O campo educacional, o espaço-tempo da escola, está envol...

O campo educacional, o espaço-tempo da escola, está envolto em uma dimensão cultural e deve ser visto como tal. Assim, ao pensar a constituição da disciplina Ensino Religioso e sua inserção e permanência no currículo escolar, faz-se importante pensar sua dimensão cultural, principalmente porque o elemento religioso que forjou essa disciplina é, sobretudo, um elemento cultural. Podemos afirmar:
  • A. O ensino religioso não se enraíza na cultura, ele não contribui com os elementos formativos humanos.
  • B. O ensino religioso enraíza-se na cultura e, livre de preconceitos, é importante elemento formativo dos valores humanos.
  • C. O ensino religioso enraíza-se na cultura, é fonte de preconceitos e não contribui para a formação humana.
  • D. O ensino religioso prejudica a formação humana e não faz nenhuma referência à cultura humana.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A respeito do conceito de geodiversidade, é correto afirmar que esse vocábulo

Resolva a questão aqui ›


O Sr. Pedro, participante da Funpresp-Exe e servidor do Banco Central, pediu exoneração do cargo público que exercia e passou a trabalhar como diretor de uma multinacional no exterior. Após um mês da publicação de sua exoneração, procurou a Funpresp para saber sobre a possibilidade de permanecer vinculado à fundação e sobre as regras aplicáveis nesse caso. Considerando essa situação hipotética, bem como as regras referentes ao instituto conhecido como autopatrocínio, é correto afirmar que

Resolva a questão aqui ›


Considerando o texto V, julgue os itens a seguir, concernentes à adoção e à aplicação de normas ambientais nos diferentes países do mundo.

A participação de organizações não-governamentais na discussão acerca da aplicação das normas de proteção ao meio ambiente, no Brasil e no mundo, demonstra o quanto a contribuição ao desenvolvimento do tema não pode circunscrever-se apenas ao espaço estatal.

Resolva a questão aqui ›