Há 51 pessoas em uma fila. Algumas pessoas dessa fila ser...

Raciocínio Lógico - Lógica de Argumentação - Diagramas e Operadores Lógicos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2020 - AL-AP - Analista Legislativo - Assessor Jurídico Legislativo

Há 51 pessoas em uma fila. Algumas pessoas dessa fila serão sorteadas. O menor número de pessoas que devem ser sorteadas para garantir que dentre elas haja pelo menos duas que são vizinhas na fila é
    A) 26
    B) 28
    C) 25
    D) 27
    E) 24
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Comentários na questão

Jefferson Alves

A questão em si necessita de um pouco de intuição. Então como raciocinar correto de forma rústica? É simples, pensa da seguinte forma: Tem-se 51 pessoas e eu quero ao menos duas delas vizinhas. Eu poderia chamar os numeros 01,03,05,07,09,11,13,... até o 25 e mesmo assim não teria nenhum vizinho, porque sempre pulo uma casa numerica, então podemos pensar que 25 não me satisfaz, mas 25+1 me dá um vizinho, porém a questão pede dois vizinhos então é 25+2, ou seja, 27, esse seria o número procurado. Espero ter ajudado. 

Mateus Brito

O principio da casa dos pombos nessa questão, vc divide o numero aeoa metade mais 1

Questões extras

Com relação ao código penal brasileiro e ao processo penal brasileiro, julgue os itens subseqüentes.

De acordo com a Constituição da República, o tribunal do júri tem competência para julgar tanto os crimes dolosos como os culposos contra a vida.

Resolva a questão aqui ›


Considerando o texto CE-II e o disposto na LGT, em especial a definição de que telecomunicação é a transmissão, emissão ou recepção - por fio, radioeletricidade, meios ópticos ou qualquer outro processo eletromagnético - de símbolos, caracteres, sinais, escritos, imagens, sons ou informações de qualquer natureza, julgue os itens a seguir, com base na legislação pertinente.

A convergência tecnológica pode comprometer os principais atributos de diferenciação e classificação dos serviços de telecomunicações e, ainda, reduzir a diversidade de opções disponíveis para o usuário, consistindo em ameaça para a regulação dos serviços de telecomunicações em âmbito global.

Resolva a questão aqui ›