1 Q51247
Atualidades e Conhecimentos Gerais
Ano: 2014
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)
“O reator número 4 da usina ______________________________ explodiu durante um teste de segurança, causando a maior catástrofe nuclear civil da história e deixando mais de 25 mil mortos, segundo estimativas oficiais. O acidente recebeu a classificação de nível máxima, 7. O combustível nuclear queimou durante 10 dias, jogando na atmosfera radionuclídeos de uma intensidade equivalente a mais de 200 bombas atômicas iguais à que caiu em Hiroshima.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
2 Q51246
Atualidades e Conhecimentos Gerais
Ano: 2014
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Hoje, infelizmente, nosso planeta apresenta vários problemas ambientais, muitos deles provocados por diversas ações humanas, os quais afetam a fauna, a flora, o solo, as águas, o ar etc. Diante dos problemas ambientais vividos em nossa sociedade, analise.

I. A chuva ácida ocorre nos polos petroquímicos, onde diversas substâncias tóxicas são lançadas próximas ao leito de um rio.

II. As principais causas do desmatamento são a exploração da madeira e a expansão da agropecuária, seguidas pelo crescimento das cidades, pela construção de grandes obras, como estradas e barragens de hidrelétricas, e pela mineração.

III. O fenômeno da desertificação ocorre na redução da vegetação e da capacidade produtiva do solo, principalmente em regiões áridas, semiáridas e sub-úmid...

3 Q51242
Atualidades e Conhecimentos Gerais
Ano: 2014
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)
As questões relacionadas à preservação da natureza começaram a ser discutidas efetivamente a partir da década de 70, com o objetivo de conscientizar a sociedade a melhorar a relação com o meio ambiente e, dessa forma, atender as necessidades da população presente sem comprometer as gerações futuras. A primeira Conferência das Nações Unidas sobre o ambiente humano, organizada pela ONU, em 1972, ficou conhecida como a Conferência de
4 Q51239
Atualidades e Conhecimentos Gerais
Ano: 2014
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)
O Greenpeace é uma ONG (Organização Não Governamental), criada em 1971, no Canadá, cuja sede está estabelecida na Holanda, no entanto, possui departamentos dispersos por todo o globo. Sua atuação está vinculada à(ao)
5 Q51154
Atualidades e Conhecimentos Gerais
Ano: 2014
Banca: Banca não informada

Em junho de 1992, o Rio de Janeiro recebeu a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, também conhecida como Eco92 ou Rio92.

A respeito dos encontros sobre meio ambiente, assinale a alternativa INCORRETA:

6 Q51141
Atualidades e Conhecimentos Gerais
Ano: 2014
Banca: Banca não informada

Um dos aspectos do mundo globalizado é o alto consumo de aparelhos eletro-eletrônicos, o que acaba por gerar um grande problema ambiental: o que fazer com o lixo eletrônico?

A respeito do tema, analise os itens abaixo:

I – A Lei Federal nº 12.305/2010 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil, com previsão da responsabilidade compartilhada e o conceito de logística reversa.

II – Lixo eletrônico, resíduo eletrônico ou e-lixo são termos utilizados para denominar o material eletroeletrônico descartado ou obsoleto, tais como computadores, aparelhos de televisão, rádios, geladeiras, celulares, câmeras digitais, entre outros.

III – O descarte incorreto do lixo eletrônico pode gerar sérios riscos ao meio ambiente e à saúde humana. Na compos...

7 Q4991
Atualidades e Conhecimentos Gerais
Ano: 2014
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
No que se refere a gestão ambiental, julgue os itens a seguir. O protocolo de Montreal foi assinado por vários países com vistas à redução das emissões dos gases estufa, conforme previsto na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em 1992. Tal protocolo define que países desenvolvidos reduzirão suas emissões a níveis inferiores aos existentes em 1990, e beneficiarão os países em desenvolvimento que agirem com os mesmos objetivos.
8 Q3743
Atualidades e Conhecimentos Gerais
Ano: 2012
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

62 O Mercado de Carbono ganhou relevância no cenário mundial durante a última década. Esse mercado tem influenciado nas decisões de investimentos, já que busca alternativas ambientalmente sustentáveis. Alguns projetos podem ser desenvolvidos no Brasil e ser potencialmente convertidos em ativos ambientais.

Nos projetos de REDD, que são um dos maiores potenciais do Brasil, ocorre a redução de emissão dos gases de efeito estufa, pois há