Questões de Administração do ano 2014

De acordo com as situações a que se aplicam, as decisões podem ser classificadas de diversas formas. As decisões que se aplicam a problemas repetitivos são denominadas
  • A. coletivas
  • B. individuais
  • C. maximizadas
  • D. programadas
  • E. administrativas
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Dada a proximidade geográfica de uma empresa em relação ao seu principal fornecedor de carvão, foi possível para essa empresa criar mais valor econômico que seus concorrentes. Prevê-se, porém, que, em um ano, a mina de carvão estará exaurida, e a empresa passará a ter de buscar matéria-prima de fornecedores mais distantes, da mesma forma que seus concorrentes já vêm fazendo. Do ponto de vista da administração estratégica, a situação retratada é um exemplo de
  • A. paridade competitiva
  • B. alavancagem competitiva estratégica
  • C. vantagem competitiva temporária
  • D. medida estratégica vantajosa
  • E. medida econômica de vantagem competitiva
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O conhecimento tácito apresenta duas dimensões. Aquela que está associada aos modelos mentais do indivíduo e que resulta em sua visão de mundo é denominada dimensão
  • A. direta
  • B. causal
  • C. técnica
  • D. cognitiva
  • E. informal
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Para os sistemas de informação, definem-se dados como
  • A. melhoria contínua de processos organizacionais.
  • B. resultado da análise do ambiente de negócios.
  • C. fatos organizados e apresentados de forma útil.
  • D. sequências de fatos ainda não analisados.
  • E. decisões tomadas pelos gestores da organização.
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Há 4 modos de conversão do conhecimento. Um desses modos de conversão se dá do conhecimento tácito para o explícito a partir de diálogo e reflexão coletiva significativos e gera como conteúdo um conhecimento conceitual. O modo de conversão descrito é denominado
  • A. combinação
  • B. socialização
  • C. internalização
  • D. semantização
  • E. externalização
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Para Mintzberg, em sua análise da formação de estratégias, apenas uma parte das estratégias pretendidas pela empresa é realmente implementada. A essa parte das estratégias ele deu o nome de
  • A. deliberada
  • B. realizada
  • C. intencional
  • D. emergente
  • E. não realizada
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O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta para mensurar, acompanhar e comunicar a estratégia da organização para seu ambiente interno e para orientar a organização em direção à sua visão de futuro. A análise do desempenho da organização a partir do BSC trata de 4 dimensões, a saber:
  • A. custos, benefícios, utilidade e valor
  • B. produto, segmento, distribuição e preço
  • C. receitas, despesas, empréstimos e lucro
  • D. eficiência, eficácia, efetividade e sustentabilidade
  • E. clientes, aprendizado e crescimento, finanças e processos internos
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Os membros da diretoria de uma empresa do setor industrial começaram a perceber, em função da necessidade de sobrevivência no mercado, que precisavam estar mais atentos ao movimento realizado pelos concorrentes. Um dos membros, entretanto, questionou essa necessidade, já que, até então, a empresa vinha ocupando uma posição razoável no mercado. Já outro membro da diretoria explicou que a preocupação com o movimento da concorrência é justificada por ser a empresa um sistema
  • A. fechado, que se relaciona diretamente com os concorrentes e, por isso, precisa observar seus movimentos.
  • B. linear, que cria o ambiente macroeconômico e estabelece relações com os concorrentes, caso considere necessário.
  • C. aberto, que influencia e é influenciado pelas variáveis existentes no mercado, como concorrentes, fornecedores e clientes, dentre outros.
  • D. centralizado, que precisa ter todos os aspectos internos e externos sob seu controle.
  • E. administrativo, imposto pelo mercado que estabelece os objetivos a serem atingidos.
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Um gerente de médio escalão de uma empresa do setor de hotelaria observa alguns problemas de relacionamento em sua equipe. Por esse motivo, identificou que precisaria adquirir maior conhecimento sobre sua atividade, suas responsabilidades e competências para desempenhar seu papel com eficiência e gerenciar adequadamente sua equipe. A habilidade a ser utilizada, com maior ênfase, no desempenho das atividades desse gerente e em que consiste essa habilidade estão apresentadas, respectivamente, em:
  • A. Técnica - capacidade de enxergar a empresa como um todo.
  • B. Administrativa - modo como a empresa se relaciona com o meio em que se insere.
  • C. Humana - geração de cooperação entre os membros da equipe que está sendo liderada.
  • D. Operacional - relacionada ao ambiente macroeconômico e à sua relação com a empresa.
  • E. Conceitual - utilização de conhecimento especializado e precisão na execução de técnicas e procedimentos relativos ao trabalho.
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A ciência da Administração foi sendo construída com base em pressupostos e paradigmas de cada época de seu desenvolvimento, de acordo com os aspectos que se mostravam mais importantes. A correlação adequada entre a Teoria da Administração e a(s) variável(is) enfatizada(s) na criação dessa teoria é a seguinte:
  • A. Administração Científica - Tarefas
  • B. Teoria Clássica - Pessoas
  • C. Teoria da Burocracia - Ambiente
  • D. Teoria Estruturalista - Pessoas e tarefas
  • E. Teoria Neoclássica - Hierarquia e ambiente
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