Cerca de 1.200 trabalhadores da siderúrgica Belgo-Mineira,

Cerca de 1.200 trabalhadores da siderúrgica Belgo-Mineira, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, cruzam os braços reivindicando reajuste salarial de 25%. A primeira greve depois do golpe militar surpreendeu a ditadura, que desde 1964 impunha uma política de arrocho responsável por corroer mais de 20% do valor médio dos salários [...]. O coronel Jarbas Passarinho, ministro do Trabalho, foi pessoalmente a uma assembleia intimidar os grevistas. Repetiu as ameaças em rede de televisão. Em 24 de abril, 1.500 policiais militares tomaram a região industrial de Contagem. PMs foram buscar em casa os operários, ameaçados de demissão sumária. O movimento terminou no décimo-primeiro dia, 26 de abril, com uma aparente derrota dos grevistas. Mas em 1º de maio o general presidente Costa e Silva foi obrigado a anunciar um aumento de 10% nos salários de todos os trabalhadores brasileiros, furando pela primeira vez a política de arrocho.
Disponível em: http://memorialdademocracia.com.br/card/ greve-de-contagem-fura-o-arrocho-salarial. Acesso em: 26 ago. 2022. 
A greve dos metalúrgicos de Contagem, em 1968, foi a primeira grande manifestação das classes trabalhadoras brasileiras, sob o regime civil-militar (1964-1985).

Sobre esse contexto, é correto afirmar:

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis