Prova: FUNDATEC - 2023 - GHC-RS - Técnico em Eletrônica
•
GHC-RS
Você necessita determinar a potência consumida por um equ
Você necessita determinar a potência consumida por um equipamento que está ligado a uma fonte de tensão de 20V de Corrente Contínua (CC). Você tem à disposição um multímetro e material básico de bancada (ferramentas, fios, conectores, entre outros). Qual o procedimento adequado para realizar a medida?
A
Não há um voltímetro nem um amperímetro para realizar as medidas, portanto não há como medi-las.
B
É necessário apenas medir a corrente na carga, selecionar o modo de medida em Amperes CC (modo Amperímetro) no multímetro e acoplá-lo diretamente nos terminais de alimentação do equipamento em paralelo à fonte ligada.
C
Deve-se medir a corrente que é fornecida pela fonte, selecionar o modo de medida em Amperes CC (modo Amperímetro) no multímetro e acoplá-lo diretamente nos terminais de saída da fonte, que deve estar ligada e sem carga (desconectar o equipamento da fonte) e efetuar a leitura da corrente. Depois, sem desacoplar o multímetro, selecionar o modo de medida em Volts CC (modo Voltímetro) e realizar a leitura da tensão. A potência será obtida por: leitura de corrente x leitura de tensão.
D
Deve-se medir a tensão que é fornecida pela fonte, selecionar o modo de medida em Volts CC (modo Voltímetro) no multímetro e acoplá-lo diretamente nos terminais de saída da fonte, que deve estar ligada e sem carga (desconectar o equipamento da fonte) e efetuar a leitura da tensão. Depois, desacoplar o multímetro da fonte, selecionar o modo de medida em Amperes CC (modo Amperímetro) e, usando o material de bancada, acoplar o multímetro em uma das saídas da fonte (ligada) com um dos terminais de alimentação do equipamento, de forma que, nessa condição, o multímetro esteja em série com o equipamento. Efetuar a leitura de Corrente. A potência consumida pelo equipamento será obtida diretamente por: leitura de corrente x leitura de tensão.
E
Deve-se medir a tensão que é fornecida pela fonte, selecionar o modo de medida em Volts CC (modo Voltímetro) no multímetro e acoplá-lo diretamente nos terminais de saída da fonte, que deve estar ligada e sem carga (desconectar o equipamento da fonte) e efetuar a leitura da tensão. Depois, desacoplar o multímetro da fonte, selecionar o modo de medida em Amperes CC (modo Amperímetro) e, usando o material de bancada, acoplar o multímetro em uma das saídas da fonte (ligada) com um dos terminais de alimentação do equipamento, de forma que, nessa condição, o multímetro esteja em série com o equipamento. Efetuar a leitura de Corrente. A potência consumida pelo equipamento será obtida diretamente por: leitura de tensão / leitura de corrente.
Responder
Carregando comentários...