Questões de Arquitetura da IBEG

Assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    Uma determinada combinação entre umidade e temperatura, que a maioria das pessoas aceita sem maior problema, é denominada “zona de conforto”.

  • B.

    Alguns materiais mais ou menos translúcidos, como o vidro, são capazes de deixar a radiação solar atravessá-los, permitindo que alcance piso e paredes, mas impedem, por sua constituição, o sentido contrário, de volta à calota, da radiação na faixa do infravermelho, gerada pela absorção da radiação solar, retendo o calor no ambiente. É o princípio do efeito estufa.

  • C.

    O “efeito chaminé” pode ser definido por um deslocamento de massas de ar circundantes, com temperatura mais baixa, para ocupar o lugar do ar quente que sobe. Esse ar fresco que substituiu o ar que subiu pela chaminé vai sendo aquecido até que, por sua vez, vai também ascendendo, provocando, assim, um ciclo contínuo de movimentação do ar.

  • D.

    O efeito Venturi pode ser percebido em muitas situações comuns, como passagens estreitas sob construções altas (pilotis, por exemplo) ou nas proximidades de aberturas de saída do ar pequenas, localizadas em ambientes que possuam amplas aberturas de entrada do vento.

  • E.

    As janelas baixas propiciam uma maior profundidade na distribuição da luz natural, em função da relação entre a altura do piso e o limite superior da janela e também melhoram um pouco a uniformidade, pelo fato de se diminuir os níveis de iluminância mais próximos a abertura, e por aumentar a reflexão interna das paredes, uma vez que a luz é levada mais para o fundo do ambiente.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Sobre os sistemas prediais, assinale a alternativa correta:

  • A.

    Nos sistemas prediais de esgoto a caixa de passagem é destinada a permitir a inspeção, limpeza, desobstrução, junção, mudanças de declividade e/ou direção das tubulações.

  • B.

    O processo de aquecimento de água pela energia solar recomendado para residências e sistemas de pequeno porte tem funcionamento baseado no principio do termossifão, que consiste na movimentação da água devido à alteração da temperatura e, consequentemente, da densidade em uma ou mais regiões de um circuito hidráulico fechado.

  • C.

    Na rede predial de distribuição de água fria a coluna de distribuição é a tubulação que sai do barrilete e alimenta os pontos de utilização.

  • D.

    Tubo de queda é a tubulação que recebe efluentes do coletor predial, no sistema predial de esgoto.

  • E.

    A declividade mínima de calhas de beiral, platibandas e condutores horizontais deve ser uniforme e com valor mínimo de 1%.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Os projetos das instalações do canteiro dependem do tamanho da obra, do volume de material a ser armazenado, do numero de funcionários, equipes técnicas, dos períodos em que, tanto mão de obra, quanto material deverão estar na obra.

Sobre canteiro de obras, assinale a opção correta:

  • A.

    Os canteiros de obra devem dispor de instalações sanitárias, vestiário, alojamento e local de refeições, cozinha, lavanderia e área de lazer.

  • B.

    É obrigatória a instalação de ambulatório no canteiro de obras quando se tratar de frentes de trabalho com 20 ou mais trabalhadores.

  • C.

    O local para refeições deve ter comunicação direta com as instalações sanitárias.

  • D.

    O local destinado ao vaso sanitário deve ter área mínima de 1,0 m2.

  • E.

    É permitido o uso de três camas ou mais camas na mesma vertical quando se tratar de contêineres adaptados para alojamento.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    O cronograma de barras, também denominado de diagrama de Gantt, é um instrumento utilizado para hierarquizar e visualizar graficamente a duração de cada uma das atividades singulares de um projeto ou empreendimento e de simples aplicação.

  • B.

    PERT/COM é uma metodologia aplicada na gestão de projetos e como instrumento de planejamento, permite definir adequadamente as datas de mobilização de recursos financeiros, humanos e equipamentos, a duração da utilização desses recursos.

  • C.

    A elaboração de cronograma físico/financeiro de uma obra tem por objetivo demonstrar a previsão de quantidade de produção e de desembolsos a ocorrer em cada período de exeexecução de um projeto e as tarefas críticas que definem o tempo total de execução.

  • D.

    Para se elaborar orçamento de uma obra de edificação são necessários índices de produtividades e de consumo para se obter o custo por unidade de certo serviço. As construtoras mais experientes geralmente obtêm seus índices de produtividade diretamente pela observação da atuação de seus funcionários bem como do consumo de produtos em suas obras. Para auxiliar na elaboração de orçamentos o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil – SINAPI – divulga mensalmente custos e índices da construção civil, sendo a gestão do sistema feita pela Caixa Econômica Federal e o IBGE.

  • E.

    O BDI é a soma do lucro, dos tributos e das despesas indiretas em uma obra. A soma do BDI e dos custos diretos totalizam o preço final do empreendimento.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A Ergonomia (ou Fatores Humanos) é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema. Os ergonomistas contribuem para o planejamento, projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas de modo a torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas. Sobre ergonomia é correto afirmar:

  • A.

    As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho.

  • B.

    Ergonomicamente, o trabalho contínuo na posição em pé pode ser amenizado com o fornecimento, pelo empregador, de equipamentos de proteção individual, bem como de descanso para os pés.

  • C.

    Para se evitar a fadiga visual em ambientes de trabalho é necessário evitar excessivos contrastes, sem, no entanto, causar monotonia no ambiente. Visando facilitar a realização de tarefas em bancadas, pelos trabalhadores, a iluminação geral deve ser direta e distribuída conforme as estações de trabalho.

  • D.

    Normas de produção e ritmo de trabalho fazem parte da organização do trabalho dentro de uma empresa e não interferem na segurança e conforto da execução das tarefas pelos trabalhadores.

  • E.

    A altura ideal para a mesa de leitura é de 75cm medidos da superfície de trabalho até o piso.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão: