Palco da polêmica em torno da prisão de quatro ambientali...

Palco da polêmica em torno da prisão de quatro ambientalistas acusados de incendiar uma área protegida na  Amazônia,  o  povoado  de  Alter  do  Chão,  no  Pará,  vive,  nos  últimos  anos,  uma  forte  disputa  em  torno  do  modelo  de  turismo na região. 
Internet: <www.bbc.com> (com adaptações). 

No que se refere ao tema abordado no texto acima e a assuntos correlatos, julgue o item .


Um dos principais destinos turísticos do Pará, Alter do Chão integra o município de Santarém.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A Instrução Normativa 1, de 25 de novembro de 2003, do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional dispõe sobre a acessibilidade aos bens culturais imóveis acautelados em nível federal e outras categorias, conforme especifica. Nela são estabelecidas diretrizes, critérios e recomendações para a promoção de acessibilidade a esses imóveis, visando equiparar as oportunidades de fruição desses bens pelo conjunto da sociedade, em especial pelas pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Entende-se como bem cultural o elemento que, por sua existência e característica, possua significação cultural para a sociedade – valor artístico, histórico, arqueológico, paisagístico, etnográfico – seja individualmente ou em conjunto. Ao conjunto de intervenções de caráter intensivo que, com base em metodologia e técnicas específicas, visa recuperar a plenitude de expressão e a perenidade do bem cultural, respeitadas as marcas de sua passagem através do tempo denominamos:

Resolva a questão aqui ›


A questão do manejo florestal está associada ao aproveitamento adequado dos recursos florestais para atender às demandas da sociedade por produtos madeireiros sem, porém, comprometer o meio ambiente e, conseqüentemente, o bem-estar das futuras gerações. Com relação ao manejo de recursos florestais, julgue os itens subseqüentes. Para atingir os objetivos do manejo florestal, os inventários florestais devem determinar, em função da distribuição diamétrica, se existe ou não estoque suficiente de regeneração natural nas diferentes classes de tamanho — mudas, árvores e arvoretas — de espécies da floresta. Essas informações visam verificar se, com a retirada de árvores com dimensões comerciais desejáveis, o estoque de árvores com dimensões menores será suficiente para garantir a perpetuação das espécies em quantidade e qualidade.

Resolva a questão aqui ›