Atualidades e Conhecimentos Gerais Meio Ambiente, Sustentabilidade e Aquecimento Global na Atualidade Atualidades do ano de 2022
Ano: 2023
Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos)
Estado abre participação na COP27 e destaca iniciativas para enfrentamento da crise climática
Evento é promovido na cidade de Sharm el-Sheikh, no Egito. COP27 tem programação até 18/11
O Governo de Minas fez a sua primeira participação, nesta segunda-feira (7/11), na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022 (COP27), em andamento na cidade de Sharm el-Sheikh, no Egito. Na ocasião, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo, fez parte de uma roda de conversa sobre medidas para governos locais e autoridades ambientais enfrentarem a crise climática. [...] Os dados mostram que, em relação à sensibilidade, cerca de 68% dos municípios mineiros têm sensibilidade alta ao clima, sendo 5% com sensibilidade muito ...
Atualidades e Conhecimentos Gerais Arte e Cultura na Atualidade Atualidades do ano de 2022
Ano: 2023
Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos)
Imagem associada para resolução da questão

Tombado em 1985 como Patrimônio Histórico do Município, o prédio que abriga a Oficina Cultural foi construído em 1929 para ser a residência do Coronel Clarimundo Fonseca Carneiro, um dos fundadores da Companhia Prada de Eletricidade.
Disponível em: https://www.uberlandia.mg.gov.br/prefeitura/ secretarias/cultura-e-turismo/oficina-cultural/. Acesso em: 28 out. 2022.
A Oficina Cultural é hoje um dos principais espaços utilizados pelos artistas locais em Uberlândia. Portanto, a medida descrita na reportagem é de extrema importância, significando que esse bem deve 
Atualidades e Conhecimentos Gerais América Latina na Atualidade Atualidades do ano de 2022
Ano: 2023
Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos)
Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: https://www.poder360.com.br/brasil/doismilitares-venezuelanos-desertam-pela-fronteira-com-o-brasil/. Acesso em: 20 out. 2022.
A atual realidade econômica e social na Venezuela se reflete na história brasileira.
Sobre esses reflexos e a partir das informações apresentadas no mapa, é correto afirmar:
Atualidades e Conhecimentos Gerais Saúde Atualidades do ano de 2022 Questões Sociais
Ano: 2023
Banca: CETREDE
O Brasil registrou quase 160 mil casos de dengue entre janeiro e fevereiro de 2023. Um aumento de 46% em relação ao mesmo período de 2022.
(Fonte: Agência de notícias G1, 10 de março de 2023).
Com base em informações veiculadas, é CORRETO dizer que 
Atualidades e Conhecimentos Gerais Atualidades do ano de 2022 Energia na Atualidade
Ano: 2023
Banca: CETREDE
Ao mesmo tempo em que o ano de 2022 penalizou as empresas de tecnologia, muitas tendências surgiram ou se consolidaram, como o ESG – sigla que contempla questões ambientais, sociais e de governança corporativa.
De acordo com especialistas, na atual conjuntura das metas climáticas, as chamadas "finanças verdes" devem impulsionar
I. adesão à energia renovável. II. proteção à biodiversidade. III. criação de novas metas climáticas globais. IV. ações alinhadas às preocupações quanto ao não atingimento das metas do Acordo de Paris. V. substituição da produção orgânica pela produção agroecológica.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
Atualidades e Conhecimentos Gerais Política Atualidades do ano de 2022 Guerras, Conflitos e Terrorismo na Atualidade
Ano: 2023
Banca: CETREDE
Um dos motivos que explicam a invasão da Ucrânia pela Rússia é 
Atualidades e Conhecimentos Gerais Saúde Atualidades do ano de 2022 Questões Sociais
Ano: 2023
Banca: FEPESE

Dados publicados em 2022 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) revelam que a vacinação infantil em todo o mundo está sofrendo a maior queda contínua das últimas três décadas.


Analise as afirmativas abaixo em relação a esse tema.


1. As Américas tornaram-se a primeira região a ser declarada livre da poliomielite no planeta há mais de 25 anos.


2. O Brasil recebeu o certificado de eliminação da poliomielite em 1994.


...
Atualidades e Conhecimentos Gerais Política Política no Brasil Atualidades do ano de 2022
Ano: 2023
Banca: FEPESE
Diante da realidade do Brasil no ano de 2022, assinale a alternativa que apresente um fato verdadeiro ocorrido nesse ano.