141
Q662916
Dentre as macroalgas presentes na costa Nordeste do Brasil, destaca-se a espécie Gracilaria birdiae, alga vermelha muito comum no litoral do estado do Ceará. Algumas iniciativas de cultivo foram realizadas em comunidades pesqueiras ao longo do litoral, que resultaram no fornecimento da alga seca para a obtenção de ágar e outros subprodutos. Constitui uso industrial do ágar:
142
Q662915
Em relação à técnica microscópica de observação celular, conhecida como observação a fresco, é correto dizer-se que
143
Q662914
A Crassostrea rhizophorae, ou ostra nativa, também é chamada por alguns de Crassostrea brasiliana. Normalmente, vive nas águas de manguezais ou em regiões estuarinas. Existem vários sistemas que possibilitam o cultivo produtivo de ostras, que podem ser do tipo fixo ou suspenso. É opção para o cultivo de ostras no N/NE do Brasil:
144
Q26601
Na agricultura orgânica, raramente se encontra um problema com uma única causa ou solução. Ao preconizar o uso de quebra-ventos ou cercas-vivas, ou a adubação orgânica e as coberturas mortas, alteram-se os seguintes fatores simultaneamente, EXCETO:
145
Q26600
O depositário tem o direito de retenção de produtos depositados, até o limite dos valores correspondentes, para garantia dos seguintes pagamentos, EXCETO:
146
Q26599
Assinale a sequência correta de acordo com o uso adequado de agrotóxicos e afins, mediante o procedimento de lavagem de embalagens de forma manual.
147
Q26598
A respeito da receita, específica para cada cultura ou problema, necessária à compra de agrotóxico ou afim, analise as seguintes afirmativas.
I. São exemplos de informações que deverão constar da recomendação técnica: doses de aplicação e quantidades totais a serem adquiridas; época de aplicação; intervalo de segurança; e, orientação quanto à obrigatoriedade da utilização de EPI (Equipamentos de Proteção Individual).
II. Para doenças ou praga de diagnóstico de domínio público, como a ferrugem do cafeeiro, fica dispensado o item diagnóstico da receita.
III. As orientações quanto ao manejo integrado de pragas e de resistência são obrigatórias na receita.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
148
Q26597
São consideradas ações emergenciais para o manejo integrado de Helicoverpa spp, EXCETO:
149
Q26596
Assinale a alternativa que define corretamente uma Praga NÃO Quarentenária Regulamentada.
150
Q26595
Acerca dos organismos geneticamente modificados (OGM) e biossegurança, são consideradas infrações administrativas, EXCETO: