O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jes...

O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era celebrado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Cristo. Com relação ao Natal, podemos afirmar:
  • A. O Natal não tem importância histórica para o Ocidente.
  • B. O Natal é uma invenção humana com finalidade mercadológica.
  • C. O Natal não tem nenhum significado espiritual para o povo cristão.
  • D. Foi somente no século IV que 25 de dezembro foi fixado como data oficial de comemoração.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Uma senhora com 70 anos de idade procurou atendimento em unidade básica de saúde, devido a ter apresentado dois episódios de queda da própria altura durante caminhada matinal. Na ocasião, ela negou lesões após as quedas, informou ter diagnósticos de hipertensão arterial sistêmica (em uso contínuo de hidroclorotiazida), diabetes melito do tipo 2 (controlado com dieta e hipoglicemiante oral) e catarata leve em ambos olhos, e relatou, ainda, que no ano anterior, apresentara dois episódios de queda da própria altura. No exame físico, observou-se que a paciente estava consciente, orientada no tempo e no espaço, afebril, eupneica, acianótica. Pressão arterial de 140 mmHg × 90 mmHg (medida no braço direito, em posição sentada) e de 110 mmHg × 90 mmHg (medida no mesmo braço, 5 min após a paciente ter assumido a posição ortostática. Não se observaram outras alterações.

Com referência a esse quadro clínico, julgue os itens a seguir.

A paciente em tela apresenta mais de cinco fatores de risco associados a quedas.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens a seguir, relativos ao livro bíblico de Números.

O título original do livro, em hebraico, equivale, em português, a "No deserto".

Resolva a questão aqui ›


A gerência de configuração e o controle de versões constituem processos fundamentais do desenvolvimento de software. Acerca desses processos e das técnicas a eles associadas, julgue os itens a seguir.

A configuração de um software é constituída de três grandes classes de itens: os programas-fonte e executáveis, os documentos que descrevem tais programas e os dados internos e externos necessários à operacionalização dos programas, itens esses que compreendem a informação produzida como parte do processo de engenharia do software.

Resolva a questão aqui ›