Questão Q88742
2009 Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) Agência de Defesa Agropecuária do Estado - CE (ADAGRI/CE)
Prova: Concurso Agência de Defesa Agropecuária do Estado - CE (ADAGRI/CE) - Fiscal Estadual Agropecuário Área Biologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) do ano 2009 Agência de Defesa Agropecuária do Estado - CE (ADAGRI/CE)

A seleção artificial de genótipos vem sendo utilizada há...

A seleção artificial de genótipos vem sendo utilizada há séculos. Apesar de ser uma técnica que produz resultados com relativa lentidão, é, ainda, a base do melhoramento genético animal e vegetal. O sequenciamento de genomas, como o do Bos taurus (boi doméstico), é hoje uma técnica bastante difundida. Em abril de 2009, foi publicado o genoma completo do boi, com participação de pesquisadores brasileiros. Espera-se que esse conhecimento possa auxiliar na aceleração do melhoramento genético dessa espécie — por exemplo, na produção de carne e leite com qualidades desejáveis pelo homem. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 108 a 115.

A principal utilidade de se conhecer o genoma do boi e o de outros organismos de interesse econômico, assim como a variabilidade genética destes, está no auxílio que esse conhecimento traz para o processo seletivo de caracteres, em especial daqueles com baixo valor de herdabilidade ou de difícil mensuração.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...