Questão Q88392
2006 Instituto Nacional de Educação (CETRO) Instituto Nacional de Metereologia (INMET)
Prova: Concurso Instituto Nacional de Metereologia (INMET) - Meteorologista - Instituto Nacional de Educação (CETRO) do ano 2006 Instituto Nacional de Metereologia (INMET)

Considerando que as plantas, de um modo geral, utilizam a...

Considerando que as plantas, de um modo geral, utilizam apenas a energia localizada entre 400 e 700 nm, que caracteriza a Radiação Fotossinteticamente Ativa, ou mais comumente PAR, que corresponde a apenas uma fração - cerca de 45% da energia de Ondas Curtas do Sol - Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

a - Das funções de transpiração, respiração e fotossíntese, exercidas pelas folhas, o único processo que está diretamente envolvido com a radiação solar é a fotossíntese.

b - No processo fotossintético, frações entre 60 e 90% dessa energia serão absorvidas pela clorofila e carotenóides, em função da direta absorção dos fótons pelos pigmentos.

c - A fração do azul e do vermelho são as mais absorvidas, sendo que o ultravioleta e o infravermelho não exercem nenhuma influência na fotossíntese.

d - A absorção da energia solar pelas folhas provoca seu aquecimento, já que a maior parte dessa energia é dispensável à fotossíntese. No entanto, esse aumento de temperatura pode ser atenuado pelo processo de transpiração.

e - A fração verde é a mais refletida e, conseqüentemente, responsável pela coloração verde dos vegetais.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...