Questões sobre Centro-Oeste

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Centro-Oeste

A partir da análise dos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010 do IBGE promovida por Nunes, Silva e Queiroz no artigo Migração Inter-regional no Brasil,: o que há de novo?, é correto afirmar que a dinâmica migratória inter-regional no Brasil apresentou

O cerrado contém extensas áreas em condições geoambientais favoráveis à agricultura intensiva e à pecuária, sendo esta historicamente extensiva e dominante espacialmente. Nos anos 60 e 70 do século passado, por essa e outras razões de natureza geopolítica, o cerrado foi alvo de expansão da nova fronteira agrícola, baseada na modernização da agricultura (...) (GOMES, H. e TEIXEIRA NETO, A. Geografia Goiás-Tocantins. Goiânia: UFG, 1993.)

Entre as condições geoambientais do cerrado que favoreceram a expansão da fronteira agrícola, destaca-se:

Na década de 1970, o cultivo da soja passou a ocupar áreas do Centro-Oeste brasileiro. A partir da década de 1990 uma nova fronteira agrícola surgiu com a expansão da sojicultura nos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Pará. Com relação ao cultivo da soja no Maranhão, analise as afirmativas a seguir.

I. As empresas exportadoras de soja se utilizam, além de outros modais, da logística da Estrada de Ferro Carajás para o escoamento da produção.

II. A área plantada e a produção de soja, no período de 1990 a 2005, apresentaram um grande crescimento.

III. Os principais municípios produtores de soja no Maranhão estão situados no sul do estado e na divisa com o estado do Piauí.

Assinale:

A economia agrícola regional do Centro-Oeste brasileiro tem apresentado um desempenho considerável, nos últimos anos. Esse desempenho agrícola tem como principal responsável o cultivo de:

As questões de nos 11 e 12 serão respondidas

com base no texto que se segue.

"Desde sua descoberta casual em 1542, a Amazônia

tem funcionado como cabo de guerra entre fato e ficção,

fantasia e realidade (...).

Assim que os ensandecidos conquistadores do século XVI

foram substituídos pelos meticulosos cientistas do século

XIX – entre eles o francês La Condamine, o descobridor da

borracha – ficou claro que o maior tesouro da Amazônia

era vegetal."

BUENO, Eduardo. Brasil: uma história. 2ª ed. ver.

São Paulo: Ática, 2003, p. 156.

Apesar de a região amazônica ser conhecida desde a época citada, não houve, até o século XVIII, por parte do governo português, qualquer projeto de efetiva colonização do interior da Amazônia. Contudo, o desinteresse português era relativo, o que pode ser evidenciado pela(o):

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis