Resultado de um projeto que visava a transformar uma classificação enumerativa em uma classificação facetada, a Classificação Decimal Universal − CDU tem por características:
I. Ser uma taxionomia, ou seja, a cada fenômeno ou conceito é atribuído um único lugar no esquema.
II. Manter uma notação artificial que carrega as ambiguidades da linguagem natural.
III. Apresentar, teoricamente, dez classes genéricas, cada uma identificada por um mínimo de três algarismos.
Sobre o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Contempla ações essenciais à automação das atividades de editoração de periódicos científicos, fazendo o gerenciamento on-line de cada etapa da publicação.
( ) É um software desenvolvido para a padronização dos periódicos científicos brasileiros que é fornecido pelo IBCT por meio de licença de uso.
( ) Faz indexação completa dos artigos publicados e disponibiliza ferramentas de apoio para a pesquisa em cada artigo.
A função seleção implementa o que está formalizado na política de seleção do acervo e exige diversas tomadas de decisão. À seleção negativa compete decidir
A comissão de desenvolvimento de coleções de determinada biblioteca decidiu, após avaliação do acervo, adotar um critério de descarte relativo a aspectos físicos do item avaliado. De acordo com esse critério, devem ser descartados(as)
Atente ao seguinte enunciado: São sistemas de informação que permitem o aproveitamento e reutilização de objetos educacionais, como animações, softwares educacionais, vídeos, mapas, entre outros, construindo um acervo dinâmico que subsidia as diversas práticas pedagógicas.
I. Uma coleção orgânica, substancialmente unitária e coerente com o objetivo da biblioteca, não se improvisa, mas é fruto do trabalho de análise das necessidades do usuários potenciais da biblioteca.
II. O desenvolvimento ótimo do patrimônio documental de uma biblioteca se identifica com um incremento que está em harmonia com seus objetivos institucionais, com sua história, e que esteja baseado em seu projeto de serviço.
III. O desenvolvimento de coleções é a área da unidade de informação menos exposta aos ventos da mudança, tanto cultural como tecnológica.
IV. Em desenvolvimento de coleções, a estratégia que tende a acumular e compartilhar os recursos pode ser um modelo operacional vitorioso quando consegue que convivam ...
Banca:
Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)
Processo de seleção e aquisição do acervo de periódicos deve ser apoiado em fontes confiáveis e atualizadas. Uma obra de referência muito utilizada e que contém informações sobre mais de 200 mil títulos de publicações, de periodicidade regular e irregular, provenientes de mais de 200 países, disponíveis em formato impresso, fotocópia e digital. Trata-se de: