Calcula-se que 78% do desmatamento na Amazônia tenha sido...

Biologia - Ecologia e ciências ambientais - INEP - 2008 - ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio - Prova Amarela

Calcula-se que 78% do desmatamento na Amazônia tenha sido motivado pela pecuária — cerca de 35% do rebanho nacional está na região — e que pelo menos 50 milhões de hectares de pastos são pouco produtivos. Enquanto o custo médio para aumentar a produtividade de 1 hectare de pastagem é de 2 mil reais, o custo para derrubar igual área de floresta é estimado em 800 reais, o que estimula novos desmatamentos. Adicionalmente, madeireiras retiram as árvores de valor comercial que foram abatidas para a criação de pastagens. Os pecuaristas sabem que problemas ambientais como esses podem provocar restrições à pecuária nessas áreas, a exemplo do que ocorreu em 2006 com o plantio da soja, o qual, posteriormente, foi proibido em áreas de floresta.

Época, 3/3/2008 e 9/6/2008 (com adaptações).

A partir da situação-problema descrita, conclui-se que
    A) o desmatamento na Amazônia decorre principalmente da exploração ilegal de árvores de valor comercial.
    B) um dos problemas que os pecuaristas vêm enfrentando na Amazônia é a proibição do plantio de soja.
    C) a mobilização de máquinas e de força humana torna o desmatamento mais caro que o aumento da produtividade de pastagens.
    D) o superavit comercial decorrente da exportação de carne produzida na Amazônia compensa a possível degradação ambiental.
    E) a recuperação de áreas desmatadas e o aumento de produtividade das pastagens podem contribuir para a redução do desmatamento na Amazônia.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: