441 Q900760
Atualidades e Conhecimentos Gerais Saúde Atualidades do ano de 2021 Questões Sociais
Ano: 2023
Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos)
No ano de 2020, foram suspensos os jogos com presença de torcida nos estádios de futebol devido aos
442 Q900759
Atualidades e Conhecimentos Gerais Ciência, Tecnologia e Inovação na Atualidade Sociedade e Comportamento
Ano: 2023
Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos)
No Brasil, estudo [...] apontou as principais redes sociais propagadoras de notícias falsas sobre o novo coronavírus no Brasil. Os dados revelam que 40,7% das informações falsas foram propagadas via WhatsApp, 33,3% no Facebook, 8,5% no Instagram, 7,4% no YouTube, 5,3% em sites, 2,6% no Twitter e 0,5% via SMS.
Disponível em: https://brasil.elpais.com/opiniao/2020-08-11/ fake-news-mata.html. Acesso em: 15 set. 2020.
De acordo com a pesquisa, as notícias falsas sobre o coronavírus circularam principalmente por
443 Q900758
Atualidades e Conhecimentos Gerais Atualidades do ano de 2021 Educação nas Questões Sociais Questões Sociais
Ano: 2023
Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos)
Ao trazer a realidade do isolamento social, a pandemia do novo coronavírus obrigou professores e estudantes a manterem sua rotina escolar por meio de
444 Q900757
Atualidades e Conhecimentos Gerais Sociedade e Comportamento
Ano: 2023
Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos)
Atualmente, a figura de influenciadores digitais tem sido constante no cotidiano por meio de
445 Q900756
Atualidades e Conhecimentos Gerais Saúde Atualidades do ano de 2022 Questões Sociais
Ano: 2023
Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos)
Em meio a um surto de dengue, o Brasil registrou um aumento de 113,7% nos casos prováveis da doença até abril deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo boletim do Ministério da Saúde, divulgado nesta segunda-feira (2), foram 542.038 casos prováveis, entre a primeira e a décima sexta semana epidemiológica, período compreendido entre 2 de janeiro e 23 de abril de 2022. Esse número já é praticamente o mesmo que foi registrado em todo o ano de 2021, quando foram contabilizados 544 mil casos prováveis de dengue.
Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/ noticia/2022-05/casos-de-dengue-aumentam-1137-nos-quatroprimeiros-meses-de-2022. Acesso em: 12 nov. 2022.
Segundo o trecho da reportagem, a dengue segue avançando em 2022, apontando que
446 Q900755
Atualidades e Conhecimentos Gerais Saúde Atualidades do ano de 2020 Questões Sociais
Ano: 2023
Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos)
Durante uma pandemia global, uma das maneiras mais baratas, mais fáceis e mais importantes de impedir a propagação de um vírus é lavar as mãos frequentemente com água e sabão.
Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/historias/tudoo-que-voce-precisa-saber-sobre-como-lavar-maos-para-seproteger-contra-o-coronavirus. Acesso em: 2 de abr. 2020.
É importante lavar as mãos com água e sabão para se evitar o contágio pelo Covid-19 porque
447 Q900730
Atualidades e Conhecimentos Gerais Desastres Naturais e Humanos na Atualidade
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
Em fevereiro deste ano, um acidente envolvendo em torno de 30 pessoas ocorreu na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, quando uma ponte pênsil caiu, levando uma pessoa a óbito. Essa ponte faz divisa entre Torres e: 
448 Q900729
Atualidades e Conhecimentos Gerais Atualidades do ano de 2020 Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: raça, classe e gênero Questões Sociais
Ano: 2023
Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos)

“Esse elemento do racismo, da desigualdade racial, é um elemento que o país ainda não superou [...].”


O Unicef apresenta diversos dados que corroboram essa avaliação: 64,1% das crianças e adolescentes em trabalho infantil em 2016 eram negros, assim como 82,9% das vítimas de homicídios entre 10 e 19 anos e 75% das meninas que engravidam entre 10 e 14 anos.


Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/

agencia-brasil/2020/07/13/racismo-e-violencia-contra-crianca-e-adolescente-sao-desafios-do-pais.htm.

...
449 Q900728
Atualidades e Conhecimentos Gerais Atualidades do ano de 2020 Política Política no Brasil
Ano: 2023
Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos)

O Brasil deverá chegar às eleições municipais de 2020 enfrentando problemas muito parecidos com aqueles da disputa nacional de 2018, no que diz respeito à desinformação e à propagação de notícias falsas [...]


Apesar de iniciativas das próprias empresas de redes sociais e de regulamentações feitas pela Justiça Eleitoral, o país ainda deixa a desejar nos esforços para coibir a disseminação de boatos e mentiras na internet [...]. O impacto pode ser ainda maior nas eleições municipais deste ano [...]


Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53187041https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53187041. ...

450 Q900727
Atualidades e Conhecimentos Gerais Educação nas Questões Sociais Atualidades do ano de 2022 Questões Sociais
Ano: 2023
Banca: FURB
Retomar o valor da ciência e fortalecer a educação como um meio de desenvolvimento para o país estão entre as metas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para os próximos anos. Daí a importância do reajuste das bolsas de pós-graduação, iniciação científica e formação de professores da educação básica anunciado pelo governo federal em fevereiro de 2023 (AQUINO, 2023). Isso posto, analise as afirmativas a seguir, identificando as corretas:
I.O último reajuste nos valores das bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado havia ocorrido em 2013.
II.As bolsas têm papel importante na indução e na manutenção de jovens pesquisadores na carreira científica.
III.Quando considerado o número de bolsistas da Capes, as mulheres já são maioria nos mestrado...