Artes
Ano: 2016
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

A linguagem das histórias em quadrinhos (HQs) possui uma técnica narrativa pautada na comunicação visual.

Com base na tira “Calvin e Haroldo”, de Bill Watterson, assinale a opção que caracteriza corretamente a linguagem das HQs.

Artes
Ano: 2015
Banca: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
O Setor de Criação planejou um cartaz/folder, em formato aberto A3. Além de cartaz, o produto pode ser utilizado como folder. Foram impressas 5 mil unidades em 2/2 cores, no papel couché 115g. Considerada a perda de papel em 20% (no acerto de máquina), pode-se concluir que o número de folhas utilizadas com o melhor aproveitamento no formato bruto BB foi de:
Artes
Ano: 2015
Banca: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Na Indústria Gráfica, dependendo do produto químico utilizado nas atividades e do tempo de exposição do trabalhador, podem ocorrer sintomas como cefaleia, tontura, irritação ocular, problemas de pele, episódios depressivos e outros relacionados ao sistema nervoso. Para segurança do trabalhador, em cada setor, são utilizados EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual específicos. A seguir são apresentados três grupos de EPI’s:

• Grupo 1: luva, avental de PVC, óculos de segurança;

• Grupo 2: calçado de segurança

• Grupo 3: protetor auditivo, creme protetor para as mãos, óculos de segurança, luvas de PVC, calçado de segurança com biqueira de aço.

Assinale a alternativa que apresenta, pela ordem, o setor de trabalho em que, respectivamente, cada Grupo é utilizad...