Texto 4A04-III Determinado tribunal atende atualmente 325...

Texto 4A04-III


Determinado tribunal atende atualmente 325 estruturas judiciárias, entre as quais, 112 comarcas, promovendo acesso aos sistemas judiciários e salvaguarda dos processos digitais. Em razão da importância regional do tribunal, foi implantada uma gestão de risco institucional, com o objetivo de identificação, mensuração e tratamento do risco, com intuito de atender a população de forma ininterrupta. Alinhado com o processo de risco, foi disparado o processo de continuidade de negócio, tendo ficado a cargo do gestor da área de tecnologia da informação e comunicações (TIC) o plano de recuperação de negócio. O datacenter do tribunal conta com sala cofre, nobreaks, geradores, equipamentos de refrigeração e sistema de supressão de incêndio de alta disponibilidade. Estima-se em torno 15 dias a recuperação do ambiente a partir do zero, o que significa reconfigurar todos os servidores e posteriormente recuperar os becapes. A restauração dos serviços críticos para um ambiente secundário, no qual já estejam configurados os servidores, mas necessitam de sincronização dos dados, leva em torno de dois dias. O tempo total de recuperação de negócio dos serviços críticos de TIC do tribunal não pode exceder três dias. Outro ponto de interesse é o cenário de restrição econômica do país, refletido no tribunal.

A partir das informações apresentadas no texto 4A04-III, e após a análise de risco dos sítios principais e redundantes, o gestor de TIC optou por colocar toda a infraestrutura na nuvem, tendo estabelecido níveis de acordos de serviços rígidos e com redundância. Nesse caso, com relação ao risco associado à disponibilidade e à recuperação dos serviços críticos de TIC, o tratamento adotado foi
    A) aceitar.
    B) evitar.
    C) transferir.
    D) explorar.
    E) mitigar.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Julgue os itens seguintes, referentes a perfil, cobertura geográfica, ranque e concorrência dos principais jornais do país.

Segundo o IVC, a Folha de S.Paulo era o maior jornal do país em 2010, com circulação média diária acima de 250 mil exemplares.

Resolva a questão aqui ›


A tabela ao lado apresenta a movimentação das contas de uma empresa no ano 2007. O saldo em 31/12/2006 foi apresentado após a elaboração da DRE e o saldo em 31/12/2007, antes da apuração do resultado do exercício. Com base nos dados apresentados na referida tabela, julgue os itens subseqüentes, acerca da análise e conciliação de contas.

O índice de liquidez corrente do ano de 2006 é superior ao índice de liquidez imediato do ano de 2007.

Resolva a questão aqui ›


Um acidente de trânsito ocorreu em território brasileiro, envolvendo um veículo de propriedade de organismo internacional vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU) e um veículo pertencente a empresa pública do Distrito Federal, prestadora de serviço público, criada no ano de 1999. Esse veículo era dirigido por uma funcionária estrangeira daquele organismo, que estava temporariamente prestando serviços no Brasil. Ela alegou que não tinha culpa no acidente por desconhecer as especificidades da legislação de trânsito brasileira. O veículo da empresa pública era dirigido por um empregado daquela empresa. No momento do acidente, ele assinou uma declaração comprometendo-se a pagar o conserto do veículo do organismo internacional. Entretanto, não tinha a menor intenção de fazê-lo, tendo assinado o documento somente com o intuito de acalmar a condutora do veículo. Posteriormente, o laudo pericial concluiu que ambos os motoristas eram culpados pelo acidente: ela, por negligência; ele, por imperícia.

Diante dessa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

De acordo com a Constituição da República, a empresa pública referida deve ter sido criada mediante autorização dada por meio de lei federal específica. Além disso, o empregado deve ter sido contratado pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho, após prévia aprovação em concurso público de provas ou provas e títulos, e deve responder perante a empresa pelos prejuízos que causou, em decorrência da prática de ato considerado culposo.

Resolva a questão aqui ›