Questão
Q889930
Prova: Provas: IADES - 2020 - SES-DF - Multiprofissional em Nefrologia - Enfermagem IADES - 2020 - SES-DF - Multiprofissional em Cuidados Paliativos - Enfermagem IADES - 2020 - SES-DF - Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso - Enfermagem IADES - 2
•
Provas: IADES - 2020 - SES-DF - Multiprofissional em Nefrologia - Enfermagem IADES - 2020 - SES-DF - Multiprofissional em Cuidados Paliativos - Enfermagem IADES - 2020 - SES-DF - Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso - Enfermagem IADES - 2
A Atenção Básica, e de maneira especial, a Estratégia
A Atenção Básica, e de maneira especial, a Estratégia Saúde da Família (ESF), para a sua consecução, necessita de diretrizes que apóiem as diferentes atividades a elas relacionadas. A definição de território adstrito, tão cara à sua organização, coloca-se como estratégia central, procurando reorganizar o processo de trabalho em saúde mediante operações intersetoriais e ações de promoção, prevenção e atenção à saúde (MONKEN; BARCELLOS, 2005). Isso permite a gestores, profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) compreender a dinâmica dos lugares e dos sujeitos (individual e coletivo), desvelando as desigualdades sociais e as iniquidades em saúde (GONDIM, 2012).
FIGUEIREDO, E. N. de. A Estratégia Saúde da Família na Atenção Básica do SUS.
Considerando a ESF e os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.
De acordo com a PNAB, entende-se que a população adscrita por equipe de Atenção Básica (eAB) e de Saúde da Família (eSF) é de 1,5 mil a 4 mil pessoas, localizadas ou não dentro do respectivo território, garantindo o princípio da longitudinalidade do cuidado.
Comentários
Faça login para participar da discussão.
Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...