontados, pode-se afirmar que

418 Q72106
Biblioteconomia
Ano: 2015
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Sua configuração se constrói tendo como base um acordo de cooperação e sua principal finalidade é o intercâmbio de informações. Trata-se
419 Q72105
Biblioteconomia
Ano: 2015
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Em relação ao planejamento, é correto afirmar que
420 Q72103
Biblioteconomia
Ano: 2015
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Em relação aos projetos em bibliotecas, é correto afirmar que