Nos últimos anos têm surgido várias infecções humana

Nos últimos anos têm surgido várias infecções humanas até então desconhecidas, bem como a reemergência de outras que, ao longo dos anos, haviam sido controladas. O problema das viroses emergentes e reemergentes é complexo, porém pode-se reconhecer que, em sua maioria, essas viroses são desencadeadas por atividades humanas, as quais modificam o meio ambiente, em especial pela pressão demográfica. Por outro lado se reconhece, em nível mundial, uma visível decadência dos sistemas de saúde, fruto da elevada demanda e dos custos crescentes da assistência médica, que vem a absorver grande parte dos recursos, antes destinados às áreas de prevenção e controle de agravos. Diante do surgimento dessas viroses emergentes/reemergentes, ao lado de várias outras doenças não-virais, como a cólera, salmoneloses, leptoespirose, o resurgimento da tuberculose, bem como o surgimento de resistência a drogas de vários agentes bacterianos, formou-se um sentido de alerta e de necessidade de uma avaliação em nível internacional. Diversos grupos levantaram os problemas causados por essas doenças, em particular a Organização Mundial de Saúde e as Nações Unidas com suas estruturas afiliadas, o Instituto Nacional de Saúde, Academias de Ciência de vários países, Instituto Pasteur e seus afiliados no mundo, entre inúmeras outras entidades. [Tem uma fonte abaixo. Corrijo o texto normalmente? Coloco entre aspas duplas?
Fonte: SCHATZMAYR, H. G. Doenças emergentes e reemergentes. Disponível em: http://www.fiocruz.br/biossegurancahospitalar/dados/material2.htm. Acesso em 11 fev. 2020.
Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo, motivadas pelas discussões sobre o tema abordado, geradas de vários documentos onde se apontam grandes linhas de atuação a serem implementadas no mundo para conter as doenças emergentes/reemergentes:
I - Vigilância: descobrir, investigar rapidamente e acompanhar patógenos emergentes, as doenças que causam e os fatores envolvidos no surgimento do quadro. II - Pesquisa Aplicada: integrar os laboratórios e a epidemiologia para apoio à saúde pública em prol do desenvolvimento de técnicas de diagnósticos eficazes. III - Prevenção e Controle: estimular a comunicação e a circulação de informações sobre as doenças emergentes e assegurar a implementação de estratégias de prevenção. IV - Infraestrutura: fortificar a infraestrutura de saúde pública e rede hospitalar nos níveis local, estadual e federal, para permitir o estabelecimento da vigilância e a implementação dos programas de prevenção e controle.
Constituem medidas necessárias para o controle global das viroses emergentes/reemergentes, as afirmativas:

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis