Questão Q91517
2009 Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) Empresa Bahiana de Águas e Saneamento - BA (EMBASA/BA)
Prova: Concurso Empresa Bahiana de Águas e Saneamento - BA (EMBASA/BA) - Assistente de Saneamento Área Assistente de Laboratório - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) do ano 2009 Empresa Bahiana de Águas e Saneamento - BA (EMBASA/BA)

Um laboratório recebeu um pedaço de rocha para realizar d...

Um laboratório recebeu um pedaço de rocha para realizar determinada análise. Inicialmente, foi adotado um procedimento de dissolução que consiste em utilizar pequenas quantidades do sólido pulverizado (5 mg a 10 mg) e examinar a sua solubilidade nos seguintes solventes: água, ácido clorídrico diluído, ácido clorídrico concentrado, ácido nítrico diluído, ácido nítrico concentrado, água régia.

De acordo com o procedimento adotado na situação hipotética descrita, julgue os itens que se seguem.

Caso o emprego de ácido clorídrico diluído resulte na formação de um precipitado, então a amostra pode ser constituída de metais do grupo I. Nesse caso, o precipitado deve ser separado por filtração e examinado com relação a esse grupo. Alternativamente, a amostra original pode ser diretamente dissolvida em ácido nítrico concentrado.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...