121 Q581010
Artes
Ano: 2016
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

A linguagem das histórias em quadrinhos (HQs) possui uma técnica narrativa pautada na comunicação visual.

Com base na tira “Calvin e Haroldo”, de Bill Watterson, assinale a opção que caracteriza corretamente a linguagem das HQs.

122 Q661312
Artes
Ano: 2015
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
O recurso usado para identificar o tamanho final do impresso denomina-se:
123 Q661311
Artes
Ano: 2015
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

As palavras que preenchem, correta e respectivamente, as lacunas de I a IV são:

124 Q661310
Artes
Ano: 2015
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Com relação à produção de capas de revistas, considere as seguintes assertivas:

I. Não existe um número certo ou ideal de chamadas em uma capa, sendo que o importante é saber destacar as manchetes mais atraentes ou, em caso de apenas uma manchete, posicioná-la de modo a chamar a atenção do público alvo da referida capa.

II. Se houver necessidade de se usar um grande número de chamadas, elas podem ser eventualmente posicionadas acima da imagem da capa, desde que se use uma tipologia sem força e que reduza a visibilidade das letras.

III. As imagens da capa costumam ser discretas, de modo a não tomar a atenção das chamadas, motivo pelo qual podem eventualmente ser pequenas e de resolução limitada, posicionadas em fundo em cor sólida.

IV. A disposição dos...

125 Q661309
Artes
Ano: 2015
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
As apresentações eletrônicas estão cada vez mais sofisticadas e contam com recursos que vão além dos proporcionados pelo Microsoft Power Point, uma das mais conhecidas ferramentas nessa área. Atualmente, encontramos
126 Q661308
Artes
Ano: 2015
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Os projetos de sinalização buscam a resolução de

127 Q661307
Artes
Ano: 2015
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
O Prezi é uma ferramenta de apresentações animadas que concorre com o Microsoft Power Point. Ela não se limita aos espaços retangulares e slides pré-configurados, além de utilizar um sistema de compartilhamento em nuvem. Para utilizar o Prezi é necessário um endereço e-mail ou estar cadastrado no Facebook, possuir um computador ou dispositivo móvel com capacidade de pelo menos
128 Q661306
Artes
Ano: 2015
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
A identidade visual das empresas e instituições vai além do que se poderia considerar como simples valor estético, pois é fundamental para a formação de uma personalidade própria. Nesse sentido, todas as empresas e instituições necessitam possuir algo como um “Manual de usos da identidade visual”, sendo que esse documento, no que se refere à aplicação da identidade visual, deve conter
129 Q661305
Artes
Ano: 2015
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

O chamado Programa de Identidade Visual, também conhecido como Sistema de Identidade Visual, normatiza os elementos que dão a identidade visual de uma empresa ou instituição. São considerados elementos primários:

I. o símbolo

II. as cores institucionais

III. a marca

IV. o alfabeto institucional

Está correto o que consta APENAS em

130 Q661304
Artes
Ano: 2015
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

O uso de mascotes em campanhas visa a criar uma maior identificação entre determinados públicos como, por exemplo, o jovem ou o feminino. A construção dos mascotes é feita muitas vezes por meio da humanização de objetos inanimados ou de animas. Há muitos aspectos no Sistema de Identidade Visual (SIV) que devem ser considerados em nessa construção, tais como:

I. Ter total independência com relação à marca da empresa.

II. Trazer as cores institucionais em suas vestimentas.

III. Ignorar as normas usuais do SIV.

IV. Carregar o logotipo da empresa.

V. Ser, obrigatoriamente, utilizado eternamente.

Está correto o que se afirma APENAS em